Centro de Referências em Educação Integral

Centro de Referências em Educação Integral (CR) promove, desde 2013, a pesquisa, o desenvolvimento metodológico, o aprimoramento e a difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para o fortalecimento da agenda de Educação Integral no Brasil. Para tanto, a iniciativa investe em incidência, mobilizando e articulando atores-chave, temas e fóruns estratégicos, apoiando as redes municipais e estaduais na formulação, avaliação e gestão de políticas de Educação Integral. O programa é coordenado pela Cidade Escola Aprendiz em parceria com o Instituto Alana, Itaú Social, Centro Integrado de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), Avante – Educação e Mobilização SocialCentro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Comunidade Educativa CEDAC), Cenários Pedagógicos, British CouncilInstituto Rodrigo Mendes, MAIS – Movimento de Ação e Inovação Social, Fundação ValeCentro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Oi FuturoFundação SM, Fundação Gol de Letra, UnicefFaculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e as consultoras Pilar Lacerda, Cristiana Berthoud e Cleuza Repulho. Além disso, o Centro de Referências em Educação Integral conta com a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

2.329

gestores(as) e
professores(as)

formados(as)

4

milhões

de visualizações de páginas no site

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milhões

de usuários únicos no site

3.957

pessoas impactadas

diretamente pelos projetos

8,2

milhões

de pessoas alcançadas no Facebook

63,9

mil conteúdos

compartilhados

A atuação do Centro de Referências em Educação Integral (CR) em 2021, assim como nos anos anteriores, esteve pautada em duas frentes de trabalho: Pesquisa e Desenvolvimento Metodológico e Articulação e Incidência.

A primeira está ligada ao desenvolvimento, experimentação e testagem de metodologias de formação que viabilizem a implementação de políticas de Educação Integral em redes públicas de ensino. Já a segunda, orienta sua atuação para a sistematização e difusão das iniciativas desenvolvidas em campo pelo programa e também aquelas produzidas no cotidiano de escolas e redes do país, de modo a torná-las públicas. É a partir desse conjunto de ações que o CR busca assegurar a relevância e pertinência da agenda da Educação Integral no Brasil.

Em 2021, a governança do Centro de Referências passou a contar com um Conselho Consultivo. Composto por educadores(as) e gestores(as) que atuam na educação pública em 62 municípios de diferentes regiões do país, o grupo se reúne mensalmente para apoiar a elaboração de estratégias e a definição de pautas prioritárias que assegurem a implementação de políticas alinhadas à Educação Integral em diferentes territórios brasileiros.

Projetos


  • Criado em 2017, na cidade de São Paulo, o Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora (Feice) tem como objetivo ser um espaço de articulação e mobilização de ações em prol da Educação Integral no município. A Cidade Escola Aprendiz participa do grupo de coordenação do Feice, levando seus acúmulos e contribuições às experiências e políticas públicas. Em 2021, o Fórum realizou importantes discussões na rede sobre as perspectivas da Educação Integral frente aos desafios gerados pela pandemia de Covid-19. Sua principal estratégia foi a realização de seis seminários por meio do curso de extensão “Escola para Educação Integral em tempos de pandemia e pós-pandemia”, em parceria com a Escola do Parlamento e a Faculdade de Educação da USP (FEUSP).

  • A Cidade Escola Aprendiz assumiu desde 2018, em parceria com a Ashoka, a facilitação do Movimento de Inovação na Educação (MIE), cujo objetivo é apoiar organizações educativas brasileiras inovadoras, fortalecendo a produção e a troca de conhecimento entre elas. O Movimento articula redes como Escolas2030, programa global que busca promover uma educação integral e transformadora; Escolas Transformadoras, projeto da Ashoka e Instituto Alana; Criativos da Escola, projeto do Instituto Alana; escolas e organizações do Mapa de Inovação e Criatividade na Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); e educadores(as) de referência no tema em todo Brasil. São mais de 169 organizações educativas inovadoras que compõem a rede do MIE. Essa iniciativa conta com uma plataforma que possibilita a divulgação, articulação e mobilização das organizações educativas inovadoras no país.

