O Centro de Referências em Educação Integral (CR) promove, desde 2013, a pesquisa, o desenvolvimento metodológico, o aprimoramento e a difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para o fortalecimento da agenda de Educação Integral no Brasil. Para tanto, a iniciativa investe em incidência, mobilizando e articulando atores-chave, temas e fóruns estratégicos, apoiando as redes municipais e estaduais na formulação, avaliação e gestão de políticas de Educação Integral. O programa é coordenado pela Cidade Escola Aprendiz em parceria com o Instituto Alana, Itaú Social, Centro Integrado de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), Avante – Educação e Mobilização Social, Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Comunidade Educativa CEDAC), Cenários Pedagógicos, British Council, Instituto Rodrigo Mendes, MAIS – Movimento de Ação e Inovação Social, Fundação Vale, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Oi Futuro, Fundação SM, Fundação Gol de Letra, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e as consultoras Pilar Lacerda, Cristiana Berthoud e Cleuza Repulho. Além disso, o Centro de Referências em Educação Integral conta com a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Em 2022, o Centro de Referências em Educação Integral (CR) atuou de forma significativa em instâncias de incidência estratégica, especialmente em razão das eleições. A construção dessa agenda no debate público teve por objetivo pautar as discussões em torno das políticas públicas para a educação pública brasileira a partir dos postulados da Educação Integral e, por consequência, assegurar que ela se convertesse em pauta prioritária nas propostas dos(as) candidatos(as) presidenciáveis e na transição de governo.
Levando em consideração os impactos da pandemia nas escolas, a ausência de políticas de indução e fomento à Educação Integral nos últimos anos, assim como a ampliação das vulnerabilidades que atingem estudantes e suas famílias, o CR buscou contribuir estrategicamente com a construção de caminhos que possam endereçar tais desafios e ajudar a superar o atual quadro de violações de direitos no país.
Na esteira desse compromisso, a frente de desenvolvimento metodológico consolidou estratégias formativas que fornecem subsídios para a retomada das políticas indutoras da Educação Integral no Brasil, com projetos debruçados sobre temas como Educação Híbrida, Gestão Democrática e Participativa, Direito ao Livro, Leitura e Literatura, entre outros. Nesse âmbito, inserem-se ainda as referências criadas com mais de trinta municípios para apoiar a concepção e implementação de políticas de Educação Integral em territórios de comunidades tradicionais.
Por meio da plataforma e redes sociais do Programa, a produção de conteúdo chegou a mais de 3,5 milhões de pessoas com lives, artigos, reportagens e experiências de escolas, redes e territórios que materializam cotidianamente a Educação Integral em diferentes contextos. No segundo semestre, as eleições presidenciais e as propostas elaboradas pela rede de organizações articuladas a partir da Agenda 227 para a Educação foram destaques da audiência.
Acreditamos que os esforços empreendidos reafirmam a missão do Centro de Referências com a ampliação de políticas de Educação Integral que estejam comprometidas com a garantia de direitos e a democracia no país. Agradecemos aos parceiros e parceiras com quem tecemos juntos e juntas – e em rede – os avanços alcançados nesse ano.
Reverberando os impactos da pandemia, no primeiro semestre de 2022, o Centro de Referências apresentou o especial “Exclusão Escolar: estratégias de enfrentamento à exclusão escolar e garantia do direito à educação no Brasil”, a fim de apoiar redes e escolas a garantir o direito à Educação de crianças e adolescentes no contexto de reabertura das escolas. Como forma de compartilhar experiências e divulgar estratégias que podem apoiar educadores(as) e gestores(as) na prevenção e enfrentamento da exclusão escolar – fenômeno agravado pelo contexto da crise sanitária e econômica –, o especial dissemina conteúdos da campanha Bora pra Escola!, ações do projeto Territórios em Rede, e outras práticas de busca ativa escolar realizadas no país.
No segundo semestre, a plataforma lançou o especial “Eleições 2022: Educação no centro do debate”. Buscando colocar os direitos de crianças e adolescentes no foco do debate público e nos planos de governo dos(as) presidenciáveis, a série de reportagens analisa em profundidade as 10 propostas de Educação do “Plano País para a Infância e a Adolescência” criado pela Agenda 227, movimento apartidário que conta com a participação de mais de 300 organizações – entre elas a Cidade Escola Aprendiz – que trabalham pela garantia de direitos de crianças e adolescentes em suas múltiplas dimensões.
