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Quadro orientador
Elemento-chave do objetivo: Conhecer as condições que possibilitam o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes | O que eu preciso saber para entender esse elemento? | Detalhamento | Detalhamento refinado | Métodos de pesquisa | Instrumentos de pesquisa | Fontes | Etapas |
Conhecer os agentes locais do território incluídos nos processos participativos | 1.1 Identificar e qualificar as instâncias de participação voltadas a crianças e jovens | Relação (lista) de instâncias de participação no território | Tipo de instânica de participação (conselho, colegiado, fórum) | Pesquisa documental na Internet e referências bibliográficas, contato telefônico para uma primeira identificação e entrevistas para completar e confirmar as informações previamente coletadas | Lista pré concebida com os tipos de instâncias de participação que podem existir para referência | Verificar fontes | Etapa 2 e 4 |
Objeto da instância de participação (políticas de assistência social, representação estudantil, participação, etc.) | Pesquisa documental na Internet e referências bibliográficas, contato telefônico para uma primeira identificação e entrevistas para completar e confirmar as informações previamente coletadas | Lista pré concebida com os tipos de objetos de participação que podem existir para referência | Verificar fontes | Etapa 2 e 4 | |||
Tempo de existência da instância de participação | Pesquisa documental na Internet e referências bibliográficas, contato telefônico para uma primeira identificação e entrevistas para completar e confirmar as informações previamente coletadas | Não é necessário | Verificar fontes | Etapa 2 e 4 | |||
Áreas representadas na instância de participação (educação, saúde, assitência social, cultura, segurança, esporte). | Pesquisa documental na Internet e referências bibliográficas, contato telefônico para uma primeira identificação e entrevistas para completar e confirmar as informações previamente coletadas | Lista pré concebida com as áreas que possam estar representadas para referência | Verificar fontes | Etapa 2 e 4 | |||
Território de abrangência da instância (bairro, escola, nacional, etc.) | Pesquisa documental na Internet e referências bibliográficas, contato telefônico para uma primeira identificação e entrevistas para completar e confirmar as informações previamente coletadas | Não é necessário | Verificar fontes | Etapa 2 e 4 | |||
1.2 Identificar a qualidade da participação nas instâncias de participação voltadas a crianças e jovens | Qualidade e envolvimento nas instâncias de participação | Local dos encontros | Entrevistas, análise de atas, observação | Roteiro de entrevista e roteiro de observação | Representante e participantes da instância de participação | Etapa 4 | |
Frequência dos encontros | Entrevistas, análise de atas, observação | Roteiro de entrevista e roteiro de observação | Representante e participantes da instância de participação | Etapa 4 | |||
Número de participantes | Entrevistas, análise de atas, observação | Roteiro de entrevista e roteiro de observação | Representante e participantes da instância de participação | Etapa 4 | |||
Composição geracional | Entrevistas, análise de atas, observação | Roteiro de entrevista e roteiro de observação | Representante e participantes da instância de participação | Etapa 4 | |||
Distribuição das falas (se existe alguém que centraliza, quem fala mais, etc.) | Entrevistas, análise de atas, observação | Roteiro de entrevista e roteiro de observação | Representante e participantes da instância de participação | Etapa 4 | |||
1.3 Identificar a integração interdisciplinar e intersertorial das instâncias de participação voltadas a crianças e jovens | Representatividade dos distintos setores na instância de participação | Composição interdisciplinar (área) e intersetorial (1, 2 3 setor), ou seja, número de oragnizações de cada área e de cada setor participantes | Entrevistas, análise de atas, observação | Roteiro de entrevista e roteiro de observação | Representante e participantes da instância de participação | Etapa 4 | |
1.4 Identificar as estratégias de publicização de pautas e atas das instâncias de participação voltadas a crianças e jovens identificadas | Formas de comunicação da instância(impressa, virtual, rádio, TV). | Números de: produtos de comunicação realizados pela instância; reprodução destes; acessos (internet), distribuição (papel), audiência (rádio e TV). | Entrevistas, análise de atas, observação | Roteiro de entrevista e roteiro de observação | Representante e participantes da instância de participação | Etapa 4 | |
Conhecer as condições das escolas para o desenvolvimento integral | 2.1 Conhecer/realizar um perfil básico das escolas, seus estudantes e as famílias destes | Níveis de ensino da escola | Fundamental I, II, Ensino Médio (Supletivo, EJA, Técnico) | Levantamento em base de dados | Roteiro de como coletar os dados | Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Cadastro da Secretaria Estadual de São Paulo, Data Escola Brasil | Etapa 3 |
Turno escolar | Em quantos turnos funciona a escola e como (tempo integral/parcial) | Levantamento em base de dados | Roteiro de como coletar os dados | Se for municipal, Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo | Etapa 3 | ||
