A comunicação é reconhecida como uma das principais ferramentas de transformação social e afirmação de direitos pela Cidade Escola Aprendiz. O conhecimento que produz há quase três décadas nas áreas de Educação e Direitos Humanos, com foco nas infâncias e juventudes, permite à organização elaborar conteúdos especializados, que dialogam diretamente com seus públicos-chave.
A área de Comunicação para o Desenvolvimento (C4D) elabora estratégias de mobilização social, sensibilização, mídia advocacy e educomunicação, que fortalecem a agenda da Cidade Escola Aprendiz e apoiam as iniciativas de nossos parceiros, a partir de uma efetiva comunicação de suas causas. Entre as principais iniciativas, destacam-se produção de conteúdo para sites, redes sociais, reportagens, podcasts, campanhas de mídia, newsletters, ações de CRM, além de produtos off-line.
Em 2024, a área de Comunicação para o Desenvolvimento (C4D) da Cidade Escola Aprendiz reafirmou seu compromisso de usar a comunicação como uma potente ferramenta de afirmação de direitos, conquistando importantes reconhecimentos. O podcast Meninas Negras Livres de Trabalho Infantil Doméstico recebeu o primeiro lugar no I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, na categoria Áudio – Eixo TST – Tribunal da Justiça Social. No ar desde novembro de 2023, o podcast — uma iniciativa do projeto Criança Livre de Trabalho Infantil, em parceria com o Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT/SP) — lançou luz sobre os fatores que tornam o trabalho infantil uma realidade brutal para tantas meninas negras, apontando a Educação Antirracista como caminho para a superação desse cenário.
A produção, dividida em três episódios, também recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo — reconhecimento que a organização conquista pelo terceiro ano consecutivo, reafirmando a força e a consistência de sua atuação. O alcance das mensagens e conteúdos produzidos tem se mostrado um vetor potente de transformação, capaz de sensibilizar públicos diversos, mobilizar comunidades escolares e fortalecer políticas públicas voltadas para a equidade.
Outro marco do ano foi a produção do “Guia Orientador para Professores”, desenvolvido em parceria com a produtora Gullane. Pensado para educadores e educadoras do Ensino Fundamental I, o material propõe atividades pedagógicas inspiradas na coprodução internacional que reinterpreta o dilúvio de Gênesis, dialogando com o disco e o livro “Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes. Mais uma vez, a comunicação se fez ponte entre arte, educação e transformação, reforçando o poder das narrativas para semear novos imaginários sociais.
Ouça o podcast Meninas Negras Livres do Trabalho Infantil Doméstico: