La Escuela Incluida: redes comunitarias para el cambio educativo

A diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, escreveu um artigo para o livro “La Escuela Incluida: redes comunitarias para el cambio educativo”, organizado por pesquisadores da Universitat Jaume I, na Espanha. A obra fala da origem e definição do conceito de "escuela incluida", bem como dos aspectos sociais, políticos e culturais derivados de sua implementação; apresenta ferramentas de pesquisa-ação participativa que facilitam a articulação de escolas democráticas e inclusivas com seu território; e traz exemplos inspiradores. No capítulo “A escola e a comunidade constroem juntas um bairro educador”, Natacha relata a experiência potente do Bairro Educador Heliópolis, em São Paulo.