Revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos das Estações de Conhecimento

O projeto prevê a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das Estações Conhecimento (EC) do Pará, localizadas nos municípios de Marabá e de Tucumã. A metodologia é baseada nas concepções de Educação Integral e Território Educativo, com o intuito de promover um processo formativo e a participação das equipes das instituições na redação do documento.

As Estações Conhecimento são iniciativas da Fundação Vale. Elas oferecem atividades que articulam educação, cultura e esporte para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Além disso, os equipamentos também atuam fortalecendo a proteção social de educandos (as) e suas famílias nos territórios.

Com apoio da Cidade Escola Aprendiz, por meio do Programa Educação e Território, os PPPs estão sendo reformulados. O foco está na qualificação das práticas de gestão e pedagógicas, na articulação da oferta socioeducativa com as comunidades do entorno, e no fortalecimento do trabalho intersetorial das ECs e de seu papel nas redes de proteção locais.

Ao todo, 96 profissionais participam do processo de cocriação. Este processo busca envolver educadores (as), gestores (as), assistentes sociais, psicólogos (as), nutricionistas, equipes de apoio e manutenção, entre outros (as). A metodologia envolve ainda a produção de materiais de apoio que visam aprofundar temas levantados durante as formações e apoiar a implementação cotidiana dos PPPs. Nesses municípios, as ECs elegeram a Inclusão e os Povos da Floresta como assuntos relevantes para sua atuação.

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