Matrículas e distribuição de turmas/turnos | Matrículas, matrículas por série e quantidade de turmas por turno escolar | Levantamento em base de dados | Roteiro de como coletar os dados | Se for municipal, Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo | Etapa 3 | ||
Condições da estrutura física da escola | Capacidade física da escola em relação ao número de alunos (superlotação/subaproveitamento) | Levantamento em base de dados | Roteiro de como coletar os dados | Verificar onde podem estar essas informações – Ver se existe essa informação na Secretaria Estadual de Educação | Etapa 3 | ||
Existência de quadras, pátios equipamentos esportivos, biblioteca, laboratórios (de ciências/de informática), cantina, refeitório e sala de professores | Levantamento em base de dados | Roteiro de como coletar os dados | Se for municipal, Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo | Etapa 3 | |||
Estado de conservação da escola e iluminação (acessebilidade, iluminação) | Observação | Roteiro de Observação na escola | Observação direta | Etapa 4 | |||
Condições da estrutura humana da escola (perfil da equipe escolar) | Número de pessoas que compõem a equipe escolar: professores, funcionários, coordenadores | Entrevista com secretaria da escola | Roteiro de entrevista para secretaria da escola | Responsável por secretaria da escola / diretor | Etapa 4 | ||
Tempo de trabalho da equipe na escola | |||||||
Tipo de contratação (concursado/não-concursado) dos componentes da equipe escolar | |||||||
Qualificação da equipe escolar (escolaridade, área de formação) | |||||||
Local de moradia dos membros da equipe escolar (bairros, região da cidade) | |||||||
Número de horas dos membros da equipe dedicados à escola | |||||||
Qualidade do processo de ensino e aprendizagem | Taxas de fluxo escolar (promoção, repetência e evasão) | Dados estatísticos secundários / Entrevista com secretaria da escola (verificar) | Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) | Responsável por secretaria da escola / diretor (verificar) | Etapa 3 ou 4 | ||
Taxas de rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) | Dados estatísticos secundários/ Entrevista com secretaria da escola (verificar) | Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) | Responsável por secretaria da escola / diretor (verificar) | Etapa 3 ou 4 | |||
Resultado Prova Brasil (anos disponíveis) | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | INEP | Etapa 3 ou 4 | |||
Resultado SAEB (anos disponíveis) | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | INEP | Etapa 3 | |||
Resultado SARESP (anos disponíveis) | Dados estatísticos secundários/ Entrevista com secretaria da escola (verificar) | Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) | Secretaria Estadual de Educacão de SP | Etapa 3 ou 4 | |||
Resultado das provas municipais equivalentes | Dados estatísticos secundários/ Entrevista com secretaria da escola (verificar) | Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) | Verificar | Etapa 3 ou 4 | |||
Proposta pedagógica: agrupamentos dos estudantes (Ex. séries, ciclos, projeto), tipos de avaliação, abordagem do conhecimento (disciplinar, interdisciplinar, transdisciliplinar ou transversal), pesquisas fora do espaço escolar (estudos do meio, roteiros culturais, passeios, excursões) | Entrevista com secretaria da escola | Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) | Responsável por secretaria da escola / diretor (verificar) | Etapa 4 | |||
Programas municipais, estaduais e federais dos quais a escola participa | |||||||
Perfil dos alunos da escola | Número de alunos da escola | Dados estatísticos secundários/ Entrevista com secretaria da escola (verificar) | Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) | Censo Escolar (verificar se há possibilidade) | Etapa 3 ou 4 | ||
Número de alunos da escola | |||||||
Distribuição dos alunos gênero | |||||||
Distribuição dos alunos por nacionalidade e etnia | |||||||
Local de residência dos alunos | |||||||
Perfil das famílias dos estudantes | Relação do estudante com o principal responsável pela família (pai, avó, vizinho, parente, etc.) | Entrevista secretaria da escola / Entrevistas com alunos por amostra | Questionários e roteiro de entrevistas | Responsável por secretaria da escola / diretor e alunos | Etapa 4 | ||
Composição familiar | |||||||
Nível educacional do responsável | |||||||
Ocupação do responsável | |||||||
Renda familiar | |||||||
Participação no Bolsa Familia e outros porgramas de transferência de renda | |||||||
2.2 Conhecer os mecanismos que fomentam processos democráticos na escola | Democratização dos espaços estratégicos de decisão | Como se dá a participação da comunidade escolar nas decisões da escola | Análise do Regimento Escolar / Análise de atas de reunião (reunião de professores, reunião de pais, grêmio, Conselho Escolar, APM) /Entrevistas com os diversos segmentos / Observação participante | Roteiro de entrevistas e observação | Diversos segmentos (definir) | Etapa 4 | |
Relação (lista) de instâncias que participam da construção do PPP | Quais instâncias participam dos encontros destinados à construção do projeto político pedagógico | Etapa 4 | |||||
