O Programa Aluno Presente desenvolve uma metodologia intersetorial para a garantia do direito à Educação e proteção social de crianças e adolescentes.

De 2013 a 2021, o programa se expandiu para mais de 40 municípios nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, contribuindo para a identificação de um total de 44.756 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos em situação de exclusão escolar, assim como para a (re)matrícula de 29.299 estudantes em diferentes municípios brasileiros.

Por meio de uma parceria com a Fundação Vale, o programa alcançou 16 municípios em 2022, a partir do projeto Territórios em Rede. Além da busca ativa, a iniciativa fomenta que os agentes dos territórios possam desenvolver estratégias e políticas de prevenção e enfrentamento à exclusão escolar, criando condições para que estudantes e famílias vulnerabilizadas tenham seus direitos efetivados. Nesse período, o Territórios em Rede também passou a integrar as estratégias do Programa de Educação e Saúde da Fundação Vale, cujo objetivo é incidir nas políticas públicas dos municípios em que atua a partir de um conjunto de ações e parceiros.

O projeto Territórios Educativos, que também compõe o programa, chegou ao seu segundo ano de atuação em Marabá (PA). A iniciativa tem como foco a ampliação de oportunidades educativas para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social.

saiba mais
Municípios atendidos