Série Cadernos FLACSO – nº 21 – Junho/2023 Desenvolvimento Integral e Educação Intercultural na América Latina – Orgs. Renata Montechiare e Amanda Marqui

A edição 21 da série Cadernos FLACSO traz um artigo escrito por Fernando Mendes, gestor do Centro de Referências em Educação Integral (CR), João Gabriel do Nascimento Nganga, consultor em Educação e Relações Étnico-Raciais, e Luana Maria Monteiro Campos, formadora na Cidade Escola Aprendiz, intitulado “O desenvolvimento integral como base para a formulação de políticas públicas com vistas a mitigar as iniquidades em territórios amazônicos”. 

No estudo, eles analisam os desafios encontrados na Amazônia brasileira para formular, implementar e avaliar políticas públicas que assegurem condições para o desenvolvimento integral dos sujeitos nas comunidades tradicionais dos estados do Amapá, Amazonas e Maranhão, em particular as indígenas e quilombolas, sobretudo no período da pandemia de Covid-19. 

A sistematização dos desafios e aprendizados nesse percurso de trabalho, junto às equipes no processo de se pensar a escola e as políticas públicas educacionais como indutoras da redução de desigualdades, foram possíveis por meio do estudo do caso do NÓS Iniciativa pela Educação Integral em Territórios Amazônicos, desenvolvido pelo CR em parceria com outras organizações.

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