Revista E, SESC São Paulo, Março/2024

A edição de março de 2024 da Revista E, do SESC São Paulo, traz reflexões sobre a relação entre Educação Integral e Território, por meio dos artigos da coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Raquel Franzim, e da então diretora-geral da Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa. Para Raquel, o território é sempre o ponto de partida do desenvolvimento integral e da educação para a cidadania; e a escola, junto a outras instituições, cumpre o papel contemporâneo de promoção dos direitos e na prevenção às violências. 

Em seu artigo, Natacha busca explicar a diferença entre escola de tempo integral e Educação Integral, a partir do que dizem grandes pensadores e especialistas da Educação e experiências em escolas públicas de políticas formuladas e implementadas por educadores e educadoras no país. A então diretora-geral da Cidade Escola Aprendiz lembra ainda que “o reconhecimento da criança e do estudante – dos seus códigos, desafios e dos valores de sua comunidade – é algo fundamental para uma educação de qualidade”. Princípio esse que estrutura a concepção de Educação Integral.

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