Relatório de
Atividades 2021

33

projetos
realizados

30 deles
continuam
em execução
em 2022

9.206

pessoas impactadas

diretamente

34,5

milhões

de pessoas alcançadas
pelo Facebook

8,4

milhões

de visualizações
de páginas

1.041

organizações

articuladas

6,9

milhões

de sessões nos sites

233,8

mil conteúdos

compartilhados

Atuação em 15 estados
das 5 regiões do país:

AL, AM, AP, BA, ES, CE, GO, MA,
MG, PA, RJ, RS, SC, SP e TO

Cidade Escola Aprendiz: 24 anos em defesa da educação equitativa, inclusiva e voltada para o desenvolvimento integral

Há mais de duas décadas, a Cidade Escola Aprendiz produz conhecimento nas áreas de Educação e Direitos Humanos, com foco em infâncias e juventudes, a fim de contribuir para o desenvolvimento dos sujeitos e suas comunidades, por meio da promoção de experiências e políticas públicas orientadas por uma perspectiva integral da Educação.

2021 foi um ano em que os desafios frente à pandemia continuaram, mas diversas organizações da sociedade civil, entre elas a Cidade Escola Aprendiz, permaneceram unidas, somando olhares e vozes para apoiar redes, escolas e territórios a repensarem suas formas de atuação com o intuito de promover uma Educação Integral para todas, todos e todes.

Nesse sentido, criamos o #ReviravoltaDaEscola e produzimos uma série de conteúdos por meio do Centro de Referências em Educação Integral, nos quais foi possível construir coletivamente subsídios para o fortalecimento do papel da escola no cenário atual. Além disso, apoiamos profissionais de educação em todo o país a desenvolverem estratégias efetivas para o enfrentamento dos desafios desse período, colaborando para que a transformação da educação seja sinônimo de garantia de direitos. Ao todo, foram desenvolvidos pelo Aprendiz 33 projetos em 15 estados das 5 regiões do Brasil: AL, AM, AP, BA, ES, CE, GO, MA, MG, PA, RJ, RS, SC, SP e TO. Entre eles estão iniciativas do Programa Educação e Território, que buscam apoiar a constituição de Territórios Educativos e colaborar para o desenvolvimento integral de todas, todos e todes. Também estão projetos voltados para a prevenção e enfrentamento da exclusão escolar, como o Territórios em Rede, e do trabalho infantil, como o Criança Livre de Trabalho Infantil.

Por sabermos que as causas que defendemos são compartilhadas entre outros parceiros, apoiamos empresas, organizações e coletivos a reforçarem seu posicionamento a partir de uma efetiva comunicação de suas causas, por meio do trabalho da nossa área de Comunicação para o Desenvolvimento.

Desse conjunto de iniciativas, muitos frutos vieram, dentre eles estão: 2.590 crianças fora da escola ou em risco de evasão foram inseridas na escola em dez cidades de três estados (PA, MG e ES), mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente pelos nossos projetos, além de mais de 40 milhões alcançadas pelos conteúdos que publicamos nos sites e redes sociais.

Agradecemos a nossa aguerrida rede de parceiros que tornaram tudo isso possível. Aos apoiadores diretos dos projetos, nacionais e internacionais, pela confiança e pela oportunidade de seguirmos trabalhando pelas crianças e jovens brasileiros. Aos parceiros estratégicos em todos os cantos do país, obrigada pelas mãos sempre dadas. A prontidão, compromisso e dedicação de cada um e cada uma de vocês ao trabalho em rede torna possível todos os dias que, a despeito dos desafios, direitos sejam assegurados.

O que mais desejamos é ver que todas, todos e todes tenham acesso a uma educação de qualidade em territórios educativos e solidários. Para isso, seguimos trabalhando de braços dados com parceiros de todo o país!