  • Em parceria com o Instituto Arapyaú e a Secretaria Municipal de Educação de Uruçuca, o projeto busca apoiar a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas do Centro Integrado de Educação Integral (CIEI) em Serra Grande-Uruçuca (BA). Com continuidade prevista em 2022, o objetivo é criar um espaço integrado de Educação Básica de forma participativa com a comunidade local e orientado pela concepção de Educação Integral. Em 2021, foram realizados ciclos formativos para 110 profissionais da educação e comunidade local para a elaboração do PPP do CIEI, primeira escola pública sustentável do Brasil.

  • Em parceria com a Fundação SM e o Instituto Anísio Teixeira (IAT) – órgão da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEE) –, o projeto teve início em 2020 e possui como objetivo realizar a formação das equipes técnicas e gestoras das escolas de tempo integral dos municípios baianos. Em 2021, foram realizados ciclos formativos para 714 profissionais que compõem as equipes gestoras dessas escolas e equipes técnicas da SEE e IAT.

  • Em parceria com a Porticus – instituição filantrópica internacional – e a Comunidade Educativa CEDAC, o projeto tem como objetivo a implementação da política de Educação Integral em redes municipais de 33 municípios que estejam inseridas em territórios de comunidades tradicionais no Amapá, Amazonas e Maranhão. Com apoio e colaboração das seccionais da Undime, foram realizados ciclos formativos para 350 profissionais, dirigentes municipais de educação e equipe técnica das secretarias municipais de educação. Com continuidade em 2022, as ações tiveram como objetivo a elaboração da trilha formativa sobre fundamentos da Educação Integral e Territórios Educativos, além de apoiar a consolidação dos planejamentos estratégicos das redes municipais de educação.

  • Iniciativa do SESI, o ACESSE é um programa que parte da Arte Contemporânea para promover inovação pedagógica e apoiar a implementação do STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) nas escolas da rede SESI de Ensino Médio.

    Alinhada aos fundamentos da Educação Integral, a iniciativa aponta caminhos para a construção de uma escola das juventudes, comprometida com a aprendizagem e o desenvolvimento humano, social e profissional de seus(as) estudantes. Para isso, o programa atua na formação de professores(as) do Ensino Médio de todas as áreas do conhecimento das redes regionais do SESI de 10 estados (AL, BA, CE, ES, GO, MG, PA, RJ, RS, SC) no país.

    Com início em 2018, foram realizados em 2021 ciclos formativos para 196 professores(as), diretores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as) e outros(as) agentes de 24 escolas das redes regionais de Ensino Médio e departamentos regionais do SESI. Resultado de um percurso que conta com 100 horas de atividades, entre encontros de tutorias, acesso a conteúdos e ações de experimentação e criação, o ACESSE tem como etapa final a elaboração e realização de uma intervenção envolvendo a colaboração entre educadores(as) e estudantes.

    A finalidade é inspirar o desenvolvimento de projetos integradores, que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo, a partir da articulação das diferentes áreas do conhecimento e de diversas tecnologias. Como forma de apoiar e inspirar outras redes de ensino do país a inovarem, o ACESSE disponibiliza e compartilha os materiais e experiências vivenciados pelos(as) educadores(as) durante sua implementação. Esse acervo pode ser encontrado no especial produzido pelo Centro de Referências em Educação Integral e no canal do Portal da Indústria do SESI.

