Centro de Referências em Educação Integral (CR) promove, desde 2013, a pesquisa, o desenvolvimento metodológico, o aprimoramento e a difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para o fortalecimento da agenda de Educação Integral no Brasil. Para tanto, a iniciativa investe em incidência, mobilizando e articulando atores-chave, temas e fóruns estratégicos, apoiando as redes municipais e estaduais na formulação, avaliação e gestão de políticas de Educação Integral. O programa é coordenado pela Cidade Escola Aprendiz em parceria com o Instituto Alana, Itaú Social, Centro Integrado de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), Avante – Educação e Mobilização SocialCentro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Comunidade Educativa CEDAC), Cenários Pedagógicos, British CouncilInstituto Rodrigo Mendes, MAIS – Movimento de Ação e Inovação Social, Fundação ValeCentro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Oi FuturoFundação SM, Fundação Gol de Letra, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e as consultoras Pilar Lacerda, Cristiana Berthoud e Cleuza Repulho. Além disso, o Centro de Referências em Educação Integral conta com a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

saiba mais
1.999
gestores(as) e professores(as) formados(as)
2,9
milhões de visualizações de páginas no site
1,9
milhão de usuários(as) únicos(as) no site
3.119
pessoas impactadas diretamente pelos projetos
1,7
milhão de pessoas alcançadas no Facebook
26,8
mil conteúdos compartilhados

Em 2022, o Centro de Referências em Educação Integral (CR) atuou de forma significativa em instâncias de incidência estratégica, especialmente em razão das eleições. A construção dessa agenda no debate público teve por objetivo pautar as discussões em torno das políticas públicas para a educação pública brasileira a partir dos postulados da Educação Integral e, por consequência, assegurar que ela se convertesse em pauta prioritária nas propostas dos(as) candidatos(as) presidenciáveis e na transição de governo.

Levando em consideração os impactos da pandemia nas escolas, a ausência de políticas de indução e fomento à Educação Integral nos últimos anos, assim como a ampliação das vulnerabilidades que atingem estudantes e suas famílias, o CR buscou contribuir estrategicamente com a construção de caminhos que possam endereçar tais desafios e ajudar a superar o atual quadro de violações de direitos no país.

Na esteira desse compromisso, a frente de desenvolvimento metodológico consolidou estratégias formativas que fornecem subsídios para a retomada das políticas indutoras da Educação Integral no Brasil, com projetos debruçados sobre temas como Educação Híbrida, Gestão Democrática e Participativa, Direito ao Livro, Leitura e Literatura, entre outros. Nesse âmbito, inserem-se ainda as referências criadas com mais de trinta municípios para apoiar a concepção e implementação de políticas de Educação Integral em territórios de comunidades tradicionais.

Por meio da plataforma e redes sociais do Programa, a produção de conteúdo chegou a mais de 3,5 milhões de pessoas com lives, artigos, reportagens e experiências de escolas, redes e territórios que materializam cotidianamente a Educação Integral em diferentes contextos. No segundo semestre, as eleições presidenciais e as propostas elaboradas pela rede de organizações articuladas a partir da Agenda 227 para a Educação foram destaques da audiência.

Acreditamos que os esforços empreendidos reafirmam a missão do Centro de Referências com a ampliação de políticas de Educação Integral que estejam comprometidas com a garantia de direitos e a democracia no país. Agradecemos aos parceiros e parceiras com quem tecemos juntos e juntas – e em rede – os avanços alcançados nesse ano.

Especiais

Reverberando os impactos da pandemia, no primeiro semestre de 2022, o Centro de Referências apresentou o especial “Exclusão Escolar: estratégias de enfrentamento à exclusão escolar e garantia do direito à educação no Brasil”, a fim de apoiar redes e escolas a garantir o direito à Educação de crianças e adolescentes no contexto de reabertura das escolas. Como forma de compartilhar experiências e divulgar estratégias que podem apoiar educadores(as) e gestores(as) na prevenção e enfrentamento da exclusão escolar – fenômeno agravado pelo contexto da crise sanitária e econômica –, o especial dissemina conteúdos da campanha Bora pra Escola!, ações do projeto Territórios em Rede, e outras práticas de busca ativa escolar realizadas no país.

No segundo semestre, a plataforma lançou o especial “Eleições 2022: Educação no centro do debate”. Buscando colocar os direitos de crianças e adolescentes no foco do debate público e nos planos de governo dos(as) presidenciáveis, a série de reportagens analisa em profundidade as 10 propostas de Educação do “Plano País para a Infância e a Adolescência” criado pela Agenda 227, movimento apartidário que conta com a participação de mais de 300 organizações – entre elas a Cidade Escola Aprendiz – que trabalham pela garantia de direitos de crianças e adolescentes em suas múltiplas dimensões.

Hora do Intervalo

A série de lives sobre Educação e temas contemporâneos promovida pelo Centro de Referências em Educação Integral teve continuidade em 2022:

Fevereiro – Novo Ensino Médio

Hora do Intervalo inaugurou o ano com a convidada Aldineide de Queiroz, gestora da Escola Técnica Cícero Dias - NAVE Recife, que há 28 anos atua na área de Educação. A especialista conversou com o Centro de Referências sobre os desafios de implementação e as potências do Novo Ensino Médio. Assista aqui à live.

