Conhecer os agentes locais do território incluídos nos processos participativos |
1.1 Identificar e qualificar as instâncias de participação voltadas a crianças e jovens |
Relação (lista) de instâncias de participação no território |
Tipo de instânica de participação (conselho, colegiado, fórum) |
Pesquisa documental na Internet e referências bibliográficas, contato telefônico para uma primeira identificação e entrevistas para completar e confirmar as informações previamente coletadas |
Lista pré concebida com os tipos de instâncias de participação que podem existir para referência |
Verificar fontes |
Etapa 2 e 4 |
Objeto da instância de participação (políticas de assistência social, representação estudantil, participação, etc.) |
Pesquisa documental na Internet e referências bibliográficas, contato telefônico para uma primeira identificação e entrevistas para completar e confirmar as informações previamente coletadas |
Lista pré concebida com os tipos de objetos de participação que podem existir para referência |
Verificar fontes |
Etapa 2 e 4 |
Tempo de existência da instância de participação |
Pesquisa documental na Internet e referências bibliográficas, contato telefônico para uma primeira identificação e entrevistas para completar e confirmar as informações previamente coletadas |
Não é necessário |
Verificar fontes |
Etapa 2 e 4 |
Áreas representadas na instância de participação (educação, saúde, assitência social, cultura, segurança, esporte). |
Pesquisa documental na Internet e referências bibliográficas, contato telefônico para uma primeira identificação e entrevistas para completar e confirmar as informações previamente coletadas |
Lista pré concebida com as áreas que possam estar representadas para referência |
Verificar fontes |
Etapa 2 e 4 |
Território de abrangência da instância (bairro, escola, nacional, etc.) |
Pesquisa documental na Internet e referências bibliográficas, contato telefônico para uma primeira identificação e entrevistas para completar e confirmar as informações previamente coletadas |
Não é necessário |
Verificar fontes |
Etapa 2 e 4 |
1.2 Identificar a qualidade da participação nas instâncias de participação voltadas a crianças e jovens |
Qualidade e envolvimento nas instâncias de participação |
Local dos encontros |
Entrevistas, análise de atas, observação |
Roteiro de entrevista e roteiro de observação |
Representante e participantes da instância de participação |
Etapa 4 |
Frequência dos encontros |
Entrevistas, análise de atas, observação |
Roteiro de entrevista e roteiro de observação |
Representante e participantes da instância de participação |
Etapa 4 |
Número de participantes |
Entrevistas, análise de atas, observação |
Roteiro de entrevista e roteiro de observação |
Representante e participantes da instância de participação |
Etapa 4 |
Composição geracional |
Entrevistas, análise de atas, observação |
Roteiro de entrevista e roteiro de observação |
Representante e participantes da instância de participação |
Etapa 4 |
Distribuição das falas (se existe alguém que centraliza, quem fala mais, etc.) |
Entrevistas, análise de atas, observação |
Roteiro de entrevista e roteiro de observação |
Representante e participantes da instância de participação |
Etapa 4 |
1.3 Identificar a integração interdisciplinar e intersertorial das instâncias de participação voltadas a crianças e jovens |
Representatividade dos distintos setores na instância de participação |
Composição interdisciplinar (área) e intersetorial (1, 2 3 setor), ou seja, número de oragnizações de cada área e de cada setor participantes |
Entrevistas, análise de atas, observação |
Roteiro de entrevista e roteiro de observação |
Representante e participantes da instância de participação |
Etapa 4 |
1.4 Identificar as estratégias de publicização de pautas e atas das instâncias de participação voltadas a crianças e jovens identificadas |
Formas de comunicação da instância(impressa, virtual, rádio, TV). |
Números de: produtos de comunicação realizados pela instância; reprodução destes; acessos (internet), distribuição (papel), audiência (rádio e TV). |
Entrevistas, análise de atas, observação |
Roteiro de entrevista e roteiro de observação |
Representante e participantes da instância de participação |
Etapa 4 |
Conhecer as condições das escolas para o desenvolvimento integral |
2.1 Conhecer/realizar um perfil básico das escolas, seus estudantes e as famílias destes |
Níveis de ensino da escola |
Fundamental I, II, Ensino Médio (Supletivo, EJA, Técnico) |
Levantamento em base de dados |
Roteiro de como coletar os dados |
Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Cadastro da Secretaria Estadual de São Paulo, Data Escola Brasil |
Etapa 3 |
Turno escolar |
Em quantos turnos funciona a escola e como (tempo integral/parcial) |
Levantamento em base de dados |
Roteiro de como coletar os dados |
Se for municipal, Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo |
Etapa 3 |
Matrículas e distribuição de turmas/turnos |
Matrículas, matrículas por série e quantidade de turmas por turno escolar |
Levantamento em base de dados |