2.3 Conhecer os fluxos de comunicação na escola | Divulgação dos encontros das instâncias de decisão (qualidade da comunicação) | Como se dá a divulgação e convocação dos encontros das instâncias de decisão na escola e quais são os meios utilizados | Entrevistas com os diversos segmentos | Roteiro para levantamento da comunicação na escola | Diversos segmentos (definir) | Etapa 4 | |
Meios comunicação existentes na escola | Quais espaços de comunicação existentes na escola, como os pais, comunidade, funcionários, alunos e professores da escola ficam sabendo do que acontece, como se comunicam entre si e com os diferentes segmentos. | Entrevistas com os diversos segmentos | Roteiro de levantamento da comunicação na escola | ||||
2.4 Conhecer como se dá a integração da escola com a rede da educação integral | História da escola | Época de construção, principais eventos e acontecimentos sobre a escola e sua relação com o território | Oficina com a comunidade escolar | Estrutura de oficina | Diversos segmentos (definir) | Etapa 4 | |
Relação da escola com 2 e 3 setores | Existência projetos em parceria com instituições da sociedade civil e empresas | Entrevista com secretaria da escola | Roteiro de entrevista com secretaria da escola | Responsável por secretaria da escola / diretor | Etapa 4 | ||
Relação da escola com a rede de proteção à criança e jovem | Como se dão os fluxos de diálogo e troca de informações entre a escola, o Conselho Tutelar, o Posto de Saúde e a Vara da Infância? | Entrevistas com direção da escola/ Rede de proteção e Observação | Roteiro de entrevista com secretaria da escola / Roteiro de entrevista com rede de proteção / roteiro para observação | Responsável por secretaria da escola / diretor / outros segmentos | Etapa 4 | ||
Abertura da escola para a comunidade e presença da comunidade na escola | Tempos e espaços da escola usados pela comunidade externa | Entrevistas com diretor/coordenador pedagógico, observação e oficinas com estudantes e equipe escolar | Roteiro de entrevista com secretaria da escola /Estrutura de oficina | Responsável por secretaria da escola / diretor /estudantes e equipe escolar | Etapa 4 | ||
Como se dá o diálogo e a troca de informações etnre a escola, as redes locais e as associações comunitárias e participação da escola nas instâncias locais de decisão. | Entrevistas com diretores da escola e membros da comunidade e observação participante | Roteiro de entrevista com secretaria da escola / Roteiro de entrevistas com membros da comunidade/ roteiro para observação | Responsável por secretaria da escola / diretor /estudantes e equipe escolar | Etapa 4 | |||
Conhecer as codições da rede intersetorial da educação integral | 3.1 Conhecer a cobertura da rede de educação integral para crianças e jovens | Relação (lista) dos equipamentos de desenvolvimento integral egral para crianças e jovens presentes no território (ex: ensino, saúde, assistência social, segurança, cultura, esporte e comunicação) | Entre os equipamentos, conhecer: os serviços oferecidos / capacidade de atendimento/ área de abrangência / público atendido | Pesquisa documental na Internet, contato telefônico para uma primeira identificação e, em um outro momento, levantamento emcampo para completar e confirmar as informações previamente coletadas | Criar lista de equipamentos para servir como referência e fazer roteiro para entrevista por telefone / ao vivo | Sites da prefeitura / Estado | Etapa 2, 3 e 4 |
1.5 Conhecer as redes interdisciplinares atuantes no território ( gênero, relações etnico-racial, drogas, cultura, direitos humanos, meio-ambiente) | Relação (lista) de organizações que tenham pautas relacionadas às crianças e jovens | Tipo de rede / objeto / tempo de existência / composição (áreas e setores) / locais dos encontros / freqüência dos encontros / área de abrangência | Entrevistas, análise de atas, observação | Roteiro de entrevista e roteiro de observação | Representante e participantes das redes | Etapa 4 | |
1.6 Conhecer a existência de lideranças comunitárias que promovem ações para o desenvolvimento integral de crianças e jovens | Relação (lista) de lideranças comunitárias que promovem ações para o desenvolvimento integral de crianças e jovens | Associações, organizações e redes das quais as lideranças participam / tipo de atuação | Entrevistas, análise de atas, observação | Roteiro de entrevista e roteiro de observação | Lideranças comunitárias | Etapa 4 | |
Conhecer como vivem e pensam as crianças, adolescentes e jovens do território | 4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – DEMOGRAFIA | População total do território (verificar se é o caso de vermos crescimento populacional) | Criar explicação para indicador | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | SEADE (verificar unidade territorial) | Etapa 3 |
Distribuição da população por sexo e idade e raça, imigração (faixas etárias definidas) | Criar explicação para indicador | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | SEADE (verificar unidade territorial) Ministério da Saúde | Etapa 3 | ||
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – SAÚDE | Taxa de natalidade e mortalidade | Criar explicação para indicador | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | SEADE (verificar unidade territorial) Ministério da Saúde | Etapa 3 | |
