Apoio à inovação pedagógica | Escolas2030

Em parceria com a Ashoka e Faculdade de Educação da USP (FEUSP), o Escolas2030  é um programa global de pesquisa-ação que busca criar novos parâmetros para a avaliação da aprendizagem com base na prática da Educação Integral e transformadora, com vistas a garantir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4). Com duração prevista de 10 anos (2020 a 2030), o programa envolve, ao todo, 1.000 organizações educativas, sendo 100 em cada um dos 10 países participantes.

No Brasil, os principais resultados do projeto em 2022 são: a mobilização e articulação de 115 organizações educativas do programa e de 5 secretarias de educação parceiras; a formação a distância, por meio do curso de extensão universitária oferecido em parceria com a FEUSP, de 330 gestores(as), professores(as)/educadores(as), incluindo equipes das secretarias municipais de Educação; a participação no Fórum Global do Escolas2030 na Tanzânia; e a produção de conteúdos sobre o programa na plataforma Escolas2030.

Acompanham essas ações a publicação, em março de 2022, do relatório "Como organizações educativas inovam? Ideias e visões sobre as suas próprias práticas", resultado do trabalho investigativo de 29 organizações educativas escolares e não escolares que integram o Escolas2030. No segundo semestre, o programa lançou o documento "Recomendações para políticas públicas: condições para a oferta de uma educação de qualidade", baseado nos achados da pesquisa-ação do programa e cocriado com professores(as) e equipes de secretarias de Educação de todas as regiões do país.

Encerram as ações do ano o "Levantamento sobre avaliação em organizações educativas", material que  buscou constituir um retrato dos impactos das avaliações externas e produção de avaliações internas em instituições que se orientam pela Educação Integral e transformadora.

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