Educação e Território

Programa Educação e Território é uma iniciativa da Cidade Escola Aprendiz que, por meio de projetos e experiências voltadas à integração entre comunidades, equipamentos públicos e escolas, apoia a constituição de Territórios Educativos e colabora para o desenvolvimento integral de todas(os). A partir dos conhecimentos e metodologias acumulados há mais de duas décadas de atuação do Bairro-escola, o programa defende a Educação Integral como instrumento de transformação social, e entende que ruas, bairros, comunidades, vilas e periferias são espaços feitos de oportunidades educativas que fortalecem o desenvolvimento local. Como estratégia para ampliar a presença do tema na agenda pública do país, a iniciativa identifica e apoia políticas públicas e leva a concepção de Territórios Educativos a eventos, fóruns e outros espaços de discussão. O Educação e Território ainda articula representantes de organizações da sociedade civil, coletivos e do poder público de diferentes setores – Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social – em ações de incidência e processos formativos que buscam fortalecer as cidades como territórios educativos.

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gestores(as) e
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O Programa Educação e Território atua diretamente com agentes e instituições que trabalham com crianças, adolescentes e jovens nos territórios. Em 2021, sob o agravamento das desigualdades e da precarização das condições de vida das famílias e comunidades, o Educação e Território dedicou especial atenção às ações necessárias para enfrentar os desafios impostos pela pandemia e pelo enfraquecimento das políticas de proteção social nos territórios.

Para tanto, além de apoiar organizações sociais na elaboração e revisão de seus Projetos Político Pedagógicos (PPPs), qualificando sua oferta educativa e socioassistencial, o programa fomentou o diálogo e a articulação entre lideranças comunitárias, gestores(as) públicos, educadores(as) sociais e comunidades escolares, em prol da garantia de direitos de meninos e meninas. 

Projetos


  • Buscando fortalecer o Programa Suzano de Educação (PSE) – iniciativa da Suzano que busca contribuir com a qualidade do ensino público no Brasil –, desde 2020, a Cidade Escola Aprendiz apoia a modelagem e implementação da estratégia de Participação Social em 35 municípios e 6 Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), localizados no Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins. 

    Por meio do desenvolvimento profissional dos(as) educadores(as), do diálogo intersetorial e do envolvimento comunitário com foco na aprendizagem, o PSE atua com dirigentes municipais, equipes técnicas de secretarias, além de instituições locais e famílias para que, em parceria, construam soluções colaborativas para a Educação.

    Em 2021, por meio do programa Educação e Território, o Aprendiz tornou-se responsável pela gestão estratégico-metodológica e implementação da frente de Participação Social. Desde a sua fundação, o PSE também tem como parceiro técnico a Comunidade Educativa CEDAC , que desenvolve ações formativas com professores(as), gestores(as) escolares e gestores(as) educacionais.

    Diante da fragilização do vínculo escolar dos(as) estudantes e do aumento da insegurança alimentar, do trabalho infantil e de outras formas de violência às crianças e adolescentes, as formações desenvolvidas pelo PSE buscaram fortalecer as redes de proteção locais, apoiando agentes públicos da educação, assistência social e saúde no desenho de ações de enfrentamento à exclusão escolar e combate às violações de direito. Ao todo, 111 profissionais participaram dos processos formativos que terão continuidade em 2022.

  • Em parceria com a Fundação Vale, a Cidade Escola Aprendiz apoia a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Estação Conhecimento de Serra, no Espírito Santo. Com início em 2020, a formação de 47 educadores(as) e gestores(as) da instituição busca fortalecer as concepções de Educação Integral e Território Educativo, assim como o papel das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) na proteção integral de crianças, adolescentes e jovens. 

    Em 2021, a trilha formativa articulou processos de investigação e experimentação para produzir os subsídios necessários para a cocriação e sistematização do documento final (PPP). Além disso, foram produzidos os cadernos “Inovação Social na perspectiva da Educação Integral” e “Território e Educação Integral: os potenciais educativos de Serra”, que visam apoiar as equipes na implementação do novo PPP.

  • Em parceria com a Fundação Vale, a Cidade Escola Aprendiz apoia a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Estação Conhecimento de Tucumã e Estação Conhecimento de Marabá, ambas localizadas no Pará. 

    Em 2021, a formação de 97 educadores(as) e gestores(as) foi responsável por produzir um diagnóstico dos principais desafios enfrentados pelas instituições no atendimento às crianças, adolescentes e famílias; organizar as equipes em Comissões, que serão responsáveis pela pesquisa-ação que culmina na redação do PPP; além de ter trabalhado os fundamentos da Educação Integral e de Territórios Educativos. 

    Em 2022, estão previstos a reorganização da oferta educativa e socioassistencial dos equipamentos e o lançamento dos PPPs para as comunidades.