A série de lives sobre Educação e temas contemporâneos promovida pelo Centro de Referências em Educação Integral teve continuidade em 2022:
Hora do Intervalo inaugurou o ano com a convidada Aldineide de Queiroz, gestora da Escola Técnica Cícero Dias - NAVE Recife, que há 28 anos atua na área de Educação. A especialista conversou com o Centro de Referências sobre os desafios de implementação e as potências do Novo Ensino Médio. Assista aqui à live.
Qual a importância da educação escolar indígena? Quais são suas concepções e valores? Essas foram algumas das questões debatidas na Hora do Intervalo em março. Participaram dessa conversa Edson Kayapó Bepkro, doutor em Educação, ativista no movimento indígena, ambientalista e escritor premiado pela Unesco; e Jaciara Santos da Silva, mestranda em Línguas Indígenas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFAP, e professora de Ensino Fundamental 2 e Médio do povo Galibi-Marworno, na Escola Indígena Estadual Camilo Narciso, em Oiapoque (AP). Assista aqui à live.
O bate-papo online realizado no Dia da Educação (28/04) contou com a participação de Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e Débora Garofalo, coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP). O evento trouxe uma discussão sobre o contexto atual da Educação brasileira; os principais desafios, como a garantia do acesso, permanência e aprendizagem, e o enfrentamento ao trabalho infantil; além de práticas educativas bem-sucedidas. Assista aqui à live.
Hora do Intervalo abordou a ampliação das desigualdades estruturais no país a partir da crise sanitária, e o papel da Educação nesse contexto. Participaram a educadora Givânia Maria da Silva, membro-fundadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), e a cientista social Leticia Leobet, da área de Educação e Pesquisa da Geledés – Instituto da Mulher Negra. Assista aqui à live.
As especialistas convidadas Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, e Geisla Lima, professora alfabetizadora na Rede Municipal de Jundiaí (SP), falaram sobre as principais dificuldades da alfabetização na pandemia e como se tem trabalhado atualmente para promover aprendizagens. Assista aqui à live.
O bate-papo online de julho teve a participação de Paula Mendonça, assessora pedagógica do programa Criança e Natureza do Instituto Alana, e Drica Rocha, artista da dança, fisioterapeuta e educadora. Entre as questões discutidas acerca do tema da live, destacam-se: de que maneira o contato com a natureza promove o desenvolvimento integral; por que é dever da família, da escola e de toda a sociedade trabalhar para efetivar tal direito; e quais experiências podem ser interessantes de promover com as crianças e adolescentes. As convidadas também indicaram alguns materiais para apoiar a formação de professores(as), gestores(as) e famílias sobre o assunto. Assista aqui à live.
Por que colocar a Educação no centro do debate das Eleições 2022 pode ajudar a construir um país melhor para todo mundo? Esse foi o tema da Hora do Intervalo em agosto, que teve a participação de Giselle dos Anjos Santos, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), e Luiza Corrêa, do Instituto Rodrigo Mendes. As duas especialistas fazem parte do movimento Agenda 227. A conversa foi também um aquecimento para o lançamento do especial Eleições 2022: Educação no centro do debate do CR, que visa analisar em profundidade as dez propostas de Educação criadas pela Agenda 227. Assista aqui à live.
A conversa dessa edição da Hora do intervalo contou com a participação da socióloga Helena Singer, vice-presidente da Ashoka América Latina e coordenadora do Movimento de Inovação na Educação. Ela falou sobre qual é a Educação que faz sentido para as juventudes, o período da pandemia e do retorno presencial às escolas, a importância de ouvir crianças e jovens nas tomadas de decisões que vão da escola às políticas públicas, entre outras questões. Outro convidado para falar sobre o assunto foi Rian Santos, estudante, poeta e quilombola marajoara. Devido a problemas de conectividade, ele não pôde participar do debate, mas o CR realizou depois uma entrevista exclusiva com o jovem. Assista aqui à live.
Para interpretar o novo jogo de forças que se estabelece no Congresso Nacional com a eleição de 2022 de novos(as) parlamentares, qual o impacto para a Educação e o papel das escolas nesse contexto, a Hora do Intervalo recebeu Salomão Ximenes, professor do Bacharelado em Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC), e João Lucian Ferreira da Silva, professor da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará. Assista aqui à live.
O racismo ambiental é uma das dimensões do racismo estrutural e, portanto, outra frente a ser considerada pela Educação Antirracista nas escolas. Com o intuito de entender melhor o que é racismo ambiental e qual pode ser o papel das escolas em seu enfrentamento, a Hora do Intervalo debateu em novembro esse tema. Participaram dessa conversa Ana Sanches, assessora de Projetos no Instituto Pólis, e Givânia Maria da Silva, educadora quilombola e membro-fundadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). Assista aqui à live.