Plataforma Educação e Território l on-line
A Plataforma de Comunicação Educação e Território é voltada para educadores(as), gestores (as) públicos, ativistas e agentes das cidades interessados em traduzir a concepção de Territórios Educativos em práticas ou políticas. Vinculada às estratégias da organização voltadas à disseminação e incidência, a plataforma busca pautar o debate público com suas temáticas prioritárias, suscitando demanda social em torno da agenda.
Entre os conteúdos mais lidos na plataforma Educação e Território, destaca-se a matéria “Conselho Tutelar: 7 perguntas e respostas sobre as eleições 2023”, publicada em setembro. A reportagem abordou as eleições que viriam a acontecer em outubro em todo o país e conversou com Miriam Krenzinger, professora titular da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cofundadora do Observatório dos Conselhos; e Marcelo Nascimento, presidente da Associação Paulista de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares (APCT).
Outra matéria que resultou em um grande número de acessos no site foi “6 livros para discutir racismo no Brasil hoje”, de maio de 2023. O texto traz uma reflexão sobre a importância do letramento racial num país racista como o Brasil, indicando publicações recentes de Cida Bento, Silvio de Almeida, Muniz Sodré, Sueli Carneiro, Alessandra Devulsky e Hélio Santos.
Confira a lista dos conteúdos mais lidos na plataforma em 2023:
- Conselho Tutelar: 7 perguntas e respostas sobre as eleições 2023
- 6 livros para discutir racismo no Brasil hoje
- Por que casamentos infantis ainda são uma realidade no Brasil
- Quintais Brincantes: o que são e como criar espaços de brincar em sua comunidade
- Liberdade-África-Japão: mudança do nome de praça resgata memória negra de SP
- O que está em jogo com a revisão do Plano Diretor de São Paulo?
- Luta dos Povos Indígenas: 10 livros, filmes, séries e documentários para saber mais
- 6 comunicadores indígenas para conhecer e ampliar o olhar
- Sociedade precisa superar descaso com Conselhos Tutelares, afirma Miriam Krenzinger
- Nego Bispo (1959-2023): entenda a importância de Antônio Bispo dos Santos em 4 pontos