Março – Educação Escolar Indígena

Qual a importância da educação escolar indígena? Quais são suas concepções e valores? Essas foram algumas das questões debatidas na Hora do Intervalo em março. Participaram dessa conversa Edson Kayapó Bepkro, doutor em Educação, ativista no movimento indígena, ambientalista e escritor premiado pela Unesco; e Jaciara Santos da Silva, mestranda em Línguas Indígenas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFAP, e professora de Ensino Fundamental 2 e Médio do povo Galibi-Marworno, na Escola Indígena Estadual Camilo Narciso, em Oiapoque (AP). Assista aqui à live.

Abril – Dia da Educação

O bate-papo online realizado no Dia da Educação (28/04) contou com a participação de Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e Débora Garofalo, coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP). O evento trouxe uma discussão sobre o contexto atual da Educação brasileira; os principais desafios, como a garantia do acesso, permanência e aprendizagem, e o enfrentamento ao trabalho infantil; além de práticas educativas bem-sucedidas. Assista aqui à live.

Maio – Desigualdades educacionais e territórios

Hora do Intervalo abordou a ampliação das desigualdades estruturais no país a partir da crise sanitária, e o papel da Educação nesse contexto. Participaram a educadora Givânia Maria da Silva, membro-fundadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), e a cientista social Leticia Leobet, da área de Educação e Pesquisa da Geledés – Instituto da Mulher Negra. Assista aqui à live.

Junho – Alfabetização no contexto da pandemia

As especialistas convidadas Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, e Geisla Lima, professora alfabetizadora na Rede Municipal de Jundiaí (SP), falaram sobre as principais dificuldades da alfabetização na pandemia e como se tem trabalhado atualmente para promover aprendizagens. Assista aqui à live.

Julho – Direito à natureza na infância e adolescência

O bate-papo online de julho teve a participação de Paula Mendonça, assessora pedagógica do programa Criança e Natureza do Instituto Alana, e Drica Rocha, artista da dança, fisioterapeuta e educadora. Entre as questões discutidas acerca do tema da live, destacam-se: de que maneira o contato com a natureza promove o desenvolvimento integral; por que é dever da família, da escola e de toda a sociedade trabalhar para efetivar tal direito; e quais experiências podem ser interessantes de promover com as crianças e adolescentes. As convidadas também indicaram alguns materiais para apoiar a formação de professores(as), gestores(as) e famílias sobre o assunto. Assista aqui à live.

Agosto – Educação no centro do debate

Por que colocar a Educação no centro do debate das Eleições 2022 pode ajudar a construir um país melhor para todo mundo? Esse foi o tema da Hora do Intervalo em agosto, que teve a participação de Giselle dos Anjos Santos, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), e Luiza Corrêa, do Instituto Rodrigo Mendes. As duas especialistas fazem parte do movimento Agenda 227. A conversa foi também um aquecimento para o lançamento do especial Eleições 2022: Educação no centro do debate do CR, que visa analisar em profundidade as dez propostas de Educação criadas pela Agenda 227. Assista aqui à live.

Setembro – O Brasil e a Educação que os jovens querem e precisam

A conversa dessa edição da Hora do intervalo contou com a participação da socióloga Helena Singer, vice-presidente da Ashoka América Latina e coordenadora do Movimento de Inovação na Educação. Ela falou sobre qual é a Educação que faz sentido para as juventudes, o período da pandemia e do retorno presencial às escolas, a importância de ouvir crianças e jovens nas tomadas de decisões que vão da escola às políticas públicas, entre outras questões. Outro convidado para falar sobre o assunto foi Rian Santos, estudante, poeta e quilombola marajoara. Devido a problemas de conectividade, ele não pôde participar do debate, mas o CR realizou depois uma entrevista exclusiva com o jovem. Assista aqui à live.

Outubro – As concepções de Educação dos(as) novos(as) parlamentares eleitos(as) para o Congresso Nacional

Para interpretar o novo jogo de forças que se estabelece no Congresso Nacional com a eleição de 2022 de novos(as) parlamentares, qual o impacto para a Educação e o papel das escolas nesse contexto, a Hora do Intervalo recebeu Salomão Ximenes, professor do Bacharelado em Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC), e João Lucian Ferreira da Silva, professor da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará. Assista aqui à live.

Novembro – Racismo Ambiental

O racismo ambiental é uma das dimensões do racismo estrutural e, portanto, outra frente a ser considerada pela Educação Antirracista nas escolas. Com o intuito de entender melhor o que é racismo ambiental e qual pode ser o papel das escolas em seu enfrentamento, a Hora do Intervalo debateu em novembro esse tema. Participaram dessa conversa Ana Sanches, assessora de Projetos no Instituto Pólis, e Givânia Maria da Silva, educadora quilombola e membro-fundadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). Assista aqui à live.

topo