  • Em parceria com o Itaú Social, Ashoka e Faculdade da Educação da USP, o Escolas2030 é um programa global de pesquisa-ação que busca criar novos parâmetros para a avaliação da aprendizagem com base na prática da Educação Integral e transformadora, com vistas a garantir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4). Com duração prevista de 10 anos (2020 a 2030), o programa envolve, ao todo, 1.000 organizações educativas, sendo 100 em cada um dos 10 países participantes. No Brasil, o primeiro ano de implementação – que foi em 2020 – contou com a participação de 42 municípios de 20 estados das 5 regiões do país. Os principais resultados do projeto em 2021 são: a mobilização e articulação de 123 organizações educativas do programa; a formação a distância de 269 cursistas – gestores(as), professores(as)/educadores(as), incluindo uma secretária municipal de Educação –; e a produção de conteúdos sobre o programa na plataforma Escolas2030.

  • O projeto Rotas e Redes Literárias (RRL), iniciativa da Fundação Vale, em parceria com secretarias estaduais e municipais de educação e a Cidade Escola Aprendiz, por meio do Centro de Referências em Educação Integral, tem como objetivo fortalecer o direito ao livro, leitura e literatura nas redes de ensino maranhenses.

    Para isso, professores(as), gestores(as), estudantes e membros das comunidades se envolvem diretamente na definição do mobiliário das Salas de Leitura, na escolha dos livros que serão adquiridos e na estruturação da gestão democrática dos espaços e das práticas de dinamização desse acervo. Além disso, o projeto mobiliza os diferentes atores locais em prol de um Território Leitor, fortalecendo as políticas públicas de leitura.

    Em 2021, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, a iniciativa atuou em 29 escolas de Ensino Médio dos municípios de São Luís, Bacabeira, Santa Rita e Arari, a partir da formação de 210 membros da comunidade escolar, entre estudantes, professores(as), diretores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as), equipes técnicas e demais representantes dos territórios. As unidades escolares receberam 10.944 livros literários e cerca de 217 móveis que compõem as Salas de Leitura.

    No município de Santa Rita (MA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto deu continuidade às ações que estão sendo implementadas desde 2019, ampliando o processo formativo em mediação de leitura para 80 professores(as) do Ensino Fundamental II. Os encontros mediados por Angela Kim, pedagoga e mestre em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem pela PUC-SP, totalizaram 40 horas de atividades com foco nos desafios para a formação de leitores nessa etapa de ensino.

    Na cidade de Açailândia (MA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Rotas e Redes Literárias atua na formação de gestores(as) e educadores(as) para qualificação das práticas de mediação de leitura e constituição do acervo literário em 19 escolas do Fundamental II. No distrito do Piquiá, as ações envolvem também a equipagem das Salas de Leitura de três escolas do território com mobiliário produzido por meio do apoio do arquiteto Rodrigo Mindlin. Em 2021, o principal resultado foi a formação de 94 professores(as).

  • #TerritóriosConectados – Conectividade, Cultura Digital e Educação Híbrida é uma iniciativa do Unicef realizada em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, por meio do Centro de Referências em Educação Integral, e Casa da Árvore, que tem como objetivo produzir estratégias didáticas de implementação da Educação Híbrida a partir da Educação Integral.

    Com participação de 40 unidades de ensino de 4 capitais brasileiras, o projeto prevê a qualificação das condições de conectividade e acesso digital das escolas, além do planejamento e formação das equipes de gestão, professores(as) e estudantes. Em 2021, o #TerritóriosConectados realizou um diagnóstico das condições de infraestrutura digital de cada escola e produziu uma trilha formativa que será percorrida pelos grupos participantes em 2022.

Especiais


Nossos especiais produzidos em 2021 reforçaram o papel da Educação Integral frente aos desafios vivenciados no contexto da pandemia de Covid-19. Com escolas, redes e territórios imersos em uma crise sem precedentes, acompanhamos de perto o agravamento das desigualdades e seus impactos na educação brasileira. Dentre os conteúdos produzidos, destacam-se os caminhos possíveis para se recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia.

