Formação de municípios para apoio à implementação da Política de Educação Integral | On-line

Com a participação de 180 profissionais de equipes técnicas de secretarias, professores e professoras, a formação teve como objetivo apoiar a implementação de políticas de Educação Integral em tempo integral em redes municipais de educação de cinco estados brasileiros – Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo.  

Realizada entre agosto de 2023 e julho de 2024, a trilha formativa de 216 horas de atividades síncronas e assíncronas aprofundou temáticas ao longo de quatro etapas: a primeira abordou a importância do diagnóstico para a implementação da política de Educação Integral com compromisso com a equidade; na segunda, foram discutidos os fundamentos da Educação Integral (concepção de Educação Integral, Educação Antirracista, Território Educativo, Currículo, Práticas Pedagógicas e Avaliação); na terceira, os participantes foram apresentados ao Material de Apoio à Formulação e Implementação de Políticas Municipais de Educação Integral em Tempo Integral”; enquanto na última etapa foram promovidas mentorias para apoiar os municípios na revisão, no monitoramento e na avaliação da política. 

A partir dos princípios discutidos no decorrer do processo formativo e com base nas políticas formuladas pelos municípios que aderiram ao Programa Escola em Tempo Integral, uma matriz de indicadores para a avaliação e o monitoramento da política foi elaborada e compartilhada com os municípios.

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