1.Apresentação institucional

Os CEDH são polos permanentes de promoção da educação em Direitos Humanos e fomento de práticas de cidadania, a partir da rede municipal de ensino e da articulação com os territórios da cidade de São Paulo. O diagnóstico socioterritorial foi realizado nos quatro polos dos CEDH – Norte, Sul, Leste e Oeste – e tem como objetivo dar visibilidade às realidades de cada território e ser um documento base da definição de agendas e planos de ação locais para a Educação em Direitos Humanos.

Tendo a Educação em Direitos Humanos o objetivo central da “formação para a vida e para a convivência no exercício cotidiano dos Direitos Humanos como forma de vida e de organização social, política, econômica e cultural nos níveis regionais, nacionais e planetário” [1], os dados levantados também visam a realização de um processo formativo dos agentes locais e, sobretudo, envolver os sujeitos e objetos do conhecimento na construção coletiva de um projeto comum.

Assim, o presente diagnóstico foi desenvolvido pela Associação Cidade Escola Aprendiz, no âmbito da parceria com a Coordenação de Educação Direitos Humanos/SMDH-PMSP, em diálogo com os agentes dos quatro polos, para readequação e ajustes na metodologia, instrumentos de levantamento de dados e na consolidação de análises. O processo participativo de elaboração do diagnóstico socioterritorial contou com a realização de oficinas de compartilhamento dos dados, reflexão e análise conjunta do diagnóstico em cada CEDH.

Agradecemos a participação de cada uma das pessoas, instituições e parceiros que se lançaram neste desafio. Os gestores locais (responsáveis pelo desenvolvimento do CEDH), os grupos de trabalho locais, as escolas, as lideranças comunitárias, as organizações e equipamentos públicos locais, as Diretorias Regionais de Ensino, as Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania e da Educação, o parceiro Instituto Vladmir Herzog, a equipe técnica do Projeto (Gestora e Articuladores territoriais) e a equipe da Associação Cidade Escola  Aprendiz.

Esperamos que esse esforço coletivo contribua para que os territórios possam se aproximar de forma técnica e qualificada de suas realidades, revertendo estes dados em ações de impacto real para a promoção da educação em direitos humanos na cidade de São Paulo.

Coordenação de Educação Direitos Humanos e Cidadania

 Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo