Programa de Educação e Saúde da Fundação Vale – Frente de Combate à Exclusão Escolar | Polo Cariacica l ES
Tendo iniciado sua atuação no município de Cariacica (ES) no segundo semestre de 2022, o projeto desenvolveu ações importantes ao longo de 2023. O município formalizou, por meio de portaria, o Comitê Gestor Intersetorial, implementado inicialmente como uma instância de articulação intersetorial do projeto e formalizado para ser incorporado à política pública como um espaço de articulação entre as secretarias, para mobilização de ações visando o enfrentamento à exclusão escolar. A iniciativa também formou as equipes das secretarias de Educação dos dois municípios na plataforma de Busca Ativa Escolar do Unicef (Plataforma BAE). E ainda colaborou com a Gerência da Educação Cidadã de Cariacica na definição de estratégias de enfrentamento à exclusão escolar a partir da criação de Grêmios Estudantis, além de formar os Agentes de Integração atuantes no município e realizar visitas domiciliares conjuntas com eles.
No campo da Comunicação Comunitária, foram mobilizados carros de som para divulgação do período de matrículas; foi ao ar uma matéria na TV Gazeta do Espírito Santo sobre o desenvolvimento do projeto no município (confira a reportagem aqui); e a equipe participou do evento "Cariacica + Perto de Você" no decorrer de todos os meses, para divulgação do projeto e realização de cadastros. As ações do projeto seguem em curso ao longo de 2024.
O Territórios em Rede tem como objetivo fomentar o desenvolvimento social e territorial dos municípios a partir da agenda de enfrentamento da exclusão escolar. Iniciativa da Fundação Vale implementada pela Cidade Escola Aprendiz, esse projeto começou a ser realizado em 2020 nos municípios de Marabá (PA) e da Serra (ES), alcançando um total de 19 municípios de quatro estados ao final de 2023 (Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro). Sua metodologia dialoga com os principais atores e políticas públicas de cada região e se baseia em um conjunto de estratégias: diagnóstico socioterritorial, busca ativa, mobilização comunitária, articulação de agentes públicos e organizações da sociedade civil, articulação intersetorial, incidência pública, monitoramento, avaliação e sistematização de resultados.