  • Em parceria com a Fundação Vale, a Cidade Escola Aprendiz apoia desde 2019 a elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Estação Conhecimento de Brumadinho, em Minas Gerais.

    Nos dois anos de projeto, foi realizado um ciclo formativo visando orientar a oferta educativa da Estação Conhecimento (EC) para promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes; qualificar o atendimento aos educandos e famílias; e articular a oferta socioeducativa da EC Brumadinho com as comunidades do entorno, fortalecendo a rede de aprendizagem local. No ano de 2021, foi concluída a elaboração dos cadernos de apoio voltados para o Esporte Educacional e sobre Educação Integral e Organizações Sociais.  

  • Com o objetivo de apoiar educadores(as) das Estações Conhecimento de Arari (MA), Brumadinho (MG), Serra (ES), Marabá e Tucumã (PA), a Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Fundação Vale, realiza desde 2018 o LabEC, uma ação formativa que busca fortalecer o trabalho em rede, fomentando que as Estações Conhecimento sejam reconhecidas por suas práticas educativas inovadoras.

    Em 2021, orientadas por uma perspectiva de transformação e reinvenção pós-pandemia, 46 profissionais se envolveram ativamente em encontros de reflexão e prática, que tinham como objetivo apoiar o planejamento de ações, instrumentalizando as equipes de gestores(as), educadores(as) e psicossocial.

    Dentre os temas abordados, destacam-se: Educação Inclusiva, Desenho Universal da Aprendizagem, Pedagogia da Cooperação, Educação Antirracista, Inovação Social e Tecnologia, entre outros.

  • Lançado no dia 15 de abril de 2021, o 5º Prêmio Territórios recebeu, ao todo, 155 inscrições de escolas públicas oriundas de 22 estados brasileiros. Pela primeira vez, a iniciativa do Instituto Tomie Ohtake – realizada em parceria com o Itaú Social e a Cidade Escola Aprendiz – teve uma edição nacional voltada para escolas municipais e estaduais que desenvolvem experiências pedagógicas buscando responder aos desafios impostos pela pandemia. 

    As 10 escolas públicas selecionadas tiveram suas práticas premiadas por atuarem de forma acolhedora, consistente e inovadora em um contexto tão adverso. Ainda, pela primeira vez, os jurados decidiram eleger mais cinco escolas, que receberam menção honrosa pelos seus projetos. Os vencedores podem ser conhecidos por meio dos vídeos produzidos para o prêmio.

    Como parte das ações dessa iniciativa, o Instituto Tomie Ohtake promoveu também o Laboratório Territórios. Organizada em parceria com o Aprendiz, por meio do Programa Educação e Território, a formação online almeja auxiliar os(as) educadores(as) na criação, implementação e sistematização de projetos e práticas pedagógicas que articulem escola e território no contexto da pandemia. Realizado entre maio e junho de 2021, o Lab Territórios contou com a participação de 39 educadores e educadoras das 5 regiões do país.

  • A Cidade Escola Aprendiz, por meio do Programa Educação e Território, deu início em novembro 2021 ao projeto Quando Estamos em Casa, que visa promover a escuta de crianças e adolescentes moradoras do Conjunto Habitacional Asdrúbal do Nascimento II/Edifício Mário de Andrade, localizado na região central da capital paulista. Esse é o primeiro empreendimento de locação social da prefeitura destinado exclusivamente à população que esteve em situação de rua, onde vivem hoje cerca de 60 pessoas, sendo 18 crianças e adolescentes. 

    Como forma de fortalecer a atuação cidadã e a participação das crianças e adolescentes na ocupação e uso dos espaços coletivos do edifício, o projeto desenvolve oficinas lúdicas que buscam experimentar e investigar formas de torná-los mais inclusivos e acolhedores. Com duração prevista de nove meses, a iniciativa é resultado de uma cooperação técnica entre a Cidade Escola Aprendiz e o CoCriança, projeto de extensão universitária da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

    Em 2021, o projeto realizou um diagnóstico que buscou identificar o perfil e as condições de vida das crianças e adolescentes que participam das ações, além de aspectos como cuidado, vínculo entre os moradores e relação dos adultos com as crianças. Para 2022, estão previstas as intervenções físicas no espaço e um dia de celebração com toda a comunidade.

  • Para dar continuidade à produção de conteúdos sobre Educação, Direitos Humanos e Cidadania realizada pelo Portal Aprendiz por mais de duas décadas, foi lançada em 2020 a Plataforma Educação e Território. Ela reúne reportagens, experiências, materiais de referência e metodologias para educadores(as), gestores(as) públicos e agentes das cidades interessados(as) em traduzir a concepção de Territórios Educativos em práticas ou políticas. Juntos, em 2021, os sites somam mais de 900 mil visualizações de páginas.