Roteiro de como coletar os dados |
Se for municipal, Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo |
Etapa 3 |
Condições da estrutura física da escola |
Capacidade física da escola em relação ao número de alunos (superlotação/subaproveitamento) |
Levantamento em base de dados |
Roteiro de como coletar os dados |
Verificar onde podem estar essas informações – Ver se existe essa informação na Secretaria Estadual de Educação |
Etapa 3 |
Existência de quadras, pátios equipamentos esportivos, biblioteca, laboratórios (de ciências/de informática), cantina, refeitório e sala de professores |
Levantamento em base de dados |
Roteiro de como coletar os dados |
Se for municipal, Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo |
Etapa 3 |
Estado de conservação da escola e iluminação (acessebilidade, iluminação) |
Observação |
Roteiro de Observação na escola |
Observação direta |
Etapa 4 |
Condições da estrutura humana da escola (perfil da equipe escolar) |
Número de pessoas que compõem a equipe escolar: professores, funcionários, coordenadores |
Entrevista com secretaria da escola |
Roteiro de entrevista para secretaria da escola |
Responsável por secretaria da escola / diretor |
Etapa 4 |
Tempo de trabalho da equipe na escola |
Tipo de contratação (concursado/não-concursado) dos componentes da equipe escolar |
Qualificação da equipe escolar (escolaridade, área de formação) |
Local de moradia dos membros da equipe escolar (bairros, região da cidade) |
Número de horas dos membros da equipe dedicados à escola |
Qualidade do processo de ensino e aprendizagem |
Taxas de fluxo escolar (promoção, repetência e evasão) |
Dados estatísticos secundários / Entrevista com secretaria da escola (verificar) |
Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) |
Responsável por secretaria da escola / diretor (verificar) |
Etapa 3 ou 4 |
Taxas de rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) |
Dados estatísticos secundários/ Entrevista com secretaria da escola (verificar) |
Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) |
Responsável por secretaria da escola / diretor (verificar) |
Etapa 3 ou 4 |
Resultado Prova Brasil (anos disponíveis) |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
INEP |
Etapa 3 ou 4 |
Resultado SAEB (anos disponíveis) |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
INEP |
Etapa 3 |
Resultado SARESP (anos disponíveis) |
Dados estatísticos secundários/ Entrevista com secretaria da escola (verificar) |
Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) |
Secretaria Estadual de Educacão de SP |
Etapa 3 ou 4 |
Resultado das provas municipais equivalentes |
Dados estatísticos secundários/ Entrevista com secretaria da escola (verificar) |
Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) |
Verificar |
Etapa 3 ou 4 |
Proposta pedagógica: agrupamentos dos estudantes (Ex. séries, ciclos, projeto), tipos de avaliação, abordagem do conhecimento (disciplinar, interdisciplinar, transdisciliplinar ou transversal), pesquisas fora do espaço escolar (estudos do meio, roteiros culturais, passeios, excursões) |
Entrevista com secretaria da escola |
Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) |
Responsável por secretaria da escola / diretor (verificar) |
Etapa 4 |
Programas municipais, estaduais e federais dos quais a escola participa |
Perfil dos alunos da escola |
Número de alunos da escola |
Dados estatísticos secundários/ Entrevista com secretaria da escola (verificar) |
Roteiro de entrevista para secretaria da escola (verificar) |
Censo Escolar (verificar se há possibilidade) |
Etapa 3 ou 4 |
Número de alunos da escola |
Distribuição dos alunos gênero |
Distribuição dos alunos por nacionalidade e etnia |
Local de residência dos alunos |
Perfil das famílias dos estudantes |
Relação do estudante com o principal responsável pela família (pai, avó, vizinho, parente, etc.) |
Entrevista secretaria da escola / Entrevistas com alunos por amostra |
Questionários e roteiro de entrevistas |
Responsável por secretaria da escola / diretor e alunos |
Etapa 4 |
Composição familiar |
Nível educacional do responsável |
Ocupação do responsável |
Renda familiar |
Participação no Bolsa Familia e outros porgramas de transferência de renda |
2.2 Conhecer os mecanismos que fomentam processos democráticos na escola |
Democratização dos espaços estratégicos de decisão |
Como se dá a participação da comunidade escolar nas decisões da escola |
Análise do Regimento Escolar / Análise de atas de reunião (reunião de professores, reunião de pais, grêmio, Conselho Escolar, APM) /Entrevistas com os diversos segmentos / Observação participante |
Roteiro de entrevistas e observação |
Diversos segmentos (definir) |
Etapa 4 |
Relação (lista) de instâncias que participam da construção do PPP |
Quais instâncias participam dos encontros destinados à construção do projeto político pedagógico |
Etapa 4 |
2.3 Conhecer os fluxos de comunicação na escola |
Divulgação dos encontros das instâncias de decisão (qualidade da comunicação) |
Como se dá a divulgação e convocação dos encontros das instâncias de decisão na escola e quais são os meios utilizados |
