2007

Tem início o Desafio Max, mais tarde chamado “Escola do Bairro Vila Madalena” – projeto do Aprendiz para combater a evasão escolar na E. E. Carlos Maximiliano Pereira dos Santos. Com um ano da iniciativa, o número de matrículas passa de 250 para 450, e a escola, que é de tempo integral, ganha o Teatro da Vila. O ator norte-americano e embaixador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Danny Glover visita a escola e o Aprendiz.

Em São Paulo, o projeto Escolas Irmãs – que promove oficinas de arte com alunos de escolas públicas – inicia aproximação com as comunidades do Fundão do Jardim Ângela. Surge o projeto Repórter Aprendiz, formação de jovens comunicadores nas escolas, que tem a metodologia reconhecida pelo MEC em 2013.

Ainda em 2007, o Bairro-escola começa a ganhar escala. É quando a metodologia é incluída no Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil e a implantação do Bairro-escola Nova Iguaçu (RJ) recebe apoio do Aprendiz. No mesmo ano, o Programa Escola Integrada, da Secretaria de Educação de Belo Horizonte (MG), recebe formações do Aprendiz. De 27 unidades escolares envolvidas em 2007, a iniciativa chega ao final de 2012 com 172, beneficiando 65 mil alunos da rede. É neste mesmo ano que foi realizada a formação de educadores comunitários no Programa Sorocaba: Cidade Saudável, Cidade Educadora, cuja metodologia é sistematizada e reconhecida pelo ITS Brasil em 2008.

A então primeira-dama estadunidense, Laura Bush, visita o Aprendiz em março. Quatro meses depois, Cidade Escola Aprendiz participa de uma mesa-redonda com o presidente americano George W. Bush, durante a Conferência das Américas da Casa Branca, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. O Programa Mais Educação é lançado e chegará em poucos anos a 64000 escolas em todos os municípios brasileiros efetivando a educação integral a partir da articulação entre o projeto pedagógico das escolas e seus territórios, ampliando e diversificando a oferta educativa aos estudantes que passam a ter atividades de música, dança, arte, esporte, meio-ambiente além de apoio pedagógico.