Interprogramas


Territórios Educativos e Educação Integral em contexto de crise: caminhos para a transformação de redes e escolas brasileiras

Em parceria com o Imaginable Futures, o projeto busca apoiar os sistemas educacionais, escolas e redes de proteção do Brasil a implementarem políticas e estratégias que efetivem os direitos de crianças, adolescentes e jovens em todo o país. Com continuidade prevista até 2024, o objetivo é desenvolver um processo de pesquisa e formulação de referências, além de promover diálogos com profissionais da educação e do sistema de garantia de direitos que qualifiquem essas referências e criem redes solidárias para a sua implementação. A iniciativa conta com um conselho consultivo composto por profissionais especialistas de várias áreas para apoiar em diferentes frentes do projeto, como o planejamento e intervenção modelar junto a um território, a partir das referências construídas. Toda experiência e conhecimentos serão difundidos e disseminados em escala nacional. Em outubro de 2021, começou a primeira fase do projeto, que consistiu no mapeamento de experiências inovadoras desenvolvidas durante a pandemia por diversas escolas e redes brasileiras. Esse momento inicial preparou a equipe de pesquisa para a escuta dos(as) professores(as), gestores(as) e estudantes das instituições participantes, processo esse iniciado nos primeiros meses de 2022.

Publicações


  • Território e Educação Integral: os potenciais educativos de Serra

    Desenvolvida em parceria entre a Fundação Vale e a Cidade Escola Aprendiz, a publicação tem como objetivo apoiar a implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Estação Conhecimento de Serra de forma articulada ao território. Pautado pelos fundamentos da Educação Integral, o material apresenta a definição teórica de Território, assim como as estratégias para que se constitua como Território Educativo.  

    Com base nas experiências e no levantamento realizado pela equipe da instituição, ao longo da revisão do PPP, o caderno visibiliza as oportunidades educativas do município da Serra e os caminhos para qualificar as práticas educativas e de gestão, com base nas oportunidades geradas na e a partir da comunidade em que está inserida.


  • Educação Integral e Esporte Educacional

    Educação Integral e Esporte Educacional

    A publicação foi desenvolvida em parceria entre a Fundação Vale e a Cidade Escola Aprendiz e busca oferecer um referencial teórico-prático sobre o Esporte Educacional. Produzida no âmbito do processo formativo implementado com a equipe da Estação Conhecimento de Brumadinho (MG), ela apresenta o histórico e os princípios que regem o Esporte Educacional, articulando-os com os fundamentos da Educação Integral. O material discute ainda o papel de mediador do(a) educador(a) de Esporte e finaliza com um acervo de práticas de referência.


  • Educação Integral em Organizações Sociais

    Criada a partir do processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Estação Conhecimento de Brumadinho (MG), em parceria com a Fundação Vale, a publicação narra a trajetória das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no país, em especial, aquelas que atuam diretamente na educação e proteção integral de crianças e adolescentes nos territórios. Na perspectiva da Educação Integral, o material discute a importância da intencionalidade educativa nas ações e atividades das OSCs, além de reafirmar seu papel na constituição de Territórios Educativos.

Conselheira da Cidade Escola Aprendiz recebe Prêmio APCA 2020

A educadora social Bel Santos Mayer, que integra o Conselho da Cidade Escola Aprendiz, é ganhadora do Prêmio APCA 2020 na categoria Difusão de Literatura Brasileira, pela divulgação da literatura brasileira contemporânea e mediação de leituras durante a pandemia, valendo-se de meios aplicados a propostas de isolamento social. Concedida pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), essa premiação, cujo resultado foi divulgado no dia 18 de janeiro de 2021, reconheceu os destaques de 2020 em diversas áreas, como: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantojuvenil e Televisão. No perfil do Instagram do Aprendiz, ela falou desse reconhecimento que, para nós, foi mais do que merecido: “@cidadeescolaaprendiz, este é o melhor desta premiação: celebrar com tanta gente que não economiza carinho, esforços, saberes por um Brasil com mais acesso aos direitos humanos, incluído o direito humano à literatura”.

