Chega de Trabalho Infantil no Terminal Rodoviário da Barra Funda | São Paulo | SP

Em maio de 2022, a Cidade Escola Aprendiz, inspirada na metodologia Chega de Trabalho Infantil nos Shoppings Centers, inicia o projeto Chega de Trabalho Infantil no Terminal Rodoviário Barra Funda, com o financiamento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) e apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O projeto disponibilizou a equipe do Núcleo Social responsável pelo atendimento das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que frequentaram o espaço do terminal, uma vez que os orientadores sociais do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) não podem atuar no espaço por se tratar de um estabelecimento privado, apesar de ter acesso público.

Os(AS) educadores(as) do Núcleo Social atenderam as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e alta vulnerabilidade social de forma humanizada e acolhedora, no intuito de estabelecer vínculo e construir uma relação de confiança com o público atendido. É a partir dessa relação que se faz possível obter as informações necessárias para que as condições de atendimento sejam construídas junto às Supervisões de Assistência Social (SAS) e aos serviços, projetos e programas da Rede de Proteção Social do município, bem como de outros atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Paralelamente, foi desenvolvida uma campanha no espaço do terminal para alertar tanto passageiros quanto lojistas a respeito da metodologia e sensibilizá-los sobre a temática. A comunicação também pautava a importância de afastar as crianças e adolescentes do trabalho infantil ou do trabalho adolescente desprotegido. Para reforçar a mensagem, uma campanha pela erradicação do trabalho infantil na cidade de São Paulo, cujo mote era “Nenhum Lugar é Lugar de Trabalho Infantil”, foi desenvolvida nos canais de comunicação do Criança Livre de Trabalho Infantil.

topo