Publicação no livro Teoria e Prática na Educação Vol. 3

Editora Autografia
Organizadora: ALVES, Lucineia 

Nesta obra de autoria coletiva, Bergman de Paula Pereira, Giulia Garuzi Luz e Helena Freire Weffort, colaboradoras da Cidade Escola Aprendiz na pesquisa-ação “Territórios Educativos e Educação Integral em Contexto de Crise: caminhos para a transformação de redes e escolas brasileiras”, desenvolvida em parceria com a Imaginable Futures, trazem suas primeiras reflexões e achados no artigo “Pesquisa-Ação em Educação Integral: experiências iniciais da implementação”

No artigo, é apresentado o percurso da pesquisa-ação, nascido de uma ampla escuta sobre os desafios e os caminhos da Educação Integral que redes e escolas enfrentam e criam durante a pandemia, passando pela cocriação e experimentação de hipóteses metodológicas que possam mobilizar transformações sistêmicas. A pesquisa-ação segue ao longo do ano de 2025 nos territórios de Soledade (RS) e Conceição da Barra (ES).

O livro, organizado por Lucineia Alves e composto por artigos de colaboradores, colaboradoras, professores e professoras da Educação Infantil à Pós-graduação de redes municipais e estaduais do Rio de Janeiro e de São Paulo, nos diversos componentes curriculares (disciplinas), está disponível para compra em livrarias on-line e no site da editora.

topo