Gestora de projetos do Aprendiz recebe título de Jornalista Amigo da Criança da ANDI e lança livro sobre trabalho infantil

Relatório Financeiro


Parceiros


Institucional

Imaginable Futures

Centro de Referências em Educação Integral

Apoio Institucional


Unesco

Coletivo Articulador


Avante Educação e Mobilização Social
British Council
Comunidade Educativa CEDAC
CENPEC
CIEDS
Cenários Pedagógicos
Flacso Brasil
Fundação Gol de Letra
Itaú Social
Fundação Vale
Alana
Instituto Rodrigo Mendes
MAIS - Movimento de Ação e Inovação Social
Oi Futuro
Unesco

Parceiros Estratégicos


Ashoka
MOVE Social
Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas – Iesti Maranhão
Casa da Árvore

Parceiros Financiadores do Programa


Itaú Social
Fundação Vale

Parceiros Financiadores de Projetos


Ashoka
Itaú Social
Fundação Vale
Instituto Arapyaú

Parceiros de Conteúdo


Instituto Alana
Brasil de Fato
Criativos da Escola
Educação&Participação
Educação e Território
Edutopia
Escola Digital
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Cenpec
CIEDS

De Olho nos Planos
Diversa Laboratório de Educação
Portal Lunetas
Movimento de Inovação na Educação – MIE
Movimento Down
Porvir
Portal Aprendiz
Criança Livre de Trabalho Infantil
Fundação Tide Setubal

Educação e Território

Parceiros Financiadores de Projetos


Fundação Vale

Parceiros Financiadores do Portal Aprendiz e Plataforma Educação e Território


Fundação Bradesco

Parceiros Estratégicos


Apē – Estudos em Mobilidade
Aliança pela Infância
Avante
Cenários Pedagógicos
CEU Heliópolis
Comunidade Educativa CEDAC
Coordenação Regional das Obras de Proteção Humana – Croph
CoCriança – Projeto de Extensão e Cultura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP
Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB)
Crônicas Urbanas
Diagonal – Pessoas são o nosso território
Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – Icep
Instituto Catalisador

Escola do Parlamento
Escola de Notícias
Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora
Fundação Gol de Letra
Grupo Esparrama
Instituto Tomie Ohtake
Museu da Energia
Museu da Imigração
Museu Memória do Bixiga
Pé de Feijão
SMEM – São Mateus em Movimento
Secretaria de Estado da Habitação de São Paulo
UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz
UNAS – Heliópolis e Região

Parceiros de Conteúdo


ArchDaily Brasil
Agência Mural
Instituto Socioambiental
Laboratório de Educação
Fundação Escola Técnica Liberato

Aluno Presente

Parceiros Financiadores


Fundação Vale

Parceiros Estratégicos


Unicef Brasil
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime
Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Congemas
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems

Prefeituras Municipais


Eldorado dos Carajás (PA)
Bom Jesus do Tocantins (PA)
Canaã dos Carajás (PA)
Paraupebas (PA)
Marabá (PA)
Serra (ES)
Aimorés (MG)
Resplendor (MG)
Conselheiro Pena (MG)
Governador Valadares (MG)

Comunicação para o Desenvolvimento

Parceiros Financiadores de Projetos


Fundação Telefônica Vivo
Shopping Metrô Santa Cruz
Center Norte

Parceiros Estratégicos


Associação Paulistana dos Conselheiros Tutelares
Campanha Nacional pela Educação
Centro de Apoio e Pastoral do Migrante – CAMI
Centro de Referência Especializado de Assistência Social Vila Maria
Centro de Referência Especializado de Assistência Social Vila Mariana
CIEE
Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil – CMETI
Comissão Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA
Comitê pela Prevenção de Homicídios na Adolescência
Conselho Tutelar Sé
Conselho Tutelar Santana/Tucuruvi
Conselho Tutelar Vila Mariana
Conselho Tutelar Vila Maria
Rede Diálogos Intersetoriais
Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FPPETI
Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI
Fundação Abrinq
Grupo Mulheres do Brasil
Instituto Center Norte
Instituto Resgatando Vidas

Instituto Projeto Travessia
Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo
Ministério Público do Trabalho – MPT
Movimento Agenda 227
Pacto pela Democracia
Pastoral da Criança
Plan International
Projeto Quixote
Rede de Advocacy Colaborativo – RAC
Rede Cardume
Rede Diálogos Intersetoriais
Rede Narrativas
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) da Prefeitura de São Paulo
Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários do Município de Marabá
Serviço Especializado de Abordagem Social da Vila Mariana
Supervisão de Assistência Social Vila Maria
Supervisão de Assistência Social Vila Mariana
Sustenidos

