Territórios em Rede l Instituto Tomie Ohtake l São Paulo l SP
Em 2023, o Instituto Tomie Ohtake, em parceria com o Programa Educação e Território, da Cidade Escola Aprendiz, reuniu educadores(as) e gestores(as) de escolas de São Paulo (SP), que tivessem sido contemplados(as) pelo Prêmio Territórios Tomie Ohtake em qualquer uma de suas edições entre 2016 e 2022, com o objetivo de revisitar os impactos e achados vividos após a premiação.
A iniciativa partiu da hipótese que os projetos de articulação escola e território premiados ajudam a compreender o que são territórios educativos, a partir de quais elementos e ações eles se estruturam e/ou se fortalecem, bem como quais condições e fatores garantem a sustentabilidade e continuidade de suas práticas.
O projeto se desenvolveu ao longo de cinco encontros-oficina na sede do Instituto Tomie Ohtake, entre os meses de abril e maio de 2023, com a participação de 13 escolas e 26 educadores(as) e um extenso trabalho de sistematização e organização do conhecimento produzido coletivamente em uma publicação.
O material produzido pretende disseminar as práticas desenvolvidas por essas escolas e transformar suas experiências em estímulo para outras unidades de ensino, redes e organizações. Intitulada “Territórios em rede: reflorestar o imaginário”, a publicação propõe um dispositivo de diálogo para auxiliar escolas, educadores(as) e suas comunidades a responder de forma coletiva à pergunta: “Como implementar ações para a construção de um Território Educativo?”.