Territórios em Rede | Serra (ES), Marabá (PA), Polo MG, Polo PA, Polo Cariacica (ES), Polo Itaguaí e Mangaratiba (RJ)

O projeto Territórios em Rede é uma iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e as prefeituras municipais, que atua na identificação e reinserção de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão, e também no desenvolvimento de ações intersetoriais voltadas para a garantia do direito à Educação.

Por meio da articulação de setores governamentais e não governamentais, o projeto incentiva o desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas que contribuam para a garantia de direitos nos territórios. Desde 2020, o Territórios em Rede atua em Marabá (PA) e Serra (ES), onde 2.941 crianças já foram inseridas na escola. Além disso, 186 gestores(as), técnicos(as), agentes públicos(as) e profissionais das Estações de Conhecimento (ECs) foram formados(as). Em 2022, o projeto entrou numa nova fase em Marabá e na Serra na qual as ações estão voltadas para a transferência da metodologia para o poder público municipal.

No sudeste do Pará, onde o projeto atua em Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Eldorado dos Carajás, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Tucumã e Ourilândia do Norte, foram inseridos 1.705 crianças e adolescentes nesse ano, acumulando um total de 5.065 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos inseridos nas escolas públicas locais.

Nas cidades de Aimorés, Conselheiro Pena, Resplendor, Governador Valadares e Tumiritinga, localizadas em Minas Gerais, o projeto busca fortalecer o trabalho intersetorial para enfrentamento da evasão escolar. Em 2022, 2.224 crianças e adolescentes em situação de exclusão escolar ou em risco de evasão foram inseridos na escola.

Em Mangaratiba e Itaguaí, no Rio de Janeiro, e Cariacica, no Espírito Santo, foram realizados diagnósticos dos desafios locais. O início do trabalho de campo para a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão está previsto para iniciar em 2023.

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