Conselho

Presidenta: Eda Luiz
Vice-presidenta: Michelle Prazeres Cunha
Secretário-geral: Michel Isac Metzger
Conselho Fiscal: André Martins Palhano, André Ricardo Dantas dos Santos Gravatá e Mauro de Mesquita Spinola
Conselho Consultivo: Ana Maria Wilheim, Eduardo Ferreira Valério e Isabel Aparecida dos Santos Mayer


Colaboradores

  • Alagoas
  • Maceió
  • Bruno Vasconcelos
  • Bahia
  • Porto Seguro
  • Adriano Duarte
  • Salvador
  • Maria Thereza Oliva Marcílio de Souza
  • Espírito Santo
  • Serra
  • Daniela de Souza Lopes
  • Elisa Machado de Alvarenga Soares
  • Galdene Conceição dos Santos Nascimento Miranda
  • Patrícia Helena Lamas Lemos
  • Renata Santos de Jesus
  • Roberta Batista Verneque
  • Rodrigo Ribeiro Vitorino
  • Thalita Borges Barbosa
  • Thiara Terci Dumas
  • Vitória
  • Laís Costa de Oliveira
  • Maranhão
  • Imperatriz
  • Regilma Santos
  • Minas Gerais
  • Aimorés
  • Karla Silva Dummer Loose
  • Patrícia de Assis Diniz Soares
  • Willian Cavaleri Ferreira
  • Conselheiro Pena
  • Andressa Bertoncello Valandro
  • Dilcélia Monerat Viana Ferreira
  • Governador Valadares
  • Amanda Silva Brito
  • Andresa Novais Santana Vieira
  • Celeste Silva
  • Kissila Martins Andrade Azevedo
  • Maykellyane Elisa dos Santos Lourenço
  • Mikael Junior Barbosa Silva
  • Nayara Pimentel Dutra
  • Regina Freitas da Silva
  • Resplendor
  • Beathriz Gomes de Paula Beariz
  • Deborah Pazini de Almeida Mozer
  • Joyce dos Santos Silva Dantas
  • Uberlândia
  • João Gabriel do Nascimento Nganga
  • Pará
  • Bom Jesus do Tocantins
  • Eciane Prates Ribeiro
  • Hugo Vinicius de Sousa Santos
  • Canaã dos Carajás
  • Clemilda Maria Carvalho Sousa
  • Maria Sandra Ribeiro Furtado
  • Eldorado dos Carajás
  • Célio Cavalcante dos Santos
  • Cirlleia Rocha Soares dos Santos
  • Diego Rodrigues Vieira
  • Kirliane de Jesus Jorge
  • Railany Gomes de Oliveira
  • Marabá
  • Alda Sousa Matos Martins
  • Alice da Silva Santos
  • Aline da Silva Gois
  • Ana Karla Galindo Gomes
  • Bianca Coelho de Souza
  • Cristilene de Matos Coelho Longobardi
  • Érica Constantino Santos
  • Eva Pereira da Cruz Carmo
  • Estefania Nunes Souza
  • Layla Damacena de Sousa
  • Luana Kairine Oliveira Pereira
  • Maisa de Souza Gaia Matos
  • Myrele Melo de Medeiros
  • Raquel Santos Almeida
  • Rayssa Cristina Ribeiro Mascarenha
  • Rildo Vieira Brasil
  • Valdelice dos Santos Santana
  • Valter Junior Moraes
  • Parauapebas
  • Cristiene Krause Paiva Silva
  • Daiane de Andrade
  • Ivanilde Alves Monteiro
  • Karleison Coelho da Paixão
  • Kenia Caroline de Oliveira Nunes
  • Lindinalva Sousa Gomes
  • Odineide Sousa dos Santos
  • Rio de Janeiro
  • Capital e Região Metropolitana
  • Bianca Ramos
  • Bianca Polotto Cambiaghi
  • Cíntia Reginaldo Soares
  • Daiane Brasil
  • Dalcio Marinho Gonçalves
