Laboratório Territórios | Instituto Tomie Ohtake | São Paulo (SP) | Presencial e On-line

Desde 2017, a Cidade Escola Aprendiz tem contribuído para a realização do Laboratório Territórios, atividade que compõe as ações do Prêmio Territórios – iniciativa do Instituto Tomie Ohtake. Esse espaço formativo visa fomentar práticas que articulem a escola com o território, ampliando as oportunidades educativas por meio da valorização das culturas e saberes locais. A iniciativa busca apoiar educadores e educadoras de todo o Brasil na construção de uma educação contextualizada, sistematizando práticas pedagógicas de diferentes territórios e contextos brasileiros.
A atuação da Cidade Escola Aprendiz no Laboratório Territórios contempla a mobilização e formação de professores e professoras da rede municipal e profissionais da Educação, incentivando-os a identificar as potencialidades das ações socioambientais realizadas por meio da articulação escola-território. Nesse contexto, a organização tem atuado ativamente na aproximação de parceiros locais, mobilizando uma rede de organizações em torno do prêmio, como também na promoção de agendas educacionais que integrem as comunidades e territórios.
No ano de 2024, o projeto mobilizou 66 escolas em 24 estados brasileiros, com a formação de 129 pessoas, entre equipes técnicas de secretarias de Educação e formadores e formadoras de organizações sociais parceiras. Ao todo, o Prêmio Territórios recebeu 216 inscrições.