  • Março

    Como parte da conclusão da formação sobre Educação Integral realizada pelo Centro de Referências em Educação Integral em parceria com a  a Secretaria de Estado da Educação da Bahia e o Instituto Anísio Teixeira (IAT), foi promovido um encontro no dia 30 de março com diretores(as), coordenadores(as) e membros da equipe técnica das escolas de tempo integral distribuídas nos Núcleos Territoriais de Educação da Bahia. O evento retomou a trajetória do curso e socializou as reflexões e produções dos(as) participantes referentes aos temas propostos ao longo dos sete módulos formativos. As produções dos(as) cursistas serão sistematizadas e disponibilizadas à equipe da Secretaria de Educação, como forma de subsidiar a política de expansão das escolas de tempo integral no estado. Saiba mais sobre essa formação.

  • Maio

    Com o tema “Currículo no território: como pensar os processos de ensino aprendizagem neste contexto”, a terceira aula do curso de extensão “Escola para Educação Integral em tempos de pandemia e pós-pandemia”, realizada dia 18 de maio, teve em sua programação a participação da diretora do Aprendiz, Natacha Costa, além da coordenadora pedagógica da EMEI Monteiro Lobato, Dilma Ângela da Silva, como palestrantes; e do diretor da EMEF Infante Dom Henrique, Cláudio Marques Neto, como mediador. Promovido pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo em parceria com o Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora (Feice) e a Faculdade de Educação da USP (FEUSP), o curso foi composto por oito encontros formativos virtuais direcionados para professores(as) das redes públicas de ensino, gestores(as) de serviços públicos, integrantes de organizações da sociedade civil, estudantes e pessoas interessadas em geral. Assista aqui à terceira aula.

  • Junho

    Com o objetivo de aprofundar reflexões sobre como a implementação de políticas fundamentadas pela Educação Integral podem mitigar os impactos do contexto que vivemos e como gestores de secretarias de Educação e dirigentes escolares podem apoiar esse processo, aconteceu no dia 22 de junho o Seminário “Escola: Equipamento Público para Garantia de Direitos”. Realizado pelo Centro de Referências em Educação Integral, em parceria com a Porticus, a Comunidade Educativa CEDAC e as seccionais da Undime do Amapá, Amazonas e Maranhão, o seminário faz parte da implementação nesses estados do projeto Educação Integral na Amazônia. Entre os convidados estava a diretora da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, que falou sobre o tema “Como os postulados da Educação Integral endereçam respostas para a superação dos desafios da escola”. O evento online também teve em sua programação a participação de Anna Nascimento, gerente de programas na área de Educação Primária, Secundária e Técnico-Vocacional para a Porticus América Latina; Ítalo Dutra, chefe de Educação do Unicef Brasil; Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC; representantes das seccionais da Undime nos estados do Amapá, Amazonas e Maranhão; e Cleuza Repulho, consultora educacional. Assista aqui ao seminário.

  • Julho

    Em parceria com a Porticus e as seccionais da Undime do Amapá, Amazonas e Maranhão, o Centro de Referências em Educação Integral promoveu em 15 de julho um evento online com o tema “Desafios e perspectivas para a implementação do Novo Fundeb: caminhos para a construção de políticas públicas alinhadas à Educação Integral”. A iniciativa faz parte da implementação nesses estados do projeto Educação Integral na Amazônia. Participaram do encontro os secretários municipais de Educação dos 33 municípios abrangidos pelo projeto e toda equipe de formação, além dos convidados palestrantes – Carlos Eduardo Sanches, consultor educacional que já foi presidente da Undime Nacional e do Conselho Nacional do Fundeb, e Cleuza Repulho, consultora estratégica do Educação Integral na Amazônia e também ex-presidente da Undime. Confira aqui.

