Como atuamos

Centro de Referências em Educação Integral

Atuando em 40 municípios de 4 estados do país, o Centro de Referências em Educação Integral (CR) promove, desde 2013, a pesquisa, o desenvolvimento metodológico, o aprimoramento e a difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para o fortalecimento da agenda de Educação Integral no Brasil com equidade racial, de gênero e territorial. 

A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais. Isso significa que o trabalho pedagógico amparado pela Educação Integral não é definido pelo tempo, mas pela sua concepção que prevê o compromisso com a aprendizagem e o desenvolvimento integral de todas as pessoas.  Saiba mais na plataforma de comunicação do Centro de Referências em Educação Integral.

A iniciativa investe ainda em incidência, mobilizando e articulando atores-chave, temas e fóruns estratégicos, apoiando as redes municipais e estaduais na formulação, avaliação e gestão de políticas de Educação Integral. 

Por meio de sua plataforma de comunicação, que conta com site e redes sociais, o CR dissemina informações e produz conteúdos de referência que contribuem  com a materialização da concepção da Educação Integral em diferentes contextos e pautam o debate público, gerando demanda social em torno da agenda. 

O programa é coordenado pela Cidade Escola Aprendiz em parceria com o Instituto Alana, Itaú Social, Centro Integrado de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), Avante – Educação e Mobilização Social, Roda Educativa, Cenários Pedagógicos, British Council, Instituto Rodrigo Mendes, MAIS – Movimento de Ação e Inovação Social, Fundação Vale, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Oi Futuro, Fundação Gol de Letra, Unicef, Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso),  Fundação Santillana e as consultoras Pilar Lacerda, e Cleuza Repulho. Além disso, o Centro de Referências conta com a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

[Principais resultados do Programa em 2023]

1467 gestores(as) e professores(as) formados(as)

8 estados (Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul)

46 municípios

681.965 pessoas impactadas diretamente pelos projetos  

2.454.510 de visualizações de páginas no site 

1,02 milhão de pessoas alcançadas no Instagram

995 mil pessoas alcançadas no Facebook  

1.6 milhão de usuários(as) únicos(as) no site        

16 mil conteúdos compartilhados no Facebook  

1.028. 703 de alcance no Instagram 

 

Projetos