Quando Estamos em Casa| São Paulo | SP

Em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), o Programa Educação e Território desenvolveu o projeto Quando Estamos em Casa, uma iniciativa que visa promover os direitos das crianças e adolescentes moradores(as) do Conjunto Habitacional Asdrúbal do Nascimento II/Edifício Mário de Andrade, localizado na região central da capital paulista. Lançado como primeiro empreendimento de locação social da Prefeitura de São Paulo, destinado exclusivamente à população que esteve em situação de rua, o prédio abriga atualmente cerca de 60 moradores, sendo 18 crianças e adolescentes.

Resultado de uma cooperação técnica entre o Aprendiz e o CoCriança, projeto de extensão universitária da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), o projeto desenvolve processos de escuta, experimentação e investigação com crianças e adolescentes que moram no edifício, buscando criar formas de tornar os espaços coletivos mais lúdicos, inclusivos e acolhedores.

Nesse sentido, no ano de 2022, foram realizadas 16 oficinas de escuta e cocriação com 12 crianças e adolescentes do edifício, com uma periodicidade semanal, o que constituiu uma importante estratégia do projeto: o estabelecimento de um processo baseado no vínculo e na participação ativa dos(das) participantes.

Os(As) colaboradores(as) das secretarias parceiras – Direitos Humanos, Habitação e Desenvolvimento Social –, bem como a Diagonal, organização social que faz a gestão do Edifício, também foram envolvidos(as) nos processos formativos realizados pela equipe. Ao todo, quatro encontros formativos ocorreram em 2022, com a finalidade de ampliar o repertório, trocar informações sobre as crianças e constituir um espaço de troca e compartilhamento sobre as rotinas entre os(as) técnicos(as) colaboradores(as) e a equipe do projeto.

Uma vez definido o projeto com as crianças e adolescentes, foram realizados outros encontros para envolver toda a comunidade no processo de transformação do espaço comum escolhido: a garagem. Familiares, vizinhos(as) e integrantes do gabinete do vereador Eduardo Suplicy estiveram presentes nessa etapa.

O encontro de entrega da garagem transformada em lugar de convivência e brincadeiras ocorreu no dia 18 de julho, reunindo 34 pessoas entre crianças, adolescentes, adultos(as) moradores(as), equipe do Aprendiz e parceiros(as) técnicos(as) das secretarias. Marca esse dia a constituição de um espaço destinado e pensado pelas crianças e adolescentes e as inúmeras possibilidades de vivenciar um espaço coletivo para o livre brincar.

topo