Publicações


  • Território e Educação Integral: os potenciais educativos de Serra

    Desenvolvida em parceria entre a Fundação Vale e a Cidade Escola Aprendiz, a publicação tem como objetivo apoiar a implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Estação Conhecimento de Serra de forma articulada ao território. Pautado pelos fundamentos da Educação Integral, o material apresenta a definição teórica de Território, assim como as estratégias para que se constitua como Território Educativo.  

    Com base nas experiências e no levantamento realizado pela equipe da instituição, ao longo da revisão do PPP, o caderno visibiliza as oportunidades educativas do município da Serra e os caminhos para qualificar as práticas educativas e de gestão, com base nas oportunidades geradas na e a partir da comunidade em que está inserida.


  • Educação Integral e Esporte Educacional

    Educação Integral e Esporte Educacional

    A publicação foi desenvolvida em parceria entre a Fundação Vale e a Cidade Escola Aprendiz e busca oferecer um referencial teórico-prático sobre o Esporte Educacional. Produzida no âmbito do processo formativo implementado com a equipe da Estação Conhecimento de Brumadinho (MG), ela apresenta o histórico e os princípios que regem o Esporte Educacional, articulando-os com os fundamentos da Educação Integral. O material discute ainda o papel de mediador do(a) educador(a) de Esporte e finaliza com um acervo de práticas de referência.


  • Educação Integral em Organizações Sociais

    Criada a partir do processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Estação Conhecimento de Brumadinho (MG), em parceria com a Fundação Vale, a publicação narra a trajetória das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no país, em especial, aquelas que atuam diretamente na educação e proteção integral de crianças e adolescentes nos territórios. Na perspectiva da Educação Integral, o material discute a importância da intencionalidade educativa nas ações e atividades das OSCs, além de reafirmar seu papel na constituição de Territórios Educativos.

  • Abril

    No dia 28 de abril, aconteceu o 1º Seminário de Atualização Pedagógica do Programa Suzano de Educação com o tema “A Educação na pandemia: juntos somos mais!”. Entre as especialistas convidadas estava a diretora-executiva do Aprendiz, Natacha Costa, que ministrou uma palestra sobre a busca ativa escolar e a ação intersetorial como estratégias fundamentais para a garantia do direito à Educação no contexto da pandemia. Também esteve presente a diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, Tereza Perez, que abordou a questão da reviravolta da escola a partir de desafios colocados pela pandemia. O evento foi transmitido no canal do YouTube da Suzano.

  • Abril

    Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com Itaú Social, Centro de Referências em Educação Integral e Cidade Escola Aprendiz, o Prêmio Territórios lançou sua 5ª edição no dia 15 de abril de 2021. Para marcar o início das inscrições, o Instituto Tomie Ohtake convidou professores e especialistas nas áreas de educação e cultura para um debate acerca da temática norteadora do prêmio nessa edição: “A Educação Integral em tempos de crise: caminhos possíveis para a reinvenção da escola”. A live dialogou sobre as mudanças propostas para o prêmio, seus princípios norteadores e exemplos de escolas que desenvolveram experiências pedagógicas potentes no ano de 2020 também à luz desses princípios. 

    Os convidados e convidadas foram: Consuelo Almeida, professora e gestora do CMEI Pio Bittencourt, em Salvador (BA); Diego Navarro, professor e coordenador da EMEF Padre José Pegoraro, em São Paulo (SP); Juliana Yade, especialista em Educação, do Itaú Social; Macaé Evaristo, professora, vereadora por Belo Horizonte e ex-secretária de Educação de Minas Gerais; e Natacha Costa, diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz. A mediação foi de Felipe Arruda, diretor do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake.

  • Abril

    Com participação da coordenadora de Programas do Aprendiz, Raiana Ribeiro, e a socióloga e vice-presidente da Ashoka América Latina, Helena Singer, o Janela Podcast debateu em seu nono episódio, que foi ao ar no dia 14 de abril, sobre o tema Cidades Educadoras. No canal, criado a partir do Programa Carta da Terra em Ação, a apresentadora Débora Marcondes dialoga sobre as temáticas socioambientais com especialistas que tenham visões complementares sobre assuntos que envolvem a sustentabilidade urbana.

  • Dezembro

    Nos dias 9 e 10 de dezembro, o Programa Suzano de Educação realizou o Seminário de Boas Práticas 2021: Colaboração em Tempos de Crise. O evento online reuniu equipes dos municípios que integram as ações da iniciativa. Também contou com a participação da diretora-executiva do Aprendiz, Natacha Costa, e da coordenadora de Programas, Raiana Ribeiro, nas discussões sobre colaboração e intersetorialidade. O seminário abordou ainda experiências dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) e práticas com foco na aprendizagem.

    Assista ao seminário completo:

    Dia 9/12 – Participação de Natacha Costa

    Dia 10/12 – Participação de Raiana Ribeiro