2011

Em comemoração aos 14 anos do Aprendiz, é realizado o Seminário Cidades Inteligentes. É lançado um site de compartilhamento de soluções inovadoras para as cidades, a fim de reunir ações de fortalecimento social por meio de mídias comunitárias mundo afora. Este site incuba o Catraca Livre, posteriormente criado pelo fundador do Aprendiz. Tem início assim a incubação dessas experiências nos Bairros-escola. O projeto Bairro Educador avança. A cidade do Rio de Janeiro desenvolve o Bairro-escola em 23 comunidades, envolvendo 96 escolas e 37 mil estudantes. Em São Paulo, os Bairros-escola no M’Boi Mirim, Barra Funda, Luz e Pinheiros criam estratégias para fortalecer redes educativas locais por meio das agências comunitárias de notícias – plataformas de formação de redes de comunicação criadas por pessoas que vivenciam os bairros, valendo-se das ferramentas e do aparato tecnológico acessível. Essas experiências foram sistematizadas no livro “Comunicação Comunitária” e discutidas no seminário.