Redes de Cidadania | Marabá l PA
O projeto Redes de Cidadania, iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, em implementação na cidade de Marabá (PA), busca apoiar o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e suas famílias a partir de uma abordagem multidimensional e territorial. As ações propostas têm como centralidade o acompanhamento de cerca de mil famílias que em sua composição tenham crianças e/ou adolescentes, e visa apoiá-las para a superação da extrema pobreza, buscando impactar mais de 4 mil pessoas.
A proposta metodológica articula o trabalho de busca ativa, acompanhamento familiar e mobilização dos territórios para a promoção de arranjos intersetoriais que articulem políticas públicas de proteção social, enfrentamento à insegurança alimentar, saúde, educação, acesso ao trabalho e à renda, entre outras. Tais estratégias buscam impactar o desenvolvimento local e promover a autonomia e participação das comunidades, tendo como horizonte o reconhecimento da garantia de acesso aos diferentes direitos sociais por todos(as).
O projeto defende que o desafio de enfrentar a pobreza no Brasil, entendendo a multidimensionalidade e multiplicidade dos fenômenos que a produzem e dela decorrem, passa por garantir que crianças, adolescentes e suas famílias acessem condições dignas de vida, participem e mobilizem ativamente suas comunidades e tenham o direito à convivência familiar e coletiva assegurados na perspectiva de um viver solidário, coletivo, diverso e respeitoso.