Educação é um Direito: A experiência do projeto Territórios em Rede em Resplendor
Territórios em Rede
A sistematização da experiência do projeto Territórios em Rede – iniciativa da Fundação Vale realizada em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e prefeituras municipais – em Resplendor (MG), apresentada na publicação “Educação é um Direito: A experiência do projeto Territórios em Rede em Resplendor”, é resultado de um esforço coletivo que envolveu a coleta de depoimentos e registros documentais, além da organização de todo o conhecimento produzido a partir das ações do projeto em campo.
O objetivo é destacar o que foi, cuidadosamente, construído e vivenciado ao longo dessa experiência. Para isso, é apresentado o processo de cocriação de estratégias que operaram de forma integrada e intersetorial, com o propósito de promover a agenda de prevenção e enfrentamento da exclusão escolar em toda a comunidade de Resplendor.
Os registros consolidados nesse documento visam servir como referência para o desenvolvimento de políticas públicas que garantam o direito à Educação de crianças e adolescentes. A intenção é compartilhar dados e análises com outros municípios, a fim de fortalecer o combate à exclusão escolar em novos contextos, visto que esse fenômeno afeta todo o país.
Com uma meta inicial de 250 identificações, o número alcançado em Resplendor evidencia o grande desafio do combate à exclusão escolar enfrentado na região. Ao mesmo tempo, o projeto demonstrou sua capacidade de incidir, diretamente, no território: entre os identificados, 278 voltaram para a escola ou permaneceram nela, uma taxa de sucesso de 111%.