  • Agosto

    Com o tema “Contexto de crise e o direito à Educação”, aconteceu, nos dias 11, 20 e 25 de agosto, o 7º Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI). Totalmente online e gratuita, a edição de 2021 foi composta por oficinas e debates para aprofundar as discussões sobre Educação Integral, garantia do direito à Educação, busca de soluções colaborativas frente aos desafios da pandemia, retomada das atividades presenciais, práticas curriculares integradas, entre outros assuntos. “Para que o direito à Educação possa se efetivar, é fundamental que os demais direitos sejam garantidos de forma a que todas(os) possam estar na escola, aprender e se desenvolver integralmente”, disse Natacha Costa, diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, na abertura do evento.

    Promovido desde 2015, o SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com o apoio da SM Educação e com a parceria do Centro de Referências em Educação Integral, Alana, Comunidade Educativa CEDAC, Cenpec , CIEDS, Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Tomie Ohtake e SESC.

    Mesa – 11/08 | A atuação intersetorial no enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia

    Assista

    Mesa – 20/08 | Políticas públicas e a garantia da aprendizagem

    Assista

    Mesa – 25/08 | Clima escolar e a saúde emocional da comunidade em contexto de crise

    Assista

  • Setembro

    O Centro de Referências em Educação Integral, por meio do programa ACESSE (Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI), promoveu em 28 de setembro uma roda de conversa sobre “Práticas Pedagógicas no Ensino Médio: estratégias de articulação das áreas do conhecimento”. Com mediação de Maria Antonia Goulart, o evento online contou com a presença de Helbert Nascimento, professor de Ensino Médio da Rede SESI; e de Regina Pinto de Carvalho, pesquisadora e autora do livro “Inhotim na visão da Física – Leituras Complementares para o Ensino Médio”.

  • Outubro

    Na segunda quinzena de outubro, o Centro de Referências em Educação Integral exibiu ao longo de três semanas uma nova edição do #ReviravoltaDaEscolaPergunta. Dessa vez, a série de conteúdos abordou as estratégias inegociáveis para a garantia do direito à educação no retorno presencial das escolas. Por meio de matérias especiais e vídeos de conversas com especialistas convidados, sob mediação de Natacha Costa, diretora-executiva do Aprendiz, foram levantados questionamentos e reflexões sobre aprendizagem na pandemia, a importância do PPP para estruturar caminhos no contexto de crise e as potencialidades e limites do ensino híbrido.

    Confira as entrevistas na íntegra:
    Faz sentido pensar em perdas irreparáveis na aprendizagem durante a pandemia?

    Como o PPP da escola estrutura caminhos no contexto de crise?

    Ensino híbrido: quais suas potencialidades e limites?

  • Novembro

    Nos dias 11 e 12 de novembro, o projeto Rotas e Redes Literárias, uma iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão e a Cidade Escola Aprendiz, inaugurou as Salas de Leitura em seis escolas estaduais de Ensino Médio, quatro no município de São Luís e duas em Bacabeira. Na ocasião, estiveram presentes as famílias de alguns dos homenageados que deram nome às salas. Ao todo, o projeto foi responsável em 2021 pela aquisição e doação de 6.142 livros literários, que beneficiaram 5.098 estudantes. Nessa ação, as comissões de cada escola foram contempladas pelo Prêmio Rotas e Redes Literárias, estratégia de fomento a projetos voltados para a leitura nos territórios. 

  • Fevereiro

    A diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, participou no dia 4 de fevereiro da Jornada Pedagógica Interativa Digital 2021 do Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Dra. Viviane Estrela Marques Rodella, localizado em Manaus (AM). No evento virtual direcionado para profissionais de educação do Cime, Natacha falou sobre o tema “Inovação e Educação Integral nas Infâncias”, como parte da Trajetória Pedagógica 2, com vivências de inspiração para inovação da Educação.

  • Março

    No dia 3 de março, aconteceu a aula inaugural do curso de aperfeiçoamento “Educação Integral, Integrada e Integradora: histórico, concepções, percepções, teorias e práticas”, que foi ministrada pela diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, a convite do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade (Nucorpo) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O evento, que foi online e aberto ao público, teve transmissão pelo canal Educação Integral – Brasil no YouTube. Assista aqui.

