Sobre nós

A Cidade Escola Aprendiz é uma organização da sociedade civil que atua há 27 anos na promoção da Educação Integral e no desenvolvimento de Territórios Educativos com foco na  proteção integral de crianças, adolescentes e jovens – com especial atenção à efetivação do direito à educação e a uma infância livre do trabalho infantil e da pobreza extrema.  De forma transversal, as ações da organização são pautadas pelo compromisso com a promoção da equidade racial, de gênero e territorial.

Os cerca de 20 projetos desenvolvidos pela Cidade Escola Aprendiz atualmente estão organizados nos programas Centro de Referências em Educação Integral, Educação e Território, e Proteção Integral, como também na área de Comunicação para o Desenvolvimento.

Operando a partir de uma lógica sistêmica em 11 Estados do país, a organização elabora e desenvolve metodologias validadas em campo sempre em diálogo com agentes que atuam nas áreas afins aos temas. O conhecimento acumulado é disseminado por meio de formações para gestores, educadores, lideranças, agentes públicos e organizações da sociedade civil.

O Aprendiz também sistematiza iniciativas, produz e divulga materiais de referência sobre as temáticas trabalhadas, sobretudo, por meio de conteúdos jornalísticos e de campanhas de comunicação. A experiência adquirida com essa atuação permite que a organização contribua com a modelagem e implementação de políticas públicas de Educação e Direitos Humanos em todo o território nacional.

Da mesma forma, a Cidade Escola Aprendiz reconhece a fundamental importância do terceiro setor para a defesa de direitos no Brasil. Assim, busca colaborar com o desenvolvimento de outras organizações da sociedade civil, apoiando a elaboração e implementação de seus Projetos Político Pedagógicos (PPP), ou ainda  a comunicação de suas causas.

Todas essas iniciativas da organização trazem em seu DNA o Bairro-escola, tecnologia social criada pela organização desde 1997 que propõe um processo de aprendizagem compartilhada que aproxima e articula escolas, comunidades, organizações sociais, empresas e poder público. O objetivo é promover condições para o desenvolvimento integral de indivíduos e territórios, com especial atenção às crianças, adolescentes e jovens.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) reconheceu o Bairro-escola como modelo de Educação a ser replicado mundialmente, tornando-o referência para a formulação de políticas públicas de Educação Integral no Brasil. Nesse sentido, a organização baseia todas as suas iniciativas no trabalho em rede, reconhecendo as múltiplas identidades e envolvendo diferentes setores em processos participativos e colaborativos que visam uma transformação sistêmica a partir do enfrentamento das desigualdades raciais, sociais, de gênero e territoriais em todo o país.

A robustez de sua atuação rendeu ao Aprendiz prêmios como o de Inovação em Educação pelo World Innovation Summit for Education (WISE) como uma das 13 organizações mais inovadoras do mundo, Melhores Ongs (2018) e o reconhecimento do MEC de algumas das tecnologias sociais desenvolvidas pela organização.

Conheça outros prêmios conquistados pelo Aprendiz

Missão

Contribuir para o desenvolvimento dos sujeitos e suas comunidades por meio da promoção de experiências e políticas públicas orientadas por uma perspectiva integral da educação.

Visão

Que o Brasil garanta a todos os cidadãos, enquanto sujeitos de direitos e em especial a suas crianças e jovens, oportunidades de aprendizagem, expressão e participação ativa na sociedade em condições de igualdade e ao longo de toda vida.

Democracia

Conheça nossa história Conheça nossa equipe