Programa Educação e Território é uma iniciativa da Cidade Escola Aprendiz que, por meio de projetos e experiências voltadas à integração entre comunidades, organizações sociais, equipamentos públicos e escolas, apoia a constituição de Territórios Educativos e colabora para o desenvolvimento integral de todas e todos, em especial de crianças, adolescentes e jovens.

Reunindo os conhecimentos e metodologias concebidas a partir do Bairro-escola, tecnologia social criada pelo Aprendiz e reconhecida mundialmente, o programa busca promover a concepção de Territórios Educativos em diferentes contextos de atuação pelo Brasil. Para isso, desenvolve processos formativos com agentes públicos, organizações sociais, culturais e comunitárias que buscam ampliar sua atuação educativa, intersetorial e em rede nos territórios.

Através de sua plataforma e redes sociais, o programa dissemina conceitos, políticas e experiências em diálogo com Territórios Educativos, ampliando as referências nacionais e internacionais em torno do tema. A iniciativa também articula e mobiliza atores-chave, redes e fóruns estratégicos para essa agenda no país.

Para o Aprendiz, um Território Educativo é aquele que exerce um papel educador na vida de seus cidadãos e cidadãs. Nele, as diferentes políticas, espaços, tempos e atores se articulam e se conectam para garantir os direitos fundamentais da população e ampliar as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.

saiba mais
gestores(as), professores(as) e educadores(as) formados(as)
763,7
mil visualizações de páginas no Portal Aprendiz e na Plataforma Educação e Território
563,4
mil usuários(as) únicos(as) no Portal Aprendiz e na Plataforma Educacação e Território
1,5
milhão de pessoas alcançadas no Facebook

Durante o ano de 2022, o Programa Educação e Território fortaleceu sua atuação junto aos agentes e instituições que trabalham em prol do desenvolvimento e proteção integral de crianças, adolescentes e jovens em diferentes territórios do país.

Com a retomada das atividades presenciais e a reabertura das escolas e equipamentos locais, o programa reconheceu a necessidade de apoiar esses atores no enfrentamento aos impactos gerados pela ampliação das violações de direitos das crianças, adolescentes e suas famílias, bem como pelo desmonte das políticas sociais nos últimos anos.

Para isso, o Educação e Território desenvolveu estratégias formativas junto aos serviços, instituições e equipamentos que integram as redes de proteção dos municípios em que atua, com o objetivo de apoiar a implementação de práticas e políticas intersetoriais que priorizassem o atendimento qualificado e a garantia de direitos das crianças e adolescentes, com ênfase no direito a uma Educação Integral.

Além disso, o programa destacou-se pelo trabalho voltado ao fortalecimento de processos de escuta e participação de crianças, adolescentes e jovens. Reconhecendo a importância da mobilização e do exercício da cidadania dessa população, sobretudo no contexto das sucessivas crises em que o planeta se encontra – ambiental, sanitária, política e econômica –, foram promovidas ações que incentivaram a voz ativa dos(das) estudantes, possibilitando que suas perspectivas, demandas e aspirações fossem consideradas na construção de novos caminhos para um mundo em constante transformação.

Especiais

Em 2022, foi publicada uma série de reportagens sobre práticas pedagógicas inovadoras de escolas públicas selecionadas pelo 6º Prêmio Territórios. Em sintonia com a Educação Integral e com os Territórios Educativos, as 10 experiências propõem diálogos e reflexões nos campos da Educação, Cultura e Território. O Prêmio Territórios é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake em parceria técnica com a Cidade Escola Aprendiz e o Centro de Referências em Educação Integral.