Territórios em Rede | Polos ES, PA e MG
O projeto Territórios em Rede tem como objetivo fomentar o desenvolvimento social e territorial dos municípios a partir da agenda de enfrentamento da exclusão escolar. Iniciativa da Fundação Vale implementada pela Cidade Escola Aprendiz, o Territórios em Rede começou a ser realizado em 2020 nos municípios de Marabá (PA) e da Serra (ES), alcançando um total de 19 municípios, distribuídos em quatro estados (Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), ao final de 2023. Sua metodologia mobiliza os principais atores e políticas públicas de cada localidade em prol da identificação e (re)inserção de crianças de 4 a 17 anos na escola.
Por meio de Comitês Intersetoriais, o projeto incentiva a elaboração de uma política pública intersetorial que consolide estratégias permanentes de prevenção e enfrentamento da exclusão escolar. Em 2021, o projeto começou a ser desenvolvido nos municípios de Aimorés, Conselheiro Pena, Governador Valadares e Resplendor. A partir de 2022, incorporou também Tumiritinga, completando cinco municípios no Estado de Minas Gerais.
Em 2023, Aimorés, Conselheiro Pena, Resplendor e Tumiritinga assinaram decretos formalizando os Comitês Gestores Intersetoriais, implementados inicialmente como uma instância de articulação intersetorial do projeto e formalizados pelos municípios para serem incorporados à política pública como um espaço de articulação entre as secretarias, para mobilização de ações visando o enfrentamento à exclusão escolar.
O projeto promoveu a formação das equipes das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde e de Conselheiros Tutelares de Aimorés, Conselheiro Pena, Resplendor e Tumiritinga. Ainda nesse ano, foi gravado e lançado o vídeo institucional do projeto, com o registro da experiência. No segundo semestre de 2023, o trabalho de campo foi encerrado, tendo início a etapa de incidência política junto ao poder público local, que seguirá em curso no decorrer de 2024.