Incidência | Agenda Nacional de Educação Integral
Como forma de recolocar a agenda de Educação Integral, em 2022 a Cidade Escola Aprendiz, por meio do Centro de Referências em Educação Integral e do Observatório Nacional de Educação Integral/UFBA, contribuiu para três importantes eventos de incidência no debate nacional:
- Proposição de atividade no Fórum Nacional Popular de Educação com a produção de um Manifesto.
- Realização do Seminário Nacional de Educação Integral em Diadema.
- Proposição da Carta de Educação Integral, Pública e Democrática ao então recém-eleito presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que contou com a subscrição de algumas das principais entidades do campo educacional.
A partir dessas atividades, desde a transição de governo, o Aprendiz vem dialogando e colaborando com a afirmação da Educação Integral como agenda prioritária para o Ministério da Educação. Nesse sentido, trabalha em parceria com as demais organizações do Centro de Referências em Educação Integral e entidades do Observatório Nacional de Educação Integral/UFBA na construção de subsídios ao relatório produzido pela Comissão de Transição.
Esses subsídios foram apresentados em reunião presencial com a Comissão em Brasília. Como resultado, a comissão adotou a sugestão de que a Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Básica integrasse a Educação Integral no nome e nas suas competências, tornando-a transversal a todas as políticas. Essa proposta foi integralmente assimilada no relatório da Comissão de Transição e posteriormente aceita pelo ministro da Educação, Camilo Santana. A nova diretoria foi publicada em Diário Oficial, no dia 01 de janeiro de 2023, pelo presidente Lula.