XI Seminário Nacional da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) | Belém (PA)

Desde 2023, a Cidade Escola Aprendiz integra a
comunidade de investigação sobre mudanças sistêmicas e avaliação participativa, ao lado de outras organizações da sociedade civil,
como Ashoka, CEERT, Ensina Brasil e Instituto Elos. Essa iniciativa da Imaginable Futures resultou na formação do Grupo de Investigação
sobre Mudanças Sistêmicas, cuja experiência culminou na apresentação pública de seus resultados durante o XI Seminário Nacional da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA), realizado em Belém (PA), entre 24 e 27 de junho de 2024.

A partir do tema “Avaliação: como integrar saberes para ver e agir rumo ao desenvolvimento sustentável”, o seminário visou promover discussões transdisciplinares sobre avaliação em várias áreas – como Educação, Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social –, visando práticas mais sustentáveis e inclusivas. 

Ao longo de três dias, especialistas dialogaram sobre avaliação de políticas públicas em diversos níveis em painéis temáticos e sessões paralelas. Também foram apresentados cerca de 50 trabalhos de diferentes formatos, como pesquisas avaliativas, ensaios e relatos de experiências.

Além disso, a comunidade de investigação também gerou a publicação de um estudo sobre análise causal participativa na avaliação, divulgado pela Causal Pathways Initiative em 2025, contribuindo significativamente para o avanço das mudanças sistêmicas no campo da educação brasileira.

 

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