A comunicação é reconhecida como uma das principais ferramentas de transformação social e afirmação de direitos pela Cidade Escola Aprendiz. O conhecimento que produz há quase três décadas nas áreas de Educação e Direitos Humanos, com foco nas infâncias e juventudes, permite à organização elaborar conteúdos especializados, que dialogam diretamente com seus públicos-chave. 

A área de Comunicação para o Desenvolvimento (C4D) elabora estratégias de mobilização social, sensibilização, mídia advocacy e educomunicação, que fortalecem a agenda da Cidade Escola Aprendiz e apoiam as iniciativas de nossos parceiros, a partir de uma efetiva comunicação de suas causas. Entre as principais iniciativas, destacam-se produção de conteúdo para sites, redes sociais, reportagens, podcasts, campanhas de mídia, newsletters, ações de CRM, além de produtos off-line. 

Saiba mais sobre a C4D!
2
reconhecimentos recebidos em 2024
1.273.667
de pessoas impactadas nas redes sociais
1.420.408
de visualizações de páginas nos sites
997.516
de usuários(as) únicos(as) nos sites
56.627
visualizações de vídeos
673
streamings no Spotify

Em 2024, a área de Comunicação para o Desenvolvimento (C4D)  da Cidade Escola Aprendiz reafirmou seu compromisso de usar a comunicação como uma potente ferramenta de afirmação de direitos, conquistando importantes reconhecimentos. O podcast Meninas Negras Livres de Trabalho Infantil Doméstico recebeu o primeiro lugar no I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, na categoria Áudio – Eixo TST – Tribunal da Justiça Social. No ar desde novembro de 2023, o podcast — uma iniciativa do projeto Criança Livre de Trabalho Infantil, em parceria com o Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT/SP) — lançou luz sobre os fatores que tornam o trabalho infantil uma realidade brutal para tantas meninas negras, apontando a Educação Antirracista como caminho para a superação desse cenário.

A produção, dividida em três episódios, também recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo — reconhecimento que a organização conquista pelo terceiro ano consecutivo, reafirmando a força e a consistência de sua atuação. O alcance das mensagens e conteúdos produzidos tem se mostrado um vetor potente de transformação, capaz de sensibilizar públicos diversos, mobilizar comunidades escolares e fortalecer políticas públicas voltadas para a equidade.

Outro marco do ano foi a produção do “Guia Orientador para Professores”, desenvolvido em parceria com a produtora Gullane. Pensado para educadores e educadoras do Ensino Fundamental I, o material propõe atividades pedagógicas inspiradas na coprodução internacional que reinterpreta o dilúvio de Gênesis, dialogando com o disco e o livro “Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes. Mais uma vez, a comunicação se fez ponte entre arte, educação e transformação, reforçando o poder das narrativas para semear novos imaginários sociais.

Ouça o podcast Meninas Negras Livres do Trabalho Infantil Doméstico:

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