Na Cidade Escola Aprendiz, a comunicação é reconhecida como uma das principais ferramentas de desenvolvimento e transformação social. O conhecimento que produzimos há 22 anos nas áreas de Educação e Direitos Humanos, com foco na infância e juventude, nos permite elaborar conteúdos e estratégias para articular, mobilizar, engajar e influenciar políticas públicas (advocacy) de forma aprofundada e inovadora. A frente de Comunicação para o Desenvolvimento apoia organizações sociais, coletivos, movimentos e empresas a reforçarem seu posicionamento a partir de uma efetiva comunicação de suas causas.
Saiba mais sobre a Comunicação para o Desenvolvimento aqui.
Em 2018, a página do Facebook da Fundação Telefônica Vivo ultrapassou a marca de 1 milhão de seguidores, tornando-se uma referência no Terceiro Setor. Desde outubro de 2015, a Cidade Escola Aprendiz é responsável pela gestão e produção de conteúdo do site e das redes sociais da organização.
A Rede Peteca, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e o aplicativo de transporte Cabify, e com o apoio da Sociedade Amigos da Vila Madalena (Savima), desenvolveu no período da Copa do Mundo a campanha Copa sem Trabalho Infantil. O objetivo foi sensibilizar os donos e frequentadores de estabelecimentos de regiões boêmias da cidade de São Paulo sobre a forma indicada de proteger as crianças vítimas de trabalho infantil. A iniciativa ganhou repercussão em mais de 30 veículos de imprensa. As principais ações da campanha foram:
- Distribuição de 960 cartazes e 15 mil flyers por bares e centros comerciais durante os jogos.
- Facilitação do acesso ao campo de denúncias de trabalho infantil no SP 156, com destaque nas buscas no Google e no próprio portal.
- Mobilização e sensibilização de cerca de 700 orientadores socioeducativos responsáveis por busca ativa de casos de trabalho infantil em espaços públicos de São Paulo.
- Divulgação da hashtag #chegadetrabalhoinfantil como código promocional do Cabify, nos meses de junho e julho.
- Divulgação de vídeo na Arena Corinthians durante partida entre Corinthians e Santos, no dia 6 de junho, com público de 27 mil pessoas.
Durante a Fashion Week, na última semana de outubro, agentes da assistência social distribuíram cartilhas explicativas em oito escolas públicas de bairros com forte presença de confecções e mão de obra imigrante: Brás, Pari, Bom Retiro e Vila Guilherme, nas regiões central e norte de São Paulo. A estratégia foi atingir as famílias de imigrantes, de difícil acesso para a assistência, por meio dos alunos matriculados nessas escolas. Outro objetivo foi aproximar a assistência social da comunidade escolar, sensibilizando e capacitando educadores para identificar e informar casos de trabalho infantil. Para isso, a cartilha foi elaborada com a participação de coordenadores de CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) em cada um dos territórios.
A campanha teve grande alcance de mídia: foi mencionada em mais de 50 matérias impressas e online. Essa inserção foi responsável pelo recorde histórico de audiência do site da Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil: 84.598 usuários em outubro, alta de 237% em relação ao mesmo mês do ano anterior.