Série Cadernos FLACSO – nº 21 – Junho/2023 Desenvolvimento Integral e Educação Intercultural na América Latina – Orgs. Renata Montechiare e Amanda Marqui
A edição 21 da série Cadernos FLACSO traz um artigo escrito por Fernando Mendes, gestor do Centro de Referências em Educação Integral (CR), João Gabriel do Nascimento Nganga, consultor em Educação e Relações Étnico-Raciais, e Luana Maria Monteiro Campos, formadora na Cidade Escola Aprendiz, intitulado “O desenvolvimento integral como base para a formulação de políticas públicas com vistas a mitigar as iniquidades em territórios amazônicos”.
No estudo, eles analisam os desafios encontrados na Amazônia brasileira para formular, implementar e avaliar políticas públicas que assegurem condições para o desenvolvimento integral dos sujeitos nas comunidades tradicionais dos estados do Amapá, Amazonas e Maranhão, em particular as indígenas e quilombolas, sobretudo no período da pandemia de Covid-19.
A sistematização dos desafios e aprendizados nesse percurso de trabalho, junto às equipes no processo de se pensar a escola e as políticas públicas educacionais como indutoras da redução de desigualdades, foram possíveis por meio do estudo do caso do NÓS – Iniciativa pela Educação Integral em Territórios Amazônicos, desenvolvido pelo CR em parceria com outras organizações.