Entrevistas com os diversos segmentos |
Roteiro para levantamento da comunicação na escola |
Diversos segmentos (definir) |
Etapa 4 |
Meios comunicação existentes na escola |
Quais espaços de comunicação existentes na escola, como os pais, comunidade, funcionários, alunos e professores da escola ficam sabendo do que acontece, como se comunicam entre si e com os diferentes segmentos. |
Entrevistas com os diversos segmentos |
Roteiro de levantamento da comunicação na escola |
2.4 Conhecer como se dá a integração da escola com a rede da educação integral |
História da escola |
Época de construção, principais eventos e acontecimentos sobre a escola e sua relação com o território |
Oficina com a comunidade escolar |
Estrutura de oficina |
Diversos segmentos (definir) |
Etapa 4 |
Relação da escola com 2 e 3 setores |
Existência projetos em parceria com instituições da sociedade civil e empresas |
Entrevista com secretaria da escola |
Roteiro de entrevista com secretaria da escola |
Responsável por secretaria da escola / diretor |
Etapa 4 |
Relação da escola com a rede de proteção à criança e jovem |
Como se dão os fluxos de diálogo e troca de informações entre a escola, o Conselho Tutelar, o Posto de Saúde e a Vara da Infância? |
Entrevistas com direção da escola/ Rede de proteção e Observação |
Roteiro de entrevista com secretaria da escola / Roteiro de entrevista com rede de proteção / roteiro para observação |
Responsável por secretaria da escola / diretor / outros segmentos |
Etapa 4 |
Abertura da escola para a comunidade e presença da comunidade na escola |
Tempos e espaços da escola usados pela comunidade externa |
Entrevistas com diretor/coordenador pedagógico, observação e oficinas com estudantes e equipe escolar |
Roteiro de entrevista com secretaria da escola /Estrutura de oficina |
Responsável por secretaria da escola / diretor /estudantes e equipe escolar |
Etapa 4 |
Como se dá o diálogo e a troca de informações etnre a escola, as redes locais e as associações comunitárias e participação da escola nas instâncias locais de decisão. |
Entrevistas com diretores da escola e membros da comunidade e observação participante |
Roteiro de entrevista com secretaria da escola / Roteiro de entrevistas com membros da comunidade/ roteiro para observação |
Responsável por secretaria da escola / diretor /estudantes e equipe escolar |
Etapa 4 |
Conhecer as codições da rede intersetorial da educação integral |
3.1 Conhecer a cobertura da rede de educação integral para crianças e jovens |
Relação (lista) dos equipamentos de desenvolvimento integral egral para crianças e jovens presentes no território (ex: ensino, saúde, assistência social, segurança, cultura, esporte e comunicação) |
Entre os equipamentos, conhecer: os serviços oferecidos / capacidade de atendimento/ área de abrangência / público atendido |
Pesquisa documental na Internet, contato telefônico para uma primeira identificação e, em um outro momento, levantamento emcampo para completar e confirmar as informações previamente coletadas |
Criar lista de equipamentos para servir como referência e fazer roteiro para entrevista por telefone / ao vivo |
Sites da prefeitura / Estado |
Etapa 2, 3 e 4 |
|
1.5 Conhecer as redes interdisciplinares atuantes no território ( gênero, relações etnico-racial, drogas, cultura, direitos humanos, meio-ambiente) |
Relação (lista) de organizações que tenham pautas relacionadas às crianças e jovens |
Tipo de rede / objeto / tempo de existência / composição (áreas e setores) / locais dos encontros / freqüência dos encontros / área de abrangência |
Entrevistas, análise de atas, observação |
Roteiro de entrevista e roteiro de observação |
Representante e participantes das redes |
Etapa 4 |
|
1.6 Conhecer a existência de lideranças comunitárias que promovem ações para o desenvolvimento integral de crianças e jovens |
Relação (lista) de lideranças comunitárias que promovem ações para o desenvolvimento integral de crianças e jovens |
Associações, organizações e redes das quais as lideranças participam / tipo de atuação |
Entrevistas, análise de atas, observação |
Roteiro de entrevista e roteiro de observação |
Lideranças comunitárias |
Etapa 4 |
Conhecer como vivem e pensam as crianças, adolescentes e jovens do território |
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – DEMOGRAFIA |
População total do território (verificar se é o caso de vermos crescimento populacional) |
Criar explicação para indicador |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
SEADE (verificar unidade territorial) |
Etapa 3 |
Distribuição da população por sexo e idade e raça, imigração (faixas etárias definidas) |
Criar explicação para indicador |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
SEADE (verificar unidade territorial) Ministério da Saúde |
Etapa 3 |
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – SAÚDE |
Taxa de natalidade e mortalidade |
Criar explicação para indicador |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
SEADE (verificar unidade territorial) Ministério da Saúde |
Etapa 3 |
Mortalidade infantil e esperança de vida |
