O Programa Aluno Presente desenvolve uma metodologia intersetorial para a garantia do direito à Educação e proteção social de crianças e adolescentes. Ao longo de dez anos, de 2013 a 2023, o programa se expandiu para mais de 40 municípios nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Pará, Espírito Santo e Minas Gerais, contribuindo para a inclusão escolar de 44.085 crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos.
O projeto Territórios em Rede, que também compõe o programa, chegou ao seu terceiro ano de atuação alcançando 19 municípios de quatro estados (ES, MG, PA e RJ) em 2023. Ao todo, mais de 80 mil ações de acompanhamento foram realizadas, com ênfase nos serviços ligados à Educação, Saúde e Assistência Social. Em Marabá (PA) e Serra (ES), onde as atividades foram concluídas em dezembro, dois seminários celebraram as parcerias intersetoriais e a criação de políticas públicas que darão continuidade às ações desenvolvidas.
Além de elaborar estratégias e políticas de prevenção e enfrentamento à exclusão escolar, criando condições para que estudantes e famílias vulnerabilizadas tenham seus direitos efetivados, em 2023 o programa passou a implementar o projeto Redes de Cidadania. A iniciativa tem como objetivo desenvolver uma proposta metodológica que articule o trabalho de busca ativa, acompanhamento familiar e mobilização dos territórios para promover arranjos intersetoriais que assegurem a proteção integral de cerca de 1.080 famílias, em especial famílias monoparentais chefiadas por mulheres negras.
Um destaque dessa estratégia em 2023 foi o apoio à articulação em rede para a garantia de direitos de crianças e adolescentes, com a participação no Fórum Municipal de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua e Trabalho Infantil de Marabá (PA), iniciativa do Ministério Público do Pará que reúne equipes técnicas das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social; gestores(as) públicos(as); educadores(as) sociais; representantes de organizações da sociedade civil, das universidades locais e do sistema de justiça. O objetivo da instância é formular uma política pública municipal intersetorial que articule estratégias e ações de combate às violações de direitos desse público.