Aluno Presente

O Programa Aluno Presente desenvolve uma metodologia intersetorial para a garantia do direito à educação e à proteção social de crianças e adolescentes.

De 2013 a 2020, o programa se expandiu para mais de 40 municípios nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Pará e Espírito Santo, contribuindo para a identificação de um total de 44.756 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos em situação de exclusão escolar, assim como para a (re)matrícula de 29.299 deles em diferentes municípios brasileiros.

Em 2021, por meio do projeto Territórios em Rede, o Aluno Presente se expandiu para mais nove cidades, cinco no estado do Pará e quatro em Minas Gerais, com o objetivo de identificar e reinserir na escola crianças e adolescentes de 4 a 17 anos.

Além da busca ativa, o programa fomenta que os agentes dos territórios possam desenvolver estratégias e políticas de prevenção e enfrentamento à exclusão escolar, criando condições para que estudantes e famílias vulnerabilizadas tenham seus direitos efetivados.

municípios

atendidos

crianças e adolescentes

inseridos

acompanhamentos

crianças e adolescentes

identificados

visitas

domiciliares

Projetos

• O projeto Territórios em Rede é uma iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e as prefeituras municipais, que atua na identificação e reinserção de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão, e também no desenvolvimento de ações intersetoriais voltadas para a garantia do direito à educação.

Por meio da articulação de setores governamentais e não governamentais, o projeto incentiva o desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas que contribuam para a
    garantia de direitos nos territórios. Desde 2020, o Territórios em Rede atua em Marabá (PA) e Serra (ES), onde 2.590 crianças já foram inseridas na escola. Além disso, 186 gestores(as), técnicos(as), agentes públicos(as) e profissionais das Estações de Conhecimento (EC) foram formados(as).

Nas cidades de Aimorés, Conselheiro Pena, Resplendor e Governador Valadares, localizadas em Minas Gerais, o projeto busca fortalecer o trabalho intersetorial para enfrentamento da evasão escolar. Em 2021, 65 crianças em situação de exclusão escolar ou em risco de evasão foram inseridas na escola.

No Pará, em Bom Jesus do Tocantins, Eldorado dos Carajás, Canaã dos Carajás e Parauapebas foram realizados diagnósticos dos desafios locais. O início do trabalho de campo para a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão está previsto para iniciar em 2022.

• O projeto Territórios Educativos, iniciativa da Fundação Vale, em parceria com o Aprendiz, é realizado na cidade de Marabá, no Pará, e tem como foco a ampliação de oportunidades educativas para crianças e adolescentes do município que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social. Além de acompanhar e mediar as questões familiares, o projeto desenvolve ações formativas que articulam Tecnologia, Arte, Cultura e Esporte com 63 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos.

A iniciativa-piloto no município articula os agentes da rede de proteção, bem como as políticas públicas locais, para fortalecer a proteção integral dos educandos. Dentre as estratégias implementadas em 2021, o Territórios Educativos articulou empresas para promover a inserção produtiva protegida dos adolescentes, por meio da Lei da Aprendizagem.

Com continuidade prevista para 2022, o projeto deve fortalecer a parceria estratégica com a Estação Conhecimento de Marabá e dar continuidade às ações socioeducativas que realiza.

• A Cidade Escola Aprendiz participou do primeiro dia do webinário “Trabalho infantil não é brincadeira!”, realizado de 26 a 28 de abril pela Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários da Prefeitura Municipal de Marabá, no Pará. O Aprendiz foi representado pela doutora em Ciências Sociais e gestora estratégica dos projetos do Programa Aluno Presente, Julia Ventura, que ministrou uma palestra com o tema “Relação da evasão escolar X trabalho infantil”. A programação contou também com a presença da gestora do projeto Criança Livre de Trabalho Infantil, Bruna Ribeiro, que falou acerca do tema “Panorama e mitos sobre trabalho infantil”. Assista aqui às palestras que abriram o webinário.