II Seminário Nacional de Educação Integral | Salvador | BA

O início de setembro foi marcado pela segunda edição do Seminário Nacional de Educação Integral, promovido do dia 4 a 6 pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, Centro de Referências em Educação Integral (CR), Observatório Nacional de Educação Integral, Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada, Ministério da Educação (MEC), entre outras entidades. 

O seminário abriu com a mesa “Política Nacional de Educação Integral em Tempo Integral: aprendizagens históricas e perspectivas atuais”, que foi mediada pela diretora- geral do Aprendiz, Natacha Costa. “Precisamos redemocratizar ou democratizar pela primeira vez a sociedade brasileira e isso não vai acontecer sem a escola pública”, ressaltou. 

Ela também foi convidada para compor a mesa “Educação Integral, Currículo e o Projeto de Sociedade”, realizada no último dia do evento. Em sua fala, defendeu que a construção dos currículos escolares seja feita a partir das experiências e demandas concretas das escolas. “Não é modalidade (a Educação Integral), é uma concepção de qualidade que diz que as aprendizagens escolares precisam caminhar junto com o desenvolvimento integral dos sujeitos”, explicou, lembrando que o direito à aprendizagem e desenvolvimento integral é de todos e todas.

Confira o seminário aqui. 

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