Metade dos jovens da Fundação Casa cumprem pena por trabalho no tráfico de drogas, aponta projeto
36
Projetos
realizados
24
deles continuam em execução em 2021
Atuação em
13 estados das
5 regiões do país:
AL, BA,
ES, CE, GO, MG,
MA, SP, SC, PE, RJ, PA e RS
13.756
pessoas impactadas
diretamente
7,5
milhões de sessões nos
sites
29,5
milhões de pessoas
alcançadas no Facebook
502
organizações
articuladas
8,8
milhões de
visualizações de páginas
210
mil conteúdos
compartilhados
Em 29 de maio, faleceu o fundador da Cidade Escola Aprendiz, o jornalista e educador Gilberto Dimenstein. Sonhando com uma cidade mais gentil, humana e inclusiva, Dimenstein criou o Portal Aprendiz, em 1997, que pouco depois deu origem à organização. Gilberto foi o idealizador da tecnologia social Bairro-escola, em que escola e cidade formam um espaço integrado de aprendizagem. O Bairro-escola é reconhecido pelo Unicef como modelo educacional a ser replicado mundialmente e é a raiz de todos os programas e projetos que a Cidade Escola Aprendiz desenvolve há 23 anos.
Gilberto Dimenstein, fundador da Cidade Escola Aprendiz
O Aprendiz é fruto de um sonho do Gilberto, que se tornou coletivo, de uma cidade humana e solidária.
Reafirmamos o seu compromisso em seguir nutrindo os sonhos e a esperança do mundo que ele ajudou a cultivar. Em sua homenagem, foi publicada uma matéria que resgata a história do Portal, revisitando as memórias da iniciativa e da contribuição de seu criador, que se dedicou a tornar a educação e os direitos humanos agendas prioritárias para a sociedade brasileira.
A publicação foi desenvolvida em parceria entre a Cidade Escola Aprendiz e a MOVE Social, com apoio do Itaú Social, e busca oferecer um referencial teórico-prático de avaliação para a Educação Integral no contexto brasileiro.
Em parceria com o British Council, e a colaboração de professores(as) da área, o 5º Caderno da coleção Currículo na Educação Integral oferece referências teóricas e práticas para a consolidação de subsídios à escrita curricular na área de Ciências Naturais e seus componentes, de forma coletiva e contextualizada, em cada rede de ensino. Nesse sentido, buscamos um ensino de Ciências Naturais que, ancorado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e orientado pelos princípios da Educação Integral, articule a construção de conhecimento com os saberes e potenciais educativos do território.
A elaboração do PPP foi o resultado de um trabalho coletivo e participativo do reconhecimento do território de Serra Grande. Contou com a contribuição das equipes técnicas, professores(as) e comunidade de Serra Grande, e equipe da Secretaria Municipal de Educação de Uruçuca (BA). Além do PPP completo, um documento mais resumido foi elaborado e disponibilizado para a comunidade, famílias e professores (as). Ele apresenta um mapa com os potenciais educativos de Serra Grande a partir dos eixos: Biodiversidade, Patrimônio Cultural e Saberes Locais.
Fruto de um ano de dedicação e trabalho da equipe, o documento do currículo organiza a oferta educativa da Estação Conhecimento Arari a partir dos programas de Cultura, Esporte Educacional e Multiletramento, entendendo-os em suas múltiplas potências e caminhos de abordagem. O conteúdo está ancorado em três eixos: o primeiro introduz a base teórica que fundamenta a atuação pedagógica da instituição, trazendo as estratégias e aprendizagens que orientam sua oferta educativa. O segundo traz uma versão resumida do Baú de Práticas Pedagógicas, com inspirações que visam apoiar o fazer cotidiano dos educadores(as). Já o terceiro, apresenta os instrumentos de gestão e pedagógicos desenvolvidos e implementados pelas equipes para garantir o pleno funcionamento da Estação Conhecimento.
O PPP do Centro de Educação Popular (CEDEP) é resultado de um intenso processo formativo de todos os seus colaboradores, marcando o fortalecimento da atuação da organização alinhada à Educação Integral e Território Educativo. Essa perspectiva resultou na reestruturação da oferta educativa a partir das demandas do território onde estão inseridos os educandos, e na consolidação de instâncias de participação e escuta para uma organização mais democrática.
O PPP apresenta parâmetros para as práticas educativas a serem desenvolvidas, assim como missão, visão e valores a serem assegurados pela Estação Conhecimento Brumadinho, em Minas Gerais. Tais resultados são frutos de um processo de formação mediado pela Cidade Escola Aprendiz a partir de uma iniciativa da Fundação Vale.
Este caderno foi produzido pela Cidade Escola Aprendiz, com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Organizado no âmbito das ações desenvolvidas pelo projeto Educação Integral para uma Cidade Educadora, implementado em São Paulo, entre 2019 e 2020, a publicação apresenta os principais conteúdos da formação realizada com cerca de 100 agentes socioeducativos da cidade. O objetivo é que os conteúdos reunidos no caderno possam inspirar agentes de diferentes territórios brasileiros a se comprometerem com o diálogo intersetorial e com a articulação de ações e políticas que venham a contribuir efetivamente para a superação das desigualdades.
As escolas têm um papel fundamental no combate ao trabalho infantil. Muitas vezes, é o professor quem identifica sinais como cansaço e baixo rendimento. Pensando nisso, em fevereiro de 2020, a Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil lançou este guia, que apresenta dicas de como identificar estudantes que sejam vítimas dessa violação. Além disso, ele traz a definição de trabalho infantil, suas causas e consequências. Por fim, disponibiliza cinco sugestões de atividades que podem ser aplicadas em sala de aula, visando a conscientização das crianças e das famílias. Os planos de aula foram realizados em parceria com o Canal Futura e contam com o apoio da “Cartilha Pedagógica – Pedra Papel Tesoura!”. Em junho do mesmo ano, a publicação recebeu uma atualização incorporando atividades online. Os roteiros de aula virtual foram propostos por Soraya Freire de Oliveira, professora do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Thomas Meirelles, de Manaus (AM).
A diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, participou da orelha do livro "Prêmio Territórios: ideias sobre educação integral e a relação escola território". Org. Felipe Arruda – 1 ed. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2020. Nessa mesma publicação, Raiana Ribeiro, coordenadora de Programas; Dayana Araújo, gestora de Projetos; e Marieta Colucci, formadora do Laboratório Territórios - ambas colaboradoras do Aprendiz – assinam o artigo "Cultura e Educação: tecendo territórios educativos" (localizado na pág.168 da publicação).
Cerca de 100 lideranças identificadas como expoentes nos campos de aprendizagem e bem-estar se reuniram, de 19 a 22 de fevereiro de 2020, em Delhi, na Índia, para desfrutar de um momento de cocriação e diálogo profundo. A diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, foi uma das convidadas desse grupo, composto por gestores educacionais, professores, educadores e lideranças de organizações sociais de cinco continentes. O evento, que se chama RoundGlass Learning Festival, foi realizado pela Fundação RoundGlass, cuja missão é inspirar a criação de novas experiências e ecossistemas de aprendizagem que estimulem as pessoas a viver uma vida consciente e conectada, contribuindo para o bem-estar pessoal, social e planetário. O grupo segue agora trabalhando a distância e planeja diversas estratégias e ações de curto, médio e longo prazos.