Mortalidade infantil e esperança de vida | Criar explicação para indicador | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | SEADE (verificar unidade territorial) | Etapa 3 | ||
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – SAÚDE / HABITAÇÃO | Percentual de pessoas que vivem com densidade acima de 2 pessoas por dormitório | Criar explicação para indicador | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | IBGE (Censo demográfico), Atlas do desenvolvimento Humano (PNUD) | Etapa 3 | |
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – SAÚDE / HABITAÇÃO | Percentual de pessoas que vivem em domicílios com banheiro e água encanada | Criar explicação para indicador | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | IBGE (Censo demográfico), Atlas do desenvolvimento Humano (PNUD) | Etapa 3 | |
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – HABITAÇÃO | Deficit habitacional | Criar explicação para indicador | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | Prefeitura, SEADE | Etapa 3 | |
Domicílios em situação de domicílio precária | Criar explicação para indicador | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | Prefeitura, SEADE, IBGE | Etapa 3 | ||
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – EDUCAÇÃO | Taxa de analfabetismo (população de 15 anos ou mais) | Criar explicação para indicador | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | INEP | Etapa 3 | |
Média de anos de estudo da população (população de 15 a 64 anos) | Criar explicação para indicador | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | SEADE (verificar unidade territorial) | Etapa 3 | ||
População em idade escolar | Criar explicação para indicador | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | SEADE (verificar unidade territorial) | Etapa 3 | ||
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – ASSISTÊNCIA SOCIAL | Total de familias cadastradas do CadÚnico e Total de famílias beneficiárias do Bolsa Família | Criar explicação para indicador | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | Cadastro Único para Programas Sociais (Cad Único) | Etapa 3 | |
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – TRANSPORTE | Modalidades de transporte presentes no território | Criar explicação para indicador | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | Operadora, SEADE, PREFEITURA | Etapa 3 | |
Demanda represada dos meios de transporte | Criar explicação para indicador | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | Operadora, SEADE, PREFEITURA | Etapa 3 | ||
Setores não atendidos pela malha de transporte | Criar explicação para indicador | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | Operadora, SEADE, PREFEITURA | Etapa 3 | ||
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – SEGURANÇA PUBLICA e VIOLÊNCIA | Índice de homicídio | Criar explicação para indicador | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | Secretaria de Estado de Segurança Pública | Etapa 3 | |
4.2 Conhecer/realizar um perfil das condições do desenvolvimento integral (intelectual, motor, afetivo, político) das crianças e jovens do território | Perfil socioeconômico das crianças e dos jovens do território | Nível de escolaridade dos jovens do território (repetir média de anos de estudo da população separando a população jovem) | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | SEADE (verificar unidade territorial) | Etapa 3 | |
Demanda escolar reprimida | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | INEP | Etapa 3 | |||
Condições de moradia (repetir indicadores de habitação separando a população jovem) | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | Prefeitura, SEADE, IBGE | Etapa 3 | |||
Taxa de fecundiade específica (para verificar gravidez na adolescencia) | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | SEADE, Ministério da Saúde | Etapa 3 | |||
Violência envolvendo crianças e jovens (Incidência de homicídios, agressões, estupro por faixa etária / Incidência de jovens em conflito com a lei) | Dados estatísticos secundários | Roteiro de como coletar os dados | SEADE | Etapa 4 | |||
Uso de álcool e drogas entre os jovens | Dados de registro equipamentos | Roteiro de perguntas | Dados do Posto de Saúde e outras instituições | Etapa 4 | |||
Hábitos e cultura dos jovens no território | Origem etno-cultural das famílias / tradições / saberes compartilhados / religiosidade | Referências bibliográficas sobre a comunidade, bairro, cidade / entrevistas locais | Roteiro de entrevistas | Jovens selecionados do território | Etapa 4 | ||
Atividades realizadas por crianças e jovens fora da escola (trabalho, lazer, religião, esporte, politica, cultura) | Entrevistas locais | Roteiro de entrevistas | Jovens selecionados do território | Etapa 4 | |||
Acesso a meios de comunicação internet/TV/Rádio/Jornal/Telefonia | Acesso a internet, TV, Radio, Jornal / tempo de dispendido com cada um destes meios | Entrevistas locais | Roteiro de entrevistas | Jovens selecionados do território | Etapa 4 | ||
Circulação pela cidade | Meios de transporte utilizados / tempo gasto em deslocamentos / bairros frequentados | Entrevistas locais | Roteiro de entrevistas | Jovens selecionados do território | Etapa 4 |