Territórios em Rede – Catas Altas (MG)
Iniciado em 2020, o projeto Territórios em Rede é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com o Aprendiz e as prefeituras municipais de 19 municípios dos Estados do Pará, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é identificar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão, promovendo, portanto, ações voltadas a garantir a inserção deste público na escola e o pleno direito à educação. Até dezembro de 2023, a equipe do projeto inseriu ou reinseriu cerca de 16 mil crianças e adolescentes na rede pública de ensino.
Além disso, os resultados gerais do projeto indicam o avanço na atuação de garantia do direito à educação. Nesse sentido, as equipes de campo obtêm tais conquistas a partir da busca ativa e por meio de um conjunto de estratégias complementares de mobilização social e articulação intersetorial com a sociedade civil e o poder público. Dessa forma, o projeto trabalha para consolidar caminhos de implementação de uma política pública permanente de prevenção e enfrentamento à exclusão escolar.
Os municípios de atuação do projeto Territórios em Rede são:
Minas Gerais: Aimorés, Catas Altas, Conselheiro Pena, Governador Valadares, Resplendor, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e Tumiritinga.
Pará: Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás, Parauapebas, Tucumã e Ourilândia do Norte. Em Marabá, o projeto foi finalizado em dezembro de 2023.Rio de Janeiro: Itaguaí e Mangaratiba.
Espírito Santo: Serra (finalizado em dezembro de 2023) e Cariacica.
Saiba mais no site e redes sociais do projeto:
Site: territoriosemrede.org.br
Facebook: @projetoterritoriosemrede/
YouTube: https://bit.ly/territoriosemrede
Instagram: @territoriosemrede