Criança Livre de Trabalho Infantil l on-line
O Criança Livre de Trabalho Infantil, iniciativa desenvolvida pela Cidade Escola Aprendiz, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e com o apoio do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), é um projeto de enfrentamento ao trabalho infantil e de promoção dos direitos da criança e do adolescente. Desenvolvido desde 2016, o projeto nasceu com o nome de Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil, visando promover os direitos das crianças e dos adolescentes a partir da erradicação do trabalho infantil. Em 2021, a iniciativa passou por uma reforma editorial, mudando de nome (Criança Livre de Trabalho Infantil) e aproximando ao centro desse debate a Educação Antirracista.
Ao longo dos anos, o projeto vem disseminando o conhecimento produzido por meio de campanhas, matérias, reportagens especiais, fotojornalismo, colunas e materiais de apoio disponíveis no site e nas páginas das suas redes sociais – Facebook, Instagram, X (antigo Twitter) e YouTube. Assim, o Criança Livre de Trabalho Infantil busca desnaturalizar o trabalho infantil e promover a Educação Antirracista, articulando atores estratégicos, promovendo o engajamento da sociedade e influenciando políticas públicas (media advocacy).
Em 2023, o Criança Livre inaugurou seu canal no Spotify lançando o podcast Meninas Negras Livres do Trabalho Infantil Doméstico. Nesse mesmo ano, a Campanha do 12 de Junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi celebrada com a Ocupação das Redes, ação em que artistas e influenciadores(as) digitais divulgaram a causa em suas redes sociais. O projeto tem sido eficaz em pautar o debate público sobre a questão do trabalho infantil, tendo sido mencionado em mais de 20 veículos da imprensa nacional e internacional, como Folha de S.Paulo e G1, o jornal inglês The Sun. Além disso, apoiou a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS-SP) no desenvolvimento e implementação da campanha “Acredite em cada criança e adolescente”. A equipe do projeto também participou de palestras, destacadas na seção Eventos.