Fortalecimento da gestão democrática e das práticas de participação social l Rotas e Redes Literárias | São Luís, Bacabeira, Santa Rita, Arari e Açailândia | MA

O projeto Rotas e Redes Literárias é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, por meio do Centro de Referências em Educação Integral (CR), secretarias municipais de Educação de Santa Rita e Açailândia e Secretaria Estadual de Educação do Maranhão –, que tem como objetivo promover o direito ao livro, leitura e literatura nas escolas públicas maranhenses. 

A partir da doação de mobiliário personalizado e renovação do acervo literário, o projeto desenvolve processos formativos que buscam ampliar o letramento literário dos(as) participantes, qualificar as práticas de mediação de leitura dos(as) professores(as) e incentivar a gestão democrática das Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares. A partir de estratégias participativas que articulam e mobilizam diferentes atores locais em prol de um Território Leitor, as ações visam ainda fortalecer as políticas públicas de leitura, atuando em consonância com a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE).

Ao longo de cinco anos, foi implementado esse projeto em escolas da Educação Básica do Maranhão. Comunidades, educadores(as), estudantes, gestores(as), dirigentes municipais e do Estado e profissionais da Educação foram mobilizados para cocriarem – de forma participativa – Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares. O CR apoiou a equipagem das escolas e fomentou a criação literária nos territórios. Cerca de 41.925 livros foram adquiridos para 175 escolas. Estima-se que 29.524 estudantes foram impactados pelo projeto, que em 2023 recebeu o Prêmio Ser Humano da ABRH Maranhão.

topo