Criar explicação para indicador |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
SEADE (verificar unidade territorial) |
Etapa 3 |
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – SAÚDE / HABITAÇÃO |
Percentual de pessoas que vivem com densidade acima de 2 pessoas por dormitório |
Criar explicação para indicador |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
IBGE (Censo demográfico), Atlas do desenvolvimento Humano (PNUD) |
Etapa 3 |
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – SAÚDE / HABITAÇÃO |
Percentual de pessoas que vivem em domicílios com banheiro e água encanada |
Criar explicação para indicador |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
IBGE (Censo demográfico), Atlas do desenvolvimento Humano (PNUD) |
Etapa 3 |
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – HABITAÇÃO |
Deficit habitacional |
Criar explicação para indicador |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
Prefeitura, SEADE |
Etapa 3 |
Domicílios em situação de domicílio precária |
Criar explicação para indicador |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
Prefeitura, SEADE, IBGE |
Etapa 3 |
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – EDUCAÇÃO |
Taxa de analfabetismo (população de 15 anos ou mais) |
Criar explicação para indicador |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
INEP |
Etapa 3 |
Média de anos de estudo da população (população de 15 a 64 anos) |
Criar explicação para indicador |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
SEADE (verificar unidade territorial) |
Etapa 3 |
População em idade escolar |
Criar explicação para indicador |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
SEADE (verificar unidade territorial) |
Etapa 3 |
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – ASSISTÊNCIA SOCIAL |
Total de familias cadastradas do CadÚnico e Total de famílias beneficiárias do Bolsa Família |
Criar explicação para indicador |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
Cadastro Único para Programas Sociais (Cad Único) |
Etapa 3 |
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – TRANSPORTE |
Modalidades de transporte presentes no território |
Criar explicação para indicador |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
Operadora, SEADE, PREFEITURA |
Etapa 3 |
Demanda represada dos meios de transporte |
Criar explicação para indicador |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
Operadora, SEADE, PREFEITURA |
Etapa 3 |
Setores não atendidos pela malha de transporte |
Criar explicação para indicador |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
Operadora, SEADE, PREFEITURA |
Etapa 3 |
4.1 Conhecer/ realizar perfil básico do território – SEGURANÇA PUBLICA e VIOLÊNCIA |
Índice de homicídio |
Criar explicação para indicador |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
Secretaria de Estado de Segurança Pública |
Etapa 3 |
4.2 Conhecer/realizar um perfil das condições do desenvolvimento integral (intelectual, motor, afetivo, político) das crianças e jovens do território |
Perfil socioeconômico das crianças e dos jovens do território |
Nível de escolaridade dos jovens do território (repetir média de anos de estudo da população separando a população jovem) |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
SEADE (verificar unidade territorial) |
Etapa 3 |
Demanda escolar reprimida |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
INEP |
Etapa 3 |
Condições de moradia (repetir indicadores de habitação separando a população jovem) |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
Prefeitura, SEADE, IBGE |
Etapa 3 |
Taxa de fecundiade específica (para verificar gravidez na adolescencia) |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
SEADE, Ministério da Saúde |
Etapa 3 |
Violência envolvendo crianças e jovens (Incidência de homicídios, agressões, estupro por faixa etária / Incidência de jovens em conflito com a lei) |
Dados estatísticos secundários |
Roteiro de como coletar os dados |
SEADE |
Etapa 4 |
Uso de álcool e drogas entre os jovens |
Dados de registro equipamentos |
Roteiro de perguntas |
Dados do Posto de Saúde e outras instituições |
Etapa 4 |
Hábitos e cultura dos jovens no território |
Origem etno-cultural das famílias / tradições / saberes compartilhados / religiosidade |
Referências bibliográficas sobre a comunidade, bairro, cidade / entrevistas locais |
Roteiro de entrevistas |
Jovens selecionados do território |
Etapa 4 |
Atividades realizadas por crianças e jovens fora da escola (trabalho, lazer, religião, esporte, politica, cultura) |
Entrevistas locais |
Roteiro de entrevistas |
Jovens selecionados do território |
Etapa 4 |
Acesso a meios de comunicação internet/TV/Rádio/Jornal/Telefonia |
Acesso a internet, TV, Radio, Jornal / tempo de dispendido com cada um destes meios |
Entrevistas locais |
Roteiro de entrevistas |
Jovens selecionados do território |
Etapa 4 |
Circulação pela cidade |
Meios de transporte utilizados / tempo gasto em deslocamentos / bairros frequentados |
Entrevistas locais |
Roteiro de entrevistas |
Jovens selecionados do território |
Etapa 4 |