Laboratório Territórios | Instituto Tomie Ohtake

Como parte das ações do Prêmio Territórios, o Instituto Tomie Ohtake, em parceria técnica com a Cidade Escola Aprendiz, realizou, entre o dia 28 de maio e 25 de julho, o Laboratório Territórios: a Reviravolta da Escola. Esse espaço formativo, existente desde 2017, busca fomentar práticas de articulação da Escola com o Território.

No ano de 2022, o Laboratório Territórios teve como foco contribuir com educadoras e educadores de todo Brasil na ampliação de possibilidades para um retorno presencial das escolas que incorporasse aprendizados da pandemia, se comprometesse com o contexto de vida das crianças, adolescentes e jovens, e promovesse práticas pedagógicas alinhadas a esse contexto.

A proposta é que a sistematização de práticas pedagógicas de diversos territórios e contextos do Brasil ajude a mapear iniciativas e caminhos possíveis para se recriar a escola necessária para o nosso tempo, fortalecendo as redes de Educação e Territórios Educativos pelo Brasil.

As temáticas abordadas durante os cinco encontros partiram das dimensões propostas pelo 6º Prêmio e culminaram na criação de um portfólio. O Laboratório Territórios contou com a participação de 64 professoras e professores participantes (além de seis professores(as) convidados(as) como palestrantes), das cinco regiões do Brasil – com destaque para o elevado número de participantes das regiões Norte e Nordeste (49%). É importante ressaltar que os(as) participantes contemplam as diferentes modalidades de ensino – da Educação Infantil ao Ensino Médio, passando pela EJA, Educação Quilombola e Indígena, além do Ensino Técnico.

topo