  • Março

    A diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, juntamente com as pedagogas Isa Maria Guará, Maria Elizabeth Machado e Denise Tealdi, participou no dia 3 de março de um debate virtual com o tema “Acolhimento e Educação Escolar: conexões necessárias”. Promovido pelo NECA – Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente, o evento marca o lançamento de cursos voltados para profissionais da área social, com foco na criança, no adolescente e em suas famílias. Assista aqui à live do evento.

  • Abril

    No dia 14 de abril, a diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, foi a especialista convidada no evento online “Educação Integral: concepção e práticas”, voltado para a comunidade escolar de Hortolândia, município da região metropolitana de Campinas (SP). O evento fez parte do Percurso de Webinários: “Educação na Rede”.

  • Abril

    “Vivências e estratégias metodológicas na perspectiva da Educação Integral” foi o tema da palestra ministrada, no dia 14 de abril, pela diretora-executiva do Aprendiz, Natacha Costa, na formação em Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Manaus.

  • Maio

    No dia 27 de maio, a diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, foi a entrevistada do educador João Paulo Almeida, da Vivescer, iniciativa do Instituto Península focada no desenvolvimento integral de professores, sobretudo da rede pública de ensino. Na live, transmitida pelo canal Vivescer TV no YouTube, Natacha falou sobre o tema “Como se preparar para a volta às aulas presenciais?”.

    Também em maio, no dia 29, a diretora do Aprendiz participou como palestrante convidada do 6º Encontro do Seminário Interdisciplinar 2021/1, da UNIALFA – Centro Universitário Alves Faria, instituição de ensino de Goiânia (GO). Com o tema “Pandemia: expectativas e desafios na vida social”, o evento contou com a presença também de Ivy Stela Silva, contadora de história e professora da Rede Municipal de Educação de Goiânia; e Pablo Araújo, psicólogo clínico, pós-graduando em Gestalt-terapia. O seminário foi online e fechado para a comunidade escolar da instituição de ensino.

  • Julho

    A 32ª Semana da Educação Professor Paulo Freire – “Percursos significativos em tempos singulares: um oceano de possibilidades”, promovida pela Secretaria de Educação de Santos (SP), teve em seu último dia de programação (21/07) a participação da diretora do Aprendiz, Natacha Costa e de Ana Paula de Pietri, formadora do Centro de Referências em Educação Integral. Elas ministraram a palestra “Educação Integral: concepção e práticas”, em que falaram sobre a concepção de Educação Integral e como as práticas curriculares, de avaliação e formação de profissionais podem se estruturar a partir de seus princípios.
     

    Assista às palestras:

    Educação Integral: concepção e práticas” por Natacha Costa

    Educação Integral: concepção e práticas” por Ana Paula de Pietri

  • Setembro

    A convite da Secretaria Municipal de Educação de Iraquara, município localizado na Bahia, o Centro de Referências em Educação Integral (CR) participou em setembro de uma formação online com os educadores que atuam na rede. O encontro integra uma série de três eventos ao longo do ano e teve por objetivo discutir o tema “Território Educativo e aprendizagem para além dos muros da escola: concepções teórico-práticas”. A formadora do CR Ana Paula de Pietri provocou os participantes a mapear os potenciais educativos do território, para que estes passem a ser referenciados na concepção e implementação de práticas pedagógicas promovidas nas salas de aula. A proposta é que, no próximo e último evento, eles possam socializar o mapeamento realizado, criando um banco de referências que sirva de apoio à implementação de práticas alinhadas à Educação Integral.

