O Programa Educação e Território é uma iniciativa da Cidade Escola Aprendiz que, por meio de projetos e experiências voltadas à integração entre comunidades, organizações sociais, equipamentos públicos e escolas, apoia a constituição de Territórios Educativos e colabora para o desenvolvimento integral de todos e todas, em especial de crianças, adolescentes e jovens.
Reunindo os conhecimentos e metodologias concebidas a partir do Bairro-Escola, tecnologia social criada pelo Aprendiz e reconhecida mundialmente, o programa busca promover a concepção de Territórios Educativos em diferentes contextos de atuação pelo Brasil. Para isso, desenvolve processos formativos com agentes públicos, organizações sociais, culturais e comunitárias que buscam ampliar sua atuação educativa, intersetorial e em rede nos territórios. Através de sua plataforma e redes sociais, o programa dissemina conceitos, políticas e experiências em diálogo com Territórios Educativos, ampliando as referências nacionais e internacionais em torno do tema.
A iniciativa também articula e mobiliza atores-chave, redes e fóruns estratégicos para essa agenda no país. Para o Aprendiz, um Território Educativo é aquele que exerce um papel educador na vida de seus cidadãos e cidadãs. Nele, as diferentes políticas, espaços, tempos e atores se articulam e se conectam para garantir os direitos fundamentais da população e ampliar as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.
Fomento à atuação intersetorial e fortalecimento das redes de proteção – No Programa Suzano de Educação (PSE) foram consolidados resultados fundamentais para a estratégia de Participação Social. Entre eles, destacam-se o aumento da participação e engajamento das secretarias de Assistência, Saúde e Educação e o fortalecimento das redes de proteção locais. O PSE atuou na estruturação e fortalecimento de cinco Arranjos de Desenvolvimento da Educação em quatro estados (BA, ES, MA e MS). São 27 municípios de atuação direta, sendo 238 escolas beneficiárias – com gestores(as) escolares e professores(as) formados(as) ou em formação. Ao todo, foram 165 encontros realizados e 468 técnicos(as) da Educação, Saúde e Assistência Social participantes.
Articulação de agendas e parceiros nacionais – Pelo quinto ano consecutivo foi promovido, em parceria com Instituto Tomie Ohtake, o Laboratório Territórios – estratégia formativa do Prêmio Territórios que visa contribuir com educadores(as) no reconhecimento, estruturação e sistematização de práticas que articulam escolas e territórios, ampliando oportunidades educativas, valorizando saberes locais e fortalecendo a garantia de direitos de crianças, adolescentes, jovens e comunidades. Em 2023, o Laboratório se converteu em uma estratégia de mobilização para as inscrições no prêmio, articulando 25 instituições parceiras, das 5 regiões do país. Destaca-se o aumento em 223% no número de inscritos, totalizando 362 projetos.
Plataforma Educação e Território – Ampliação do alcance e destaques do conteúdo - crescimento expressivo das redes sociais – 130% no número de seguidores e 500% no alcance e interações –, ampliando a divulgação dos temas e agendas defendidas. A audiência da plataforma também cresceu, fruto da maior quantidade de conteúdos, diversidade de formatos e da integração entre o Educação e Território e o antigo Portal Aprendiz.