Cuidado no Centro da Política: Política Nacional de Cuidados | Rio de Janeiro (RJ)

Construir uma agenda que tenha no centro das políticas públicas o trabalho do cuidado – atividade exercida no Brasil e no mundo, predominantemente, por mulheres e meninas negras que vivem em situação de pobreza. Esse foi o intuito do encontro que reuniu, em 19 de agosto, lideranças sociais, ativistas, pesquisadoras, representantes do governo federal e parlamentares, na sede da Open Society Foundations, na cidade do Rio de Janeiro. 

Promovido pelo Instituto Procomum, em parceria com a Casa Fluminense, Instituto Alziras e Puxadinho, o evento foi um espaço de diálogo e trocas que buscou refletir e debater sobre a Política e o Plano Nacional de Cuidados, além de dar visibilidade a experiências de cuidado comunitário e a estratégias legislativas municipais com esse foco. 

Participaram da iniciativa a diretora de Programas da Cidade Escola Aprendiz, Raiana Ribeiro, e Bianca Ramos, gestora estratégica do projeto Redes de Cidadania. Em Marabá, sudoeste do Pará, a organização atua diretamente com famílias monoparentais chefiadas por mulheres em situação de pobreza.

topo