O programa Cidades Educadoras é uma iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz que por meio de projetos e experiências voltados à integração entre comunidades, escolas e territórios, fomenta a constituição de iniciativas e políticas públicas que promovam cidades orientadas para o desenvolvimento integral de todas e todos. A partir dos conhecimentos e metodologias acumulados nos 22 anos de atuação do Bairro-Escola, o Cidades Educadoras também desenvolve projetos que possam criar referências para a constituição de territórios educativos no país, além de identificar e apoiar políticas públicas que contribuam com seu fortalecimento.
Saiba mais sobre o Cidades Educadoras aqui.
A plataforma Currículo da Cidade Educadora é uma iniciativa da Cidade Escola Aprendiz que busca promover a cidade como Território Educativo. Organizado a partir do trabalho realizado durante dois anos em escolas do Butantã, Heliópolis e Fundão do Jardim Ângela, em São Paulo, a iniciativa mapeia potenciais educativos, visibiliza os saberes e a cultura local, e dissemina práticas pedagógicas que articulam escola e território. A plataforma digital é composta por práticas pedagógicas que articulam saberes locais e potenciais educativos, em prol da aprendizagem dos educandos e da transformação do território.
O Dia de Aprender Brincando é uma iniciativa global empreendida pela Unilever e a OMO, por meio do Project Dirt. No dia 17 de maio, em mais de 500 cidades espalhadas pelo território nacional, 1.746 escolas mobilizaram seus alunos para brincar e aprender fora da sala de aula. Essa foi a terceira edição da campanha, realizada no Brasil pela Cidade Escola Aprendiz. No total, mais de 1,7 milhão de crianças em mais de 110 países participaram da ação. Só no Brasil, 250.532 crianças brincaram e aprenderam ao ar livre.