  • Setembro

    No dia 2 de setembro, aconteceu o encontro “Educação Integral e Transformadora: diálogos transversais”, promovido pelo Escolas2030 – programa global de pesquisa-ação que busca avaliar, desenvolver e disseminar boas práticas para a educação de qualidade de crianças e jovens, tendo como referência o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4). Com mediação da diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, o evento foi uma roda de conversa virtual que teve a presença de representantes de organizações educativas, redes de ensino, universidades e jovens. Eles discutiram e apresentaram boas práticas que já acontecem ao redor do país, além de apontar caminhos futuros para essa coaprendizagem. No Brasil, o Escolas2030 é implementado por meio de uma parceria entre AshokaFaculdade de Educação da USP (FEUSP) e Itaú Social; e conta com o apoio da Cidade Escola Aprendiz.

  • Outubro

    Em 20 e 21 de outubro, foi realizado o SESI Com@Ciência 2021 – Mostra de Conhecimento, Ciência, Inovação e Tecnologia. Promovido pelo Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (SESI-RS), a edição de 2021, que contou com palestras, oficinas e apresentações de projetos científicos, foi totalmente gratuita e online. Entre os especialistas convidados estava a diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, que falou no primeiro dia do evento sobre o tema “Educação Integral e cidade: o território como potencial educativo” .

  • Outubro

    A diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, integrou em 22 de outubro a mesa-redonda “A Educação Integral e a Integração Curricular: um diálogo necessário”. Também estiveram presentes: Diovane Resende, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (Nucorpo) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Rozicleide Carvalho, professora formadora e coordenadora do curso de pós-graduação de Educação Ambiental do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP/RN); e Nivânia Félix, professora da Escola Estadual de Tempo Integral Profª Ester Galvão (RN), que foi responsável pela mediação da conversa. O evento foi online e fez parte do 1º Circuito Formativo Estadual de Educação Integral em Tempo Integral (Cifeiti), promovido pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

Incidência


  • Centro de Referências defende ações para a garantia de direitos frente ao agravamento da pandemia

    Diante do cenário trágico para o direito à educação no Brasil provocado pela crise sanitária, no dia 9 de março, o Centro de Referências em Educação Integral (CR) divulgou uma carta com o seu posicionamento em defesa de ações para a garantia de direitos em meio ao agravamento da pandemia de Covid-19. Coordenado pela Cidade Escola Aprendiz em parceria com outras 16 organizações sociais, o CR promove, desde 2013, a pesquisa, o desenvolvimento metodológico, o aprimoramento e a difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para o fortalecimento da agenda de Educação Integral no país. Confira o posicionamento na íntegra.


  • #NãoÀEducaçãoDomiciliar: Aprendiz apoia ações contra a regulamentação do homeschooling no Brasil

    Por meio de um manifesto público, mais de 350 entidades, entre elas a Cidade Escola Aprendiz, se posicionaram em 21 de maio contra os projetos de educação domiciliar (homeschooling) que tramitam no Congresso Nacional, por acreditarem se tratar de um risco ao direito à Educação no país. Ainda, cobram a urgente retomada de investimentos nas escolas públicas. No dia 27 de maio, o Aprendiz também assinou a nota pública da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, manifestando, mais uma vez, seu posicionamento contrário à prática do homeschooling. Na nota, as organizações solicitam aos parlamentares que votem pela rejeição dos Projetos de Lei nº 3.179/2021 e 3.262/2019, em tramitação na Câmara, com vistas a manter a obrigatoriedade da educação escolar, como forma de preservar o papel do Estado e da sociedade brasileira na garantia de direitos e na proteção de crianças e adolescentes; e façam cumprir o artigo 227 da Constituição Federal, que determina a prioridade absoluta da infância e da adolescência para o projeto de país. Além disso, nos meses de maio e junho, o Aprendiz participou de tuitaços dizendo #NãoÀEducaçãoDomiciliar.

