Atuação sistêmica pelo direito à Educação
Em 2024, a Cidade Escola Aprendiz deu mais um passo na consolidação de sua atuação a partir de uma abordagem sistêmica pelo Direito à Educação, fortalecendo a articulação entre as agendas de Educação Integral, Territórios Educativos e Proteção Integral. A organização vem reorientando suas estratégias programáticas, institucionais e de incidência política com foco na superação das desigualdades estruturais que afetam, especialmente, populações e territórios historicamente vulnerabilizados. Com isso, ampliou sua presença em espaços decisórios, redes de articulação e territórios, atuando de forma intencional e integrada para transformar políticas públicas e práticas sociais.
Esse movimento foi impulsionado pelo novo ciclo de planejamento estratégico e pela criação de instâncias de governança dedicadas ao fortalecimento da equidade racial, de gênero e territorial como princípio transversal. Ao longo do ano, a organização aprofundou seu compromisso com a formação de lideranças, o aprimoramento de processos de gestão, a produção de conhecimento e a construção de metodologias que sustentam transformações duradouras no campo da educação e da garantia de direitos.
O impacto dessa abordagem também se expressou na disseminação de diretrizes, estudos, conteúdos e ferramentas que contribuíram para o avanço da Educação Integral Antirracista, a consolidação de territórios educativos, a intersetorialidade das políticas de proteção e a valorização de práticas pedagógicas contextualizadas e antirracistas.
Essa atuação vem sendo continuamente alimentada pelos achados da pesquisa “Territórios Educativos e Educação Integral em Contexto de Crise: caminhos para a transformação de redes e escolas brasileiras”, em curso nos municípios de Soledade (RS) e Conceição da Barra (ES), que, em 2024, completou mais um ano de aprofundamento e diálogo com as práticas em campo.
Da efetivação do direito à Educação Integral nas escolas e sistemas educacionais como um projeto territorializado compartilhado por todos.
Da efetivação de políticas públicas que garantam a proteção integral de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.
Da transformação das cidades e territórios em Territórios Educativos nos quais a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos sujeitos seja permanente.
"Foi por meio da pesquisa-ação que chegamos ao entendimento enquanto coletivo que o melhor caminho para a implementação de uma política de Educação Integral, à luz do percurso da pesquisa realizada, perpassa pela mobilização de uma comunidade intersetorial, de modo que todos os setores municipais de Soledade (RS) sejam protagonistas do movimento por transformação. Sem tirar da escola a sua responsabilidade na mobilização, esperamos a efetiva movimentação de todos os setores por uma educação engajada e integral."
Representantes do Laboratório de Pesquisa Mobilização para a Causa, Soledade (RS)