2023

Em 2023, a Cidade Escola Aprendiz celebrou 26 anos de atuação com grandes conquistas que marcaram a educação no Brasil. Por meio do Centro de Referências em Educação Integral (CR), a organização desempenhou um papel importante na retomada da agenda de Educação Integral, colaborando com o Ministério da Educação (MEC) na formulação da política Escola em Tempo Integral, o que resultou na efetivação de um milhão de novas matrículas nas redes de ensino em todo o país. Além disso, completou uma década de dedicação ao combate à exclusão escolar, reintegrando cerca de 45 mil crianças e adolescentes às escolas nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.

Outro marco significativo foi o desenvolvimento de um novo plano estratégico (2024-2026), focado na promoção da equidade racial, de gênero e territorial. Nesse processo, a organização integrou suas áreas de atuação – Educação Integral, Territórios Educativos e Proteção Integral de crianças e jovens – em uma abordagem sistêmica. Para reforçar esse compromisso, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) de Equidade Racial e de Gênero, responsável por elaborar, implementar e monitorar a Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional.

Além disso, a Cidade Escola Aprendiz foi reconhecida por suas contribuições aos Direitos Humanos, recebendo prêmios como o Prêmio Ser Humano da ABRH pelo projeto Rotas e Redes Literárias , que promove a leitura em escolas do Maranhão. Já na agenda de proteção integral, o projeto Criança Livre de Trabalho Infantil foi premiado com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, condecorando nossa estratégia de disseminação de conhecimento por meio da Comunicação para o Desenvolvimento, presente em todos os nossos programas.

A organização também apoiou a redação da Política Municipal de Atenção Integral a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua em São Paulo (Lei 17.923/23) e o programa Cidade Protetora. No âmbito do programa Educação e Território, a Cidade Escola Aprendiz atuou na estruturação e fortalecimento de cinco Arranjos de Desenvolvimento da Educação em quatro estados (BA, ES, MA e MS), além de utilizar suas plataformas de comunicação para disseminar conceitos, políticas e experiências, ampliando as referências sobre Territórios Educativos.