2.Apresentação do documento

Este documento é o resultado do diagnóstico realizado pela equipe técnica do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) e a Associação Cidade Escola Aprendiz nos quatro microterritórios da cidade de São Paulo nos quais os Centros de Educação em Direitos Humanos estão estruturados e funcionando desde o início de 2014.

O primeiro capítulo apresenta os Centros de Educação em Direitos Humanos, descrevendo o que fazem, onde estão e quem faz parte. No segundo capítulo, é descrita a metodologia deste diagnóstico. São apresentados os objetivos e o processo de elaboração, bem como os eixos de análise deste trabalho. Traz um texto sobre o sentido do território nesta metodologia e também sobre as etapas e método de trabalho da pesquisa.

O segundo capítulo apresenta uma contextualização de cada território, seguida da análise dos territórios por eixo, sendo eles:  (1) Perfil do território e as condições de vida das crianças, adolescentes e jovens; (2) Conhecer e qualificar os espaços de participação do território e seus agentes locais;  (3) Conhecer as condições das escolas para o desenvolvimento integral; (4) Conhecer as condições da rede intersetorial para a promoção dos direitos humanos. O item destinado a cada território é finalizado com breves conclusões.

O documento é finalizado com as conclusões gerais e lista de anexos do relatório.