4.2.O objetivo e os princípios do diagnóstico

O objetivo do presente diagnóstico é potencializar a atuação e articulação territorial dos CEDH por meio do aprofundamento dos conhecimentos sobre os territórios, possibilitando aos atores locais a sistematização e o compartilhamento de sua visão e experiências.

O diagnóstico dos territórios dos CEDH tem como princípio ser participativo. Isso significa trabalhar com a vivência das pessoas e trazer e incorporar diferentes vozes para o processo de construção do conhecimento. Por ser feito de forma participativa, promove o fortalecimento do trabalho em rede e propicia leituras comuns para as diferentes questões encontradas. Neste sentido, é um processo informativo e formativo ao mesmo tempo, ou seja, compartilha a informação (que vem de todos) e provoca a sensibilização daqueles que estão participando do processo sobre a importância do conhecimento acerca dos territórios. Essa participação, ao longo do diagnóstico, ocorreu por meio de trocas e definições da metodologia em reuniões com os Gestores Locais de cada polo, e também com o GT Central e os GTs Locais. Após a sistematização deste documento, os dados serão compartilhados e debatidos nos territórios.

Este diagnóstico também foi estruturado com base em seis princípios orientadores, baseados na experiência e metodologia desenvolvida pela Associação Cidade Escola Aprendiz: (i) os diagnósticos devem apresentar uma estrutura e modelos específicos de acordo com a questão que pretendem entender; (ii) os diagnósticos devem buscar formas de ler o território próprias aos seus temas; (iii) os documentos resultantes de diagnósticos devem trazer análises e não somente reunir informações e dados sem fazer uma reflexão sobre o que estão expressando; (iv) as análises presentes nos diagnósticos devem conseguir estabelecer diálogos entre si; (v) os diagnósticos devem ter análises participativas que traduzem o que as pessoas entendem sobre suas questões ou territórios; (vi) os diagnósticos devem ser públicos.