    Manifesto

    8 argumentos para dizer #NãoÀEducaçãoDomiciliar


  • Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva defende o direito à Educação de pessoas com deficiência nas escolas comuns em audiência pública do STF

    Membros da Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva, da qual a Cidade Escola Aprendiz faz parte, estiveram presentes na audiência pública convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos dias 23 e 24 de agosto, para debater sobre o Decreto 10.502, publicado pelo governo federal em setembro de 2020. Conhecido também como “Decreto da Exclusão”, esse ato normativo institui a nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE), que prevê a matrícula de crianças e adolescentes com deficiência em classes e instituições separadas dos demais estudantes. Uma medida que representa um enorme retrocesso na Educação brasileira, seguindo na contramão dos compromissos assumidos pelo país na Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, na Constituição Federal de 1988 e na Lei Brasileira de Inclusão. Conheça aqui o posicionamento do Centro de Referências em Educação Integral em defesa da Educação Inclusiva.


  • PEC 13/2021: Centro de Referências se posiciona em defesa do financiamento da educação pública no país

    O Centro de Referências em Educação Integral (CR) – programa coordenado pela Cidade Escola Aprendiz em parceria com organizações sociais do campo da educação – alertou, no dia 20 de agosto de 2021, para o risco de desmonte por completo do sistema educacional nos próximos anos que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2021 impõe ao país. Em debate no Senado na época, a proposta desobriga União, estados, Distrito Federal e municípios da aplicação dos percentuais mínimos dedicados à educação, no exercício 2020, em razão do desequilíbrio fiscal provocado pela pandemia de Covid-19. Diante desse cenário, o Centro de Referências reconheceu o momento crítico do contexto social e econômico que o país vive em decorrência da pandemia, assim como os enormes desafios enfrentados pelos gestores públicos – em particular, os municípios de pequeno porte, que sofrem com a escassez de recursos financeiros. Também se solidarizou com os esforços das administrações públicas pautadas pelo compromisso ético, republicano e democrático em efetivar direitos nesse contexto extremamente desafiador. No entanto, entendeu que era necessário que o Estado assegurasse meios para que fosse cumprido o que está determinado no artigo 69 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96). Confira o posicionamento do CR na íntegra.


  • Centro de Referências em Educação Integral lança posicionamento sobre o direito à educação no contexto da pandemia

    Tendo em vista a avaliação de que muitas famílias vêm sofrendo impactos significativos sobre suas condições socioeconômicas devido ao agravamento da pobreza, do desemprego e da insegurança alimentar, o Centro de Referências em Educação Integral elaborou no mês de novembro de 2021 um documento com recomendações necessárias para o retorno presencial de todas(os) as(os) estudantes, em especial atenção àqueles em contextos de alta vulnerabilidade social. O documento foi enviado aos líderes das comissões que se debruçam sobre o tema da educação no Senado, na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Entre os 12 pontos destacados, que devem ser observados para que não se constituam fatores de exclusão no âmbito das políticas educacionais, estão: materiais escolares; transporte; condições sanitárias do ambiente escolar; vacinação; busca ativa; acolhimento sensível às experiências individuais e familiares de estudantes e profissionais durante a pandemia. Garantir tais condições é garantir o direito à educação de todas(os).


  • Campanha #BoraPraEscola

    Cerca de 50 organizações e redes de todo Brasil se articularam em torno da campanha “Bora pra Escola!”, uma iniciativa que tem como objetivo mobilizar famílias, estudantes e comunidades escolares para a importância do direito à educação. Lançada em novembro de 2021, às vésperas da reabertura das matrículas, a campanha buscou fortalecer o diálogo com a sociedade acerca da importância de se garantir acesso e permanência qualificada de crianças e adolescentes na escola.

    Apresentando um conjunto de recursos e ações necessários para que os(as) estudantes pudessem retornar de forma segura às escolas, as estratégias de comunicação também contemplaram disparos de peças gráficas por WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter. Entre as instituições envolvidas na campanha, estiveram a Cidade Escola Aprendiz, Instituto Alana, Redes da Maré, Cenpec, Avante, Flacso Brasil, Instituto Rodrigo Mendes e Oi Futuro.