  • Daniele Ribeiro Moura
  • Eliana Souza Silva
  • Elza Sousa Silva
  • Felipe de Carvalho Souza
  • Gisele Ribeiro Martins
  • Jaqueline Maria Ferreira
  • Julia Ventura Gomes da Silva
  • Luciana Perpétuo
  • Maria Antonia Goulart
  • Noale de Oliveira Toja
  • Regina Gonçalves Iack da Silva
  • Roberta Castro Aguiar
  • Soraia Cristina Melo
  • Tatiana Martins
  • Veronica Nascimento
  • SÃO PAULO
  • Capital, Região do ABC e Interior
  • Adne Carvalho do Horizonte
  • Agda Regina Moreira Sardenberg
  • Alcione Leite de Almeida
  • Alexandre Costa
  • Amanda Leal de Oliveira
  • Ana Paula Oliveira Moliner
  • Ana Paula Pietri Zampieri
  • Ana Paula Santana Rodrigues
  • André Keher de Lima
  • Andrea Muner
  • Beatriz Dantas
  • Bianca Garcia
  • Bruna Ribeiro
  • Camila Audrey Ferrara
  • Camila Barbosa Cassisi
  • Camila Sawaia
  • Carlos Rodrigo Bernardes de Souza
  • Caroline Lima
  • Cecilia Garcia
  • Cleuza Repulho
  • Cristiana Berthoud
  • Danielle Bidoia Pereira Sanches
  • Dayana Araújo Silva
  • Dominique Lara
  • Felipe Tau Carneiro
  • Fernanda Portela
  • Fernando Mendes
  • Flavio Ramos Nogueira
  • Gabrielle Amaral
  • Gabriela Viola
  • Gabryella Garcia
  • Gislene Silva Lacerda dos Santos
  • Gláucia Cavalcante
  • Graziela Iacocca
  • Glaucia de Cassia Ferreira
  • Helena Freire
  • Heloisa Proença
  • Ingrid Yurie Matuoka
  • Ismael dos Anjos
  • Ivy Moreira
  • Jessica Kibrit
  • José Calazans
  • Juliane dos Santos
  • Julia de Matos Sampaio
  • Katarine Rosa de Oliveira
  • Khaila Garcia Zaidan
  • Laura Dias Fonseca
  • Laura de Almeida Mello
  • Larissa Alves
  • Lígia Mendes Borges
  • Lia Salomão
  • Luana Maria Monteiro Campos
  • Luciana Moreira Buitron
  • Marcio Mendes
  • Marcos Vinícius Moraes
  • Marcus Vinicius de Oliveira
  • Vitória Greve
  • Maria Clara Souza Santos
  • Maria de Pilar Hernandez
  • Mariana Carmen Marizze
  • Mariana Rodrigues
  • Maria Paula Patrone Regules
  • Maria Veridiana Negrini
  • Mauricélia Martins
  • Natacha Costa
  • Patrícia Agusti Rezende
  • Paula Lazaro Ferreira
  • Paulo Cesar Mattar
  • Priscilla de Oliveira Rodriguez Lupatelli
  • Rafael Santos Sousa
  • Raiana Ribeiro
  • Raquel Marques
  • Regina Souza Cintra
  • Roberta Tasselli
  • Solange Costa Ribeiro
  • Sonia Pelegrini
  • Tais Silva
  • Thais Paiva
  • Thais Silva Mascarenhas
  • Thaynara da Silva Santos
  • Vanessa Marques
  • Vinícius dos Santos Correa
  • Vivian Cristina Ragazzi
  • Vivian Garcia
  • Wesley Lins
  • Willy Horizonte

Diretora-executiva: Natacha Costa
Organização e Edição: Maria Paula Patrone Regules
Supervisão Editorial: Raiana Ribeiro e Roberta Tasselli
Revisão: Fernanda Portela
Design e Desenvolvimento: André Keher, Cátia Kitahara, Gláucia Cavalcante e Vinícius Correa
Fotos: Acervo Cidade Escola Aprendiz
